Candidatos de Guarulhos a deputado estadual

O Click Guarulhos reuniu informações sobre candidatos de Guarulhos ou que tenham históricos vínculos com a cidade. O leque de opções para o eleitor guarulhense é bastante amplo, com postulantes de praticamente todos os partidos e que fazem parte das coligações de diversos candidatos à Presidência e ao Governo Estadual.

ADRIANA AFONSO
PR – 22220


Bióloga, pós-graduada em psicopedagogia, comerciante. Foi vereadora em Guarulhos. Afirma ter sido atuante, liderando movimentos contra a corrupção e a contratação de prédios locados pela administração pública. Defende que a educação é o caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Seu principal projeto, criado emm conjunto com o candidato a deputado federal Roberto Farmacêutico, é transferir a responsabilidade e ampliar o número de medicamentos distribuídos gratuitamente, das UBS’s para rede credenciada do programa “Aqui tem Farmácia Popular”. Argumenta que as UBS’s atendem de segunda a sexta-feira das 7hs às 17h, para dispensação de medicamentos e na grande maioria das vezes não são encontrados, fazendo com que o usuário tenha que interromper o seu tratamento. Como projeto, as pessoas podeão ir a qualquer Farmácia Popular credenciada de sua preferência, para receber o remédio gratuito, de forma rápida e sem burocracia. Também diz que irá solicitar a inclusão de todos os medicamentos hoje distribuídos pela rede pública para o programa “Aqui tem Farmácia Popular”, de forma gratuita.

CINTIA MATOS
PDT – 12628


Tem 37 anos e é formada em Educação Física. É surda desde o nascimento. Afirma que quis entrar na busca por uma mandato de deputada estadual porque acredita que tem qualificação para lutar por uma cidade de Guarulhos e por um Estado mais inclusivo. Afirma que sua bandeira de luta é a “inclusão de verdade”. Diz que a surdez não a impede de viver, lutar e ser feliz. Sua grande dificuldade é a comunicação, não pela deficiência, mas pela falta de incentivo do poder público e privado da inserção da língua de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em lugares estratégicos, para que se tenha acesso a informações. Quer tornar a vida das pessoas com deficiência mais digna e sem constrangimentos, para que que sejam vistos como cidadãos capazes e transformadores.

EDMILSON
PT – 13670


É professor, formado em história e pedagogia, com pós-graduação pela PUC-SP. Ingressou na Educação por concurso público, ocupando as funções de inspetor de alunos, escriturário, secretário, professor e diretor de escola.
Atuou no movimento estudantil. Elegeu-se vereador em 2008 e cumpre o terceiro mandato. Foi secretário de Cultura de Guarulhos por três gestões, e afirma ter sido responsável pela construção do Centro Adamastor, Teatros Pimentas e Ponte Alta e pela restauração do Teatro Padre Bento. Em sua gestão como secretário, foram criadas a Orquestra Jovem e a Escola Viva de Artes Cênicas.
Propostas
Defende a valorização do SUS, para que todos tenham acesso a serviços de saúde de qualidade; o percentual mínimo de 2% do Orçamento estadual para a Cultura. Propõe-se a lutar por mais investimentos do Estado em habitação popular, valorização dos profissionais da Educação e políticas para a igualdade racial e de combate ao racismo.

FELIPE MARTINS
MDB – 15355

Guarulhense, 33 anos, formado em direito. Atuante no Poder Judiciário, desde jovem Auxiliou juízes e promotores nas áreas da fazenda pública, criminal, menores infratores e adolescência. Advogado, vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB-57 Subseção Guarulhos, integrante do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e do Grupo de Atitude Social (GAS)
Propostas
Saúde: Analisar e incentivar a aprovação de projetos que estão parados há anos e que podem melhorar a saúde no estado. Criar meios de fomentar a Saúde Preventiva.
Educação: Lutar para criação de novas escolas, desde o primeiro ano até o ensino médio.
Empreendedorismo: Com o governo estadual, estudar propostas para que as empresas ofereçam capacitação para jovens em início de carreira e para o reingresso dos mais experientes.
Esporte: Buscar suporte, através de recursos, às ligas, federações e associações desportivas regularizadas. Incentivo aos jogos estudantis.
Segurança: Apoio às Polícias Militar e Civil; instalar bases policiais em regiões consideradas de risco.

