InícioCANAISLITERATURALivro resgata memória de estudante morto em sala durante ditadura

Livro resgata memória de estudante morto em sala durante ditadura

PUBLICIDADEspot_img

Às vésperas da formatura em Direito e do casamento, Zé Luiz é atingido por um tiro enquanto assistia a uma aula. Ele é encaminhado para o hospital, mas não sobrevive. Tragédia ocorrida durante a ditadura militar, os registros oficiais afirmam que o episódio foi um acidente causado pela queda da arma de um agente federal. Mas as perguntas nunca respondidas do caso sugerem uma motivação contrária: o que um servidor do governo estava fazendo disfarçado de estudante em uma universidade e por que portava uma arma carregada?

A história de Zé Luiz em Quase-romance nos pomares da eternidade, escrito pelo advogado paraense Silvio Damasceno, é uma ficção inspirada nas memórias do próprio autor sobre o fato que aconteceu quando ele cursava a faculdade. Na época, em 1980, César Moraes Leite foi morto após ser baleado na Universidade Federal do Pará. Posteriormente, o evento suscitou uma série de protestos e manifestações que questionavam a repressão.

No livro, entretanto, o escritor utiliza a tragédia para ficcionalizar a trajetória do protagonista. Nascido no interior, ele era um ribeirinho que tinha o sonho de estudar. A escola do vilarejo onde morava não tinha ensino médio e, por isso, mudou-se de cidade para continuar a educação formal. Confrontando o próprio destino, chegou à universidade e tornou-se politicamente engajado em um período de ditadura.

“Zé Luiz reconheceu a voz e a frase inconfundíveis, virou o rosto e viu a namorada correndo em sua direção; rapidamente desvencilhou-se e disparou ao seu encontro. O soldado e o cabo, de cassetetes em punho, desembestaram atrás dele, deixando o carro todo aberto. Bem no centro da praça, Zé Luiz e Marluce se abraçaram e se beijaram, no exato momento em que o céu explodiu iluminado pelos fogos do Réveillon.” (Quase-romance nos pomares da eternidade, p. 152).

A jornada do personagem se entrelaça à de Marluce, com quem vive um intenso relacionamento. Enquanto vivencia diversos problemas, como o racismo e a falta de dinheiro, a garota revela suas fragilidades a Zé Luiz. Entre afetos e desencontros, os dois amadurecem aos poucos até se tornarem um casal prestes a se casar e com um bebê a caminho. Esse futuro amoroso e próspero, porém, é interrompido com o assassinato do protagonista.

Quase-romance nos pomares da eternidade narra a vida das pessoas que partem rumo à cidade grande, com uma maleta vazia em mãos e uma cabeça cheia de sonhos, e que, nesse caminho, enfrentam as durezas do mundo. Ao mesclar realidade com ficção, Silvio Damasceno lança um olhar para a juventude que cresce, ama e resiste diante das injustiças.

FICHA TÉCNICA

Título: Quase-romance nos pomares da eternidade

  • Autor: Silvio Damasceno
  • ISBN: 978-65-983330-4-1
  • Páginas: 200

Sobre o autor:

Silvio Damasceno é paraense, nascido em Ourém e morador de Ulianópolis. Aos 70 anos, é formado em Direito e atua como tabelião. Como escritor, publica o livro Quase-romance nos pomares da eternidade, inspirado em César Moraes Leite, um estudante que foi morto enquanto assistia às aulas na Universidade Federal do Pará.

Compartilhe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Redes Sociais
32,279SeguidoresCurtir
11,922SeguidoresSeguir
1,308InscritosInscrever

Últimas Publicações