InícioCIDADEPF faz operação no Aeroporto e apreende 18 animais silvestres

PF faz operação no Aeroporto e apreende 18 animais silvestres

PUBLICIDADEspot_img

Em uma série de operações realizadas entre a sexta-feira (17) e o sábado (18) de outubro, a Polícia Federal no Aeroporto de Guarulhos efetuou uma prisão, apreendeu maconha, um passaporte
italiano e 18 pássaros da fauna brasileira, que se encontravam em situação de maus-tratos.
As ações ocorreram no controle migratório de voos nacionais e internacionais.

Apreensão de maconha em voo doméstico

Na sexta-feira (17/10), durante a fiscalização de passageiros e bagagens no embarque para um voo nacional com destino a Santa Catarina, os policiais federais localizaram uma porção de maconha dentro da bagagem de mão de um passageiro. O caso foi apresentado à Justiça Federal.

Apreensão de passaporte italiano

No sábado (18/10), durante fiscalização rotineira no controle migratório, os sistemas de inteligência da PF alertaram para a situação de um passaporte italiano. Confirmando a informação, os policiais apreenderam o documento em razão de decisão judicial da Justiça Estadual do Espírito Santo. O passaporte será enviado à autoridade competente.

Estrangeiro preso com animais silvestres

Ainda no sábado (18/10), na fiscalização de bagagens com o uso do aparelho de raios-X, os policiais identificaram diversas caixas pequenas com material biológico em uma mala na área de “bagagens fora do padrão”. Ao revistarem a bagagem, foram encontrados 18 pássaros vivos, acondicionados de
forma inadequada.

O passageiro proprietário da bagagem, um homem nacional da Bélgica que pretendia embarcar para a França, não possuía qualquer documentação que autorizasse a captura ou o transporte dos animais. O suspeito, que estava em sua 11ª visita ao Brasil desde 2023, foi conduzido à delegacia da PF.

O Ibama foi acionado e constatou que as aves – 2 tangarazinhos, 5 saíras-sete-cores, 7 saíras-douradinhas, 2 saíras-militar e 2 saíras-da-terra – são espécies nativas da fauna brasileira com população em declínio. Os pássaros, que chegaram debilitados devido às condições precárias de transporte, foram entregues aos cuidados do Ibama.

O estrangeiro será apresentado à Justiça Federal e poderá responder pelos crimes contra a fauna, receptação e maus-tratos a animais.

A Polícia Federal segue atuando de forma integrada e com o uso de tecnologia de ponta para coibir ações criminosas em todas as fronteiras do país, protegendo o patrimônio nacional e a sociedade.

Compartilhe

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Redes Sociais
32,279SeguidoresCurtir
11,922SeguidoresSeguir
1,308InscritosInscrever

Últimas Publicações