Guarulhos caminha a passos firmes para se tornar uma das principais referências no setor audiovisual do Brasil, pois acaba de ser reconhecida como uma “Cidade Friendly” – título informalmente atribuído a municípios que se organizam juridicamente, culturalmente e turisticamente para receber e impulsionar produções audiovisuais. Pode-se dizer que é uma “cidade acolhedora” das atividades do setor.
Segundo o cineasta Tico Barreto, produtor executivo e CEO da Agruppe – Associação do Desenvolvimento Audiovisual de Guarulhos –, a cidade reúne todos os requisitos necessários para fortalecer essa nova indústria criativa.
“Guarulhos é a melhor cidade do Brasil para sustentar o crescimento do setor. Temos produções locais potentes, coletivos independentes, empresas e associações atuantes, além de uma localização estratégica”, destaca Barreto.
Tico se classifica como “homem pardo, LGBTQIA+ e PCD”; é considerado símbolo da diversidade que marca o setor audiovisual. Ele defende que o fortalecimento da indústria passa por políticas públicas inclusivas e pelo respeito às diferenças:
“Uma cidade justa e culturalmente não excludente se constrói com união, diálogo produtivo e maturidade entre as partes interessadas”, afirma.
Na semana passada, Tico Barreto, que também lidera o Mova – Movimento Nacional Audiovisual –, esteve reunido com Lyara Oliveira, presidente da Spcine, empresa de cinema e audiovisual do município de São Paulo. A conversa teve como foco a internacionalização do setor e a articulação de núcleos criativos latino-americanos. Lyara compartilhou os avanços da Spcine, que atua com um comitê consultivo composto por cerca de 30 entidades do setor, realizando reuniões bimestrais e consultas públicas, como no caso do edital emergencial criado durante a vigência da Lei Paulo Gustavo.
O Mova atua como um hub que conecta empresas, associações e municípios com potencial para se tornarem polos audiovisuais. Estão envolvidas cidades como Guarulhos, São Paulo, Maringá, Rio de Janeiro, Manaus e Curitiba.
“Guarulhos tem o aeroporto internacional, as principais rodovias, coletivos atuantes, empresas consolidadas e agora sedia a multinacional Banijay Estúdios”, comenta Tico.
Banijay Estúdios é o maior complexo de estúdios independente da América Latina, com mais de 60.000m², localizado em Guarulhos, nas antigas instalações da Borlem, no Itapegica, e projetado para atender às mais diversas demandas do mercado audiovisual, publicitário e de eventos. Com infraestrutura de ponta, oferece espaços versáteis e equipados para produções de todos os portes, desde programas de TV, realities e séries, até eventos corporativos e transmissões ao vivo.
A empresa faz parte da Banijay Entertainment, o maior grupo global de produção e distribuição de conteúdo independente, que possui mais de 130 empresas em 23 territórios ao redor do mundo e um catálogo com mais de 185 mil horas de programação original, incluindo sucessos como “Big Brother”, “MasterChef” e “Survivor”.
Na segunda-feira, 14, Barreto foi convidado para participar da apresentação do Plano de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual Paulista, em evento convocado pela secretária de Cultura do Estado de São Paulo, Marília Marton, e por André Sturm, responsável pelo Museu da Imagem e do Som (MIS). O encontro reuniu representantes de grandes nomes do setor como Paris Filmes, Banijay Estúdios, Barreto Filmes, Bravi, Agruppe, ICine, Yael Steiner Cine e Cultura, RT Features, O2 Filmes, Gullane, entre outros.



Atuação de Tico Barreto em Guarulhos
Com mais de 20 anos de atuação em Guarulhos, Tico é idealizador da GruCine Film Commission, projeto de lei que propõe a criação de uma film commission oficial no município. Ele também lidera o projeto do Polo de Cinema de Guarulhos, que propõe a construção de estúdios, cidade cenográfica, escola de cinema, editais de fomento, cash rebate e incentivo a roteiros locais.
Atualmente, é diretor de conteúdo cinematográfico da Produka Filmes e está em fase de gravação do seu novo longa-metragem documental, Canto dos Cantos, que investiga a conexão entre fé, espiritualidade, música e ciência nas religiões brasileiras.
Em conversa com Luiz Toledo, responsável pelo plano estadual de desenvolvimento do setor, Tico reforçou a importância de Guarulhos estar entre as dez cidades estratégicas para o crescimento da indústria audiovisual paulista.
“Guarulhos não pode ficar fora dessa oportunidade. Precisamos tirar a GruCine do papel e transformá-la em política pública de Estado, criando empregos, formação e oportunidades para nossos cineastas locais”, finaliza.
Na foto do evento, Tico aparece ao lado de Lyara Oliveira (Spcine), Marília Marton (Secretaria de Cultura), André Sturm (MIS), Tatá Amaral (Tangerina Entretenimento), Tuinho Schwartz (Focus Filmes) e Luiz Toledo (Governo do Estado de São Paulo).
(Luana Santos – Jornalista – MTB 49981)