GILENO GOMES
PROS – 90999


Tem 50 anos, foi vereador em Guarulhos e é candidato à reeleição para deputado estadual. Eleito em 2014, indicou verba parlamentar para entidades filantrópicas, que cuidam de portadores de necessidades especiais, oferecem tratamento de combate ao câncer e atendimento de referência em parto de alto risco e UTI Neonatal. Também destinou recursos para a reforma de hospitais, aquisição de ambulâncias e veículos para transporte de pessoas; verbas para a instalação de academias populares; ampliação de áreas de lazer; pavimentação de quilômetros de vias em todo o Estado; batalhou pela ampliação do tratamento de esgotos e pela limpeza das margens do rio Tietê; ajudou a viabilizar reforma de escolas; indicou verba para a castração e identificação de animais; articulou a inauguração da UPA Paulista, além da autorização para a instalação de uma AME Mais em Guarulhos.
Propostas:
Continuar batalhando pela construção de hospitais especializados no tratamento e combate ao câncer;
Indicar a construção de unidades da Etec e Fatec na região do Pimentas e de Bonsucesso;
Lutar pela extensão da Linha 13-Jade da CPTM até Bonsucesso;
Fiscalizar a continuidade das obras de contenção de enchentes na região do Jardim Presidente Dutra e Adjacências;
Batalhar pela ampliação de áreas de lazer e pela instalação de mais academias populares.

HENRIQUE DOMINGUES
PCdoB – 65650


Guarulhense, tem 28 anos é morador do Picanço, graduado em logística aeroportuária pela Fatec Guarulhos e estudante de comércio exterior na Fatec Zona Leste. Iniciou o ativismo político no movimento estudantil em 2012, período no qual firma ter conquistado avanços expressivos para estudantes, trabalhadores e o povo paulista. Representante brasileiro no Festival Mundial da Juventude na Rússia em 2017.
Propostas:
Defender plano estadual de desenvolvimento econômico, com readequação da infraestrutura para geração de empregos;
Estimular a cooperação entre comunidade e Estado e valorização dos policiais, com uso de nova metodologia de atuação;
Defender a aplicação de plano aprovado em 2016 com metas estratégicas para os próximos dez anos;
Popularizar e qualificar a educação pública;
Saúde: estimular estratégias para funcionamento efetivo de 100% da rede SUS;
Defender integração regional e nova concepção tecnolõgica de municípios inteligentes.

JOÃO DÁRCIO
Podemos – 19700


É 1º tenente da Reserva do Exército, está no 3º mandato de vereador em Guarulhos, foi secretário de Segurança Pública municipal por 8 anos. Diz que seu mandato focará 3 pilares: segurança, saúde e empregabilidade e que usará sua experiência para criar políticas públicas que visem a integração entre as forças policiais que atuam na cidade e buscará verbas para equipamentos.
Propostas:
Engajar esforços para o aumento do efetivo das Polícias Militar e Civil em Guarulhos. Na área da Saúde, afirma que focará no término das obras do Hospital da Mulher de Guarulhos e em seu efetivo funcionamento; ampliação e modernização da área de psiquiatria do Hospital Padre Bento; verbas para os hospitais Padre Bento e Geral, para equipamentos de ressonância magnética, tomografia e hemodinâmica; construção de 3 AMEs – Ambulatório Médico de Especialidades. E que proporá Projetos de Lei que fortaleçam as indústrias e fomentem a oferta de empregos: flexibilização da data de pagamento; e redução da multa e fim da negativação por atraso no pagamento de ICMS.

