O dia de São Pedro ficou marcado com uma chuva de impostos que atingiu nesta segunda-feira, 29, a marca de 1 trilhão às 12h20. Este ano o valor foi alcançado 11 dias mais cedo do que o ano de 2014. Até o final do ano de 2015, cerca de R$ 2,07 trilhões serão arrecadados, um crescimento nominal de aproximadamente 5,8% sobre 2014 – índice apontado de acordo com o estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

De acordo com o IBPT, esse valor é suficiente para construir mais de 45 milhões de casas populares de 40 m², implantar 80 milhões de salas de aula equipadas, asfaltar mais de 900 mil quilômetros de estradas ou garantir o fornecimento de medicamentos à população brasileira por mais de 400 meses.

trilhao 3-Tributos juninos

Os itens juninos também entram na lista de produtos com altos impostos e o bolso do brasileiro não escapa. Bebidas, como o quentão, que tem 61,56% de tributos, o vinho quente (54,73%) e o refrigerante, nas versões lata (46,47%) e garrafa (44,55%) são os mais tributados.

Doces típicos como cocada, paçoca, pé de moleque ou amendoim, todos com 36,54% de carga tributária. Pipoca é 34,99% e pinhão, 24,07%.

No caso das roupas típicas, os encargos chegam a 34,67% na camisa xadrez e no vestido, 33,95% no chapéu de palha e 36,17% na bota de caubói. Os fogos de artifício não embelezam só festa, 61,56%.

ACE-Guarulhos

trilhao 2-Com o tema “São Pedro… Socorro! Tá chovendo imposto”, a ACE-Guarulhos promoveu um Arraiá em sua sede, no Bom Clima, para chamar a atenção dos munícipes que o valor alto dos impostos não tem atingido só os caixas das empresas, mas o bolso de todo mundo. A mobilização teve música típica, pipoca e uma exposição de produtos utilizados nas festas juninas com o respectivo percentual de tributos que incidem sobre eles.

“A ACE-Guarulhos não é contra a arrecadação de impostos. O governo precisa de recursos para cumprir suas funções e a forma de obtê-los é com a tributação. O problema é o quanto se arrecada e como se gastam os recursos”, apontou Jorge Taiar.

Confira mais alguns produtos e suas respectivas cargas tributárias:

ggg