Guarulhos pode participar da Virada Cultural Paulista

Na semana passada, o secretário-adjunto Adalmir Abreu e o diretor de Cultura, Tiago Ortaet, da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), foram recebidos no gabinete do secretário estadual de Cultura de São Paulo, José Roberto Sadek, para trocar informações e sinalizar a possibilidade de Guarulhos participar na Virada Cultural Paulista, evento que reúne espetáculos de música, teatro, poesia, arte e gastronomia.

Essa participação, de acordo com informações da Secel, inicialmente seria como se Guarulhos fosse uma extensão da Virada Cultural Paulista, que será realizada nos dias 20 e 21 de maio, em grande parte no autódromo de Interlagos, conforme mudança realizada pelo prefeito de São Paulo, João Doria.

Com a possibilidade dessa extensão funcionar ainda este ano, artistas guarulhenses cadastrados no chamamento público que ocorreu em janeiro de 2017 poderão ser convidados para participar, de acordo com a sintonia do evento trago para a cidade. A seleção será feita por comissão paritária, organizada pela Secel, sendo metade do governo e metade da sociedade civil. “Os critérios serão sintonia e temática do trabalho que vá ao encontro das atividades que receberemos. Por exemplo, se hipoteticamente recebermos o show do Criolo, buscaríamos dentre os artistas cadastrados no nosso chamamento público, quem tem um trabalho vinculado ao Rap”, esclarece o diretor de Cultura, Tiago Ortaet.

Questionado se a comissão seria formada apenas para essa seleção, Ortaet diz que pensa em aproveitar a comissão já eleita para a organização dos Fóruns Setoriais e Conferência Municipal de Cultura. “Essa comissão já está em processo administrativo e em Diário Oficial”, afirma.

O encontro ainda contou com a participação da assessora do gabinete do Governo de Guarulhos, Josefa Leôncio, e do diretor executivo da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Luíz Sobral, que reiterou a importância de organizações sociais atuarem junto ao governo do Estado há cerca de 10 anos. Sobral comemorou também o estabelecimento de uma parceria com a cidade de Guarulhos.

Na ocasião foram discutidas políticas públicas para o fortalecimento das relações em todos os âmbitos e a formação de mais parcerias e convênios. “A primeira Virada Cultural no nosso município vai mostrar nosso potencial cultural e a diversidade que a cidade possui” destacou Adalmir.

As opções dos espaços culturais que poderão receber as atrações da Virada em Guarulhos são: CEU Pimentas e Ponte Alta, Adamastor Centro e Bosque Maia. Vale lembrar, que o projeto ClamDestino, do CLAM (Circulo Livre de Amigos Músicos) de Guarulhos, participa da Virada Cultural Paulista desde 2009, levando bandas da cidade – como Carbônica, Luneta Vinil, João Perreka e os Alambiques, entre outras -, para participar do evento de forma clandestina, em manifestação à dificuldade de participar do evento de forma legal.