JOÃO THOMAZ
PSDB – 45945


Nascido e criado em Guarulhos. Formado em administração pela FIG-Unimesp e ESP e em gestão pública pelo Mackenzie; 30 anos no ramo empresarial automotivo. É suplente de vereador, autor do Projeto de Lei 402/2018, que visa garantir a correta execução dos contratos; proteger o governo municipal nas parcerias público-privadas e, evitar prejuízos financeiros. Um dos fundadores do PSDB.
Propostas:
Violência contra a mulher: Criação de unidades especializadas no atendimento à mulher vítima de violência.
Mobilidade urbana: Propor a unificação do cartão BOM para toda a rede de transporte da Região Metropolitana; lutar pela construção da extensão da Marginal do Baquirivu do Cecap até o Terminal São João, com piscinões para conter enchentes e um Parque Linear para o lazer da população;
Saúde: Um médico e um dentista em cada escola estadual, trabalhando na prevenção. Lutar pela construção de um hospital para a região do Jardim São João, pois a Zona Leste da cidade tem quase metade da população.

JORGE WILSON XERIFE DO CONSUMIDOR
PRB – 10000


Exerce o primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Afirma estar sempre lado a lado com a população, na TV e nas ruas e que fiscaliza com firmeza para garantir serviços públicos de qualidade nas áreas da saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, transporte público e mobilidade urbana.
Propostas:
Saúde: Mais Ambulatórios Médicos de Especialidades e ambulatórios especializados na saúde da mulher;
Mais hospitais especializados no tratamento do câncer;
Instalação de mais unidades de farmácias popular e de alto custo;
Segurança: Aumento do efetivo das polícias Militar e Civil, aquisição de novos equipamentos e viaturas para as polícias;
Emprego e renda: Incentivo à geração de empregos e cursos de capacitação profissional, garantindo o acesso dos jovens ao primeiro emprego e gerando novas oportunidades para que os profissionais que estão fora do mercado de trabalho possam ser recolocados.

MÁRCIO NAKASHIMA
PDT – 12345


Nascido em Guarulhos, em 1977. Formado em direito e contabilidade. Foi vereador em Piracaia-SP, de 2005 a 2008. Teve sua vida marcada pelo trágico episódio familiar em 2010: a morte da irmã Mércia Nakashima, advogada assassinada pelo ex-namorado, às margens da represa de Nazaré Paulista. Foi candidato a deputado federal em 2014 e obteve 46857 votos.
Propostas:
Combate à violência contra a mulher: novas Delegacias da Mulher, com funcionamento 24 horas; Criação de centros de acolhimento de vítimas de violência doméstica e seus filhos menores; Criação de Delegacias da Mulher itinerantes; campanha ostensiva de combate à violência contra a mulher na grande mídia.
Saúde: valorização e expansão da rede pública; ampliação da rede de hospitais e clínicas especializadas no atendimento à mulher;
Educação: Valorização dos Professores, com adequação do plano de carreira; investimento na educação de tempo integral e profissionalizante, tirando os jovens da ociosidade e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho; Segurança: Valorização dos efetivos, com reajustes salariais dignos e concessão de isenção de impostos e outros benefícios sociais; aquisição de equipamentos e armamentos novos e modernos.

MAURÍCIO SIQUEIRA
PTC – 36033


Jornalista guarulhense, 58 anos, afirma, nunca ter se conformado em apenas informar o que acontece. E que prefere enfrentar o poder com ações judiciais, provocar o Ministério Público, chamar as autoridades para a responsabilidade e esclarecer a sociedade do que realmente importa: combater a corrupção e o mau uso do dinheiro público.
Propostas:
Fiscalizar efetivamente os gastos públicos
Fiscalizar o uso das verbas destinadas aos municípios
Promover a participação política nas escolas
Monitorar constantemente os serviços de saúde
Gerenciar a execução das políticas públicas do Estado

ORLANDO MAURICIO JÚNIOR
PT – 13711


Guarulhense, conhecido como Maurício Brinquinho, é condutor, sindicalista e vereador em Guarulhos. Afirma que desde muito cedo batalha pelos direitos do povo para garantir melhor qualidade de vida. Como sindicalista, assumiu em 2008 a presidência do Sindicato dos Condutores de Guarulhos e região. Na Câmara Municipal, preside a Comissão Permanente de Obras e Serviços Públicos, e é membro efetivo da Comissão de Transporte e Trânsito. Presidiu a CPI do trabalho escravo em 2017 e apresentou projetos como: a lei do “Vale-Transporte Social” aos desempregados e a não cobrança de luz e água deles enquanto se mantiverem nessa situação, com o programa “Luz e Água Social”.
Propostas:
Promete que sua luta sempre será pelos trabalhadores e que irá defender a aprovação de projetos que propiciem a criação de novos empregos; transporte público de qualidade; saúde pública acessível; moradia ao alcance de todos; segurança nos bairros e nas escolas.

