Um alerta de tsunami de três metros foi emitido para o Japão após um forte terremoto de magnitude 7,5 atingir a costa nordeste, segundo a Agência Meteorológica do Japão e o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
A agência emitiu o alerta de tsunami para a província de Iwate e partes de Hokkaido e Aomori. Em outras áreas do nordeste do país, emitiu um aviso, estimando um tsunami de até um metro.
O Sistema de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos informou que a magnitude do terremoto na costa leste de Honshu, no Japão, foi de 7,4.
O alerta de tsunami foi emitido às 8h52 (horário local). A agência nacional japonesa revisou a estimativa para magnitude 7,5, embora não esteja claro o motivo da discrepância entre os números.Play Video
Até o momento, as observações de ondas de tsunami estão bem abaixo do nível de alerta emitido. Um tsunami de 0,8 metro atingiu o porto de Kuji, na província de Iwate, onde a emissora pública japonesa NHK informou que o nível da água continua subindo.
Outro tsunami de 0,4 metro atingiu o porto de Miyako, também na província de Iwate.
Um produtor da CNN em Tóquio relatou ter sentido o prédio em que estava tremer por cerca de sete minutos.
A primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, pediu aos moradores das áreas afetadas que saíssem imediatamente e afirmou que o governo criou uma força-tarefa de emergência.
“Os moradores das áreas onde foram emitidos alertas de tsunami devem sair imediatamente para terrenos mais altos ou locais mais seguros, como edifícios de retirada”, disse Takaichi a repórteres em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.
As autoridades estão fazendo o possível para avaliar os danos, implementar medidas de resposta a desastres, como operações de busca e resgate, e fornecer informações precisas e oportunas ao público”, declarou a premiê. “Neste momento, ainda estamos confirmando a extensão dos danos humanos e materiais, mas receberemos relatórios detalhados em breve e prosseguiremos com os esforços de resposta ao desastre.”
A operadora do trem-bala que liga Tóquio à estação Shin-Aomori informou que o serviço foi suspenso devido a uma queda de energia causada pelo terremoto, segundo a NHK.
Foco mundial de terremotos
O Japão é um dos países mais propensos a terremotos no mundo, com um tremor ocorrendo pelo menos a cada cinco minutos. Localizado no “Círculo de Fogo”, uma faixa de vulcões e fossas oceânicas que circunda parcialmente a Bacia do Pacífico, o país registra cerca de 20% dos terremotos do mundo com magnitude 6,0 ou superior.
Atualmente, não há usinas nucleares em operação nas regiões de Hokkaido e Tohoku, mas várias delas que existiram nestas áreas e foram desativadas. O atual tremor ocorre 15 anos após o terremoto de magnitude 9,0 e o tsunami de 11 de março de 2011 devastarem partes do norte do Japão.
À época, o desastre natural provocou 22 mil mortes e forçou quase meio milhão de pessoas a deixarem suas casas.
Cerca de 160 mil pessoas fugiram de suas casas por causa da radiação liberada pela usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida pelo tsunami. Aproximadamente 26 mil delas ainda não retornaram, seja porque se reassentaram em outras regiões, porque suas cidades natais continuam interditadas ou porque ainda têm preocupações com a radiação.
*Com Informações da CNN Brasil e portal G1