PAULO VICTOR
PDT – 12689


Professor de educação física há 23 anos nas escolas municipais e na Secretaria de esportes; formado na FIG, cursou pedagogia e administração pública. Foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos municipais de Guarulhos (Stap), período no qual foi implantado o vale-refeição; obrigatoriedade do café da manhã para a classe operária. Organizou e implantou o sistema de transporte escolar gratuito com condutores autônomos; implantoiu as pistas de skate e campos de futebol de areia no Jardim Adriana, Bosque Maia e no Parque Residencial Bambi. Coordenou a defesa Civil durante sete anos.
Propostas:
Promover moradia digna e segura para todas as famílias em áreas de risco.
Implantar nos municípios de SP a obrigatoriedade de prevenção de riscos.
Estudos para minimizar os impactos de desastres naturais, como planos de macro e micro drenagem e prevenção de escorregamento de encostas.
Promover política pública de Defesa Civil.
Criar incentivos para programas de recreação e lazer em todos os municípios, fixando percentual mínimo de investimento nos orçamentos.

PROFESSOR BRITO
Pros – 90211


Valdecir Moreira de Brito é professor da rede pública estadual desde 1995, onde ainda atua. Diz ter a educação como sua principal bandeira, pois só a educação é capaz de fazer com que as pessoas mudem de patamar e passem a ser mais esclarecidas e conscientes de que são capazes de fazerem as escolhas certas, principalmente na política. É também presidente do Instituto Diet e da Federação Brasileira de Entidades beneficentes. Afirma que ajuda centenas de pessoas atualmente e já ajudou milhares no decorrer dos anos na luta contra DSTs; que fica sempre ao lado dos menos favorecidos e sempre foi favorável à distribuição de remédios gratuitos pelo poder público, consultas mais rápidas e eficazes, junto com exames que possam detectar doenças ainda no seu inicio para que o tratamento seja cada vez mais eficaz.
Propostas:
Saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, eficácia do transporte público, o esporte como meio de inclusão social e a integração do poder público com a comunidade.

RAFAEL ZUCCO
Novo – 30123


Tem 35 anos, é empreendedor, idealizador e apresentador do jornal Fake News Brasil. Nascido e criado em Guarulhos, disputa sua primeira eleição e tem como principais propostas o corte de gastos públicos, regalias e privilégios, dando exemplo, abrindo mão de carros e motoristas oficiais, auxílio-moradia e cortando em mais de 50% as verbas de gabinete e assessores. Pretende reduzir o número de deputados na Alesp dos atuais 94 para 60. Afirma ser o cidadão brasileiro não político com mais projetos em tramitação no Senado Federal. Entre suas propostas estão: o fim das aposentadorias especiais de senadores, deputados, governadores e presidente da República, além do fim do Fundo Partidário, fim do voto obrigatório e redução da maioridade penal para 15 anos, em crimes de estupro e assassinato.

RAPHA GAETA
Novo – 30222


Tem 29 anos e afirma que resolveu ser candidata a deputada estadual, para defender o fim dos privilégios políticos, o fim do desvio de verbas públicas; punições mais rigorosas para crimes de corrupção e lavagem de dinheiro público. Propõe-se a lutar por educação de qualidade, saúde pública digna e segurança de verdade para o cidadão de bem. Assinou um termo de compromisso, abrindo mão de 50% da verba de gabinete, 50% de assessores, do auxílio moradia, carro oficial e motorista, entre outras regalias que são pagas com o dinheiro de impostos.

ROMILDO SANTOS
DEM – 25233


Nasceu em S. Paulo, vive em Guarulhos desde 1976. Eleito para o terceiro mandato em 2016, foi o vereador mais votado da cidade, com 7.681 votos. Atribui ao trabalho nas empresas Furglaine, Fontoura e Restaurante Fasano e à experiência de comandar a área administrativa e financeira, o fato de ter sido indicado para presidir importantes comissões na Câmara Municipal. Afirma ter sido reconhecido por ter travado batalhas como a da audiência pública contra a implantação da ideologia de gênero nas escolas; flagrante de alimentos vencidos na Secretaria da Educação; e por ter ficado ao lado do funcionalismo na discussão do Regime Jurídico Único. Foi líder da oposição e lidera a bancada do partido.
Propostas:
Representar o povo perante as autoridades responsáveis pelo atendimento das reivindicações;
Fiscalizar a aplicação correta dos recursos públicos;
Lutar por igualdade nos hospitais HGG Cecap e Padre Bento, porque hospitais estaduais em S.Paulo são referência e aqui não. Diz que é preciso tirar a saúde de Guarulhos da UTI e criar Hospital do Câncer na cidade.

RUTE BARBOSA
PCdoB – 65233


Nascida e criada em Guarulhos, diz ter orgulho das suas origens nordestinas. Foi funcionária pública por 15 anos, atuou na Prefeitura como gerente na Coordenadoria de Ação Local; informa ter coordenado espaços como o Adamastor, ter sido responsável pelo Centro de Incentivo à Leitura Luís de Camões, feito o planejamento de todas as Casas da Mulher e apoiado a criação do Centro Cemear. Preside a Associação Cultural Rock Guarulhos.
Propostas:
Lutar pela melhoria no sistema de Saúde do Estado, com ênfase na saúde da mulher, no combate à violência obstétrica, por um Hospital da Mulher em Guarulhos; pela efetiva aplicação da Lei Maria da Penha e ampliar as delegacias da mulher; pela ampliação dos equipamentos culturais do Estado, incentivo à proteção dos patrimônios culturais, democratizar os recursos da cultura e valorizar o trabalho autoral. Pela igualdade racial e de gênero, criminalização da homofobia, contra o extermínio da juventude negra e respeito à diversidade sexual.

SHEILA ROMERA
Rede – 18234


Tem 42 anos, é formada em química e pós-graduada em gestão de cosmetologia. Atuou como professora no curso de BPF, para pessoas de baixa renda e desempregadas em Guarulhos, e atualmente estuda pedagogia. Tem oito anos de experiência na área de Gestão de Qualidade em indústrias cosméticas e atuou sete anos como professora da rede estadual. Empreendedora, proprietária de uma doceria por três anos, trabalha como representante comercial. Participa desde 2013 da Rede Sustentabilidade.
Propostas:
Atuar para que homens e mulheres tenham remuneração igualitária no mercado de trabalho, em todos os níveis;
Valorização dos serviços públicos na área da Educação, com plano de carreira e remuneração para os profissionais da área;
Desenvolvimento profissional para jovens de baixa renda, que os torne aptos para inserção no mercado de trabalho;
Projeto do SUS Animal, a fim de que animais em situação de maus tratos ou abandono tenham atendimento em clínicas e hospitais veterinários particulares, com auxílio do governo a seus proprietários;
Samu Animal, para atendimento de emergência a animais em risco iminente de morte, como, por exemplo, em atropelamentos.

SOCORRO DA HABITAÇÃO
Partido Verde – 43432


Maria Bezerra nasceu em Carapó, Mato Grosso do Sul, chegou em São Paulo em 1983. Diz que luta há mais de 35 anos pela defesa do direito de moradia para as famílias que vivem em áreas de risco e as que pagam aluguel. Lidera movimentos sociais e trabalha nas organizações sociais de entidades do Estado de São Paulo. Foi membro do Conselho Municipal de Habitação do Município de São Paulo e do Conselho Municipal da Construção Habitacional (CMDCA), com 15 mil unidades em Bertioga e 560 em Guarulhos.

Propostas: Defender o plano habitacional; lutar por melhorias na saúde, educação, cidadania, meio ambiente, transporte e condições de melhoria de vida para a população.

WAGNER GOMES
Solidariedade – 77121


Morador de guarulhos há 26 anos, foi presidente da Associação Amigos de Bairro de Vila Operária, de 2000 a 2009, quando afirma ter obtido diversas conquistas para a comunidade como iluminação pública, pavimentação, água e esgoto e coleta de lixo. Diz que conseguiu evitar reintegração de posse de 450 famílias na região da Vila operária com o Continental II e que ajudou na ocupação do acampamento Brasil Popular de 300 famílias no Jardim Bambi. Atuou no Sindicato dos Condutores de São Paulo, de 1994 a 2000. É o atual presidente do Sind-Entregas, Sindicato dos Condutores de Veículos Prestadores Autônomos de Serviços de Entrega em Domicilio de Guarulhos e região.
Propostas:
Projeto de Lei proibindo as empresas no âmbito estadual de realizarem consultas no SPC e Serasa para processo de admissão trabalhista.
Projeto de Lei Estadual para implantação do Bilhete de Vale Transportes para os Trabalhadores recém demitidos, pelo prazo de seis meses, ou até admissão em novo emprego.
Projeto de Lei para desonerar folha de pagamento das empresas com o objetivo de gerar mais empregos em diversas áreas da sociedade.
Criação de programa de pavimentação em todas as ruas habitadas.
Projeto de lei para obtenção da escritura social definitiva para pessoas de baixa renda.

WILSON PAIVA
PR – 22777


Empresário, advogado, especialista em gestão pública e fundador do projeto social UTI Guarulhos, que tem ajudado centenas de pessoas de todo Estado de SP a conseguir remédios, tratamentos, exames, cirurgias, as quais correm risco de vida por terem negado seu direito à saúde pelo sistema público. Nasceu em São Paulo e mudou para Guarulhos com poucos meses. Diz que sua família sempre se dedicou a projetos sociais, o que o inspirou.
Propostas:
Saúde: Criar a Farmácia do Bem em Guarulhos, um lugar onde quem tem remédios sobrando possa deixar e quem precisa possa retirar sem custo.
Criar uma Associação dos Diabéticos, com uma sede física em Guarulhos, para receber insumos de quem tem de sobra e direcionar a quem precisa, além de outros serviços e atendimentos para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Lutar para que Guarulhos tenha uma UTI Cardiológica Neonatal e AMEs. Cidades muito menores já têm e Guarulhos não.
Afirma defender o fim das mordomias para políticos. Como exemplo, promete cortar drasticamente o número de assessores e as verbas de seu gabinete, utilizando o mínimo de recursos necessários para fazer um mandato eficaz. Diz que abrirá mão, no primeiro dia, do carro com motorista, pois nenhum servidor tem essa regalia e nenhum político deveria ter.

CANDIDATA QUE ENVIOU INFORMAÇÕES DE FORMA DIFERENTE DA SOLICITADA
Marina Domine – PTC – 36100
Mãe de dois gêmeos autistas, coordenadora municipal em Guarulhos do Moab (Movimento do Orgulho Autista do Brasil)
Formada em magistério, lecionou nas antigas salas de deficiência mental em escolas estaduais.
Propõe defender implantação de Centro de Referência ao Autista; moradia assistida, amplo atendimento odontológico, inclusão social e educacional.


CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL QUE NÃO ENVIARAM INFORMAÇÕES

Claudilson Pezão – PT – 13015
Pastor Anistaldo – PSC – 20.147
Paulo Roberto – PP – 11650
Ramos da Padaria – DEM – 25014

(caso ainda enviem para o email valdir@carletoeditorial.com.br, a postagem será editada)

Obs: Esta publicação tem a finalidade de dar ao eleitor guarulhense um panorama dos candidatos da cidade e NADA CUSTOU AOS CANDIDATOS.

Conheça as propostas para Guarulhos dos candidatos ao governo do Estado