Por Talita Ramos
Com apenas 33 anos de idade, muita versatilidade e estilo, a gaúcha Tainá Müller já conquistou seu próprio espaço na TV brasileira. A atriz, assim como suas irmãs Titi e Tuti Müller (que também são envolvidas com o mundo artístico), iniciou cedo uma carreira feita para brilhar, começando aos 19 anos como apresentadora da MTV. Hoje, Tainá é dona de uma vasta cartela de trabalhos no cinema e na telinha, passando por diversas novelas de sucesso como ‘Eterna Magia’, ‘Cheias de Charme’, ‘Em Família’ – na qual pôde interpretar seu personagem mais marcante, o da fotógrafa Marina, uma das primeiras mulheres homossexuais em evidência em novelas – e agora em ‘Babilônia’, em que interpreta a quase vilã Cris, ex-mulher de Vinícius (Thiago Fragoso), cujo amor disputa com Regina (Camila Pitanga).
Desde cedo
Tainá deu os primeiros sinais de que se tornaria uma estrela logo na infância. “O interesse pelo universo artístico surgiu desde pequena quando montava peças de teatro com minhas irmãs. Eu era uma criança bastante criativa e adorava imaginar coisas e situações”, conta a atriz, que também é graduada em comunicação social, o que ajudou ainda mais a desenvolver essa veia.
Carreira
No cinema, a atriz deixou a marca de sua mutável interpretação em grandes filmes nacionais como ‘Cão sem Dono’, de Beto Brant e Renato Ciasca, quando interpretou Marcela, uma modelo em início de carreira; e ‘Tropa de Elite 2’, no qual fez o papel de uma jornalista, podendo assim usar muito do que aprendeu com a graduação em comunicação. “Em algum momento, o fato de eu ter esta formação ajudou, mas tinha todo um trabalho de direção que também não pode ser ignorado”, afirma a atriz, que também chegou a apresentar o programa de jornalismo investigativo ‘A Liga’, exibido pela rede Bandeirantes. “Gosto bastante de jornalismo investigativo. ‘A liga’ me deu a oportunidade de trabalhar este lado até então pouco explorado por mim, que me formei em jornalismo”, conta Tainá.
Já no universo noveleiro, sua personagem mais marcante foi, sem sombra de dúvidas, a fotógrafa Marina, de ‘Em Família’, que fez par romântico com a atriz Giovanna Antonelli, tornando-se além de um ícone de estilo e beleza para muitas mulheres, um símbolo de defesa em favor dos direitos dos homossexuais, uma vez que sua personagem deixou a causa em evidência. “Marina trouxe popularidade. É muito bom fazer um trabalho que é bastante comentado e divide opiniões. A novela trouxe essa discussão da homossexualidade à tona; por isso acho que foi um dos trabalhos mais bacanas em termos repercussão”, explica a atriz.
Momento atual
Interpretando uma personagem de comportamento um tanto maldoso, mas que não chega a ser uma vilã, Tainá considera-se em momento de transformação. “Cris [de Babilônia] ama muito seu ex-marido e aparece para disputar o amor dele. Ela viaja, mas volta, pois entende que nunca deveria tê-lo largado. Ela não pretende entregá-lo assim tão facilmente. A personagem tem um desvio de caráter, mas não sei se ela se enquadra na categoria de vilã. Ela vai passar por cima de tudo e todos para reconquistar o amor do ex-marido”, revela a atriz, que se orgulha de trabalhar num projeto do autor de novelas Gilberto Braga. “Já tinha feito uma personagem na novela ‘Insensato Coração’. Acho ele um gênio! As vilãs de Gilberto são sempre icônicas e poderosas”, afirma Tainá.
Fora das telas
Na vida real, para manter a beleza em dia, a atriz, dona de um belo cabelo no estilo ‘bronde’ (mescla de loiro e ruivo), conta que investe em cremes e visita com frequência omdermatologista. Fora das telas, Tainá leva a vida ao lado de seu marido, o diretor de novelas Henrique Sauer, em um ótimo relacionamento, além de ser bem apegada às suas irmãs.
Sendo um sucesso de seguidores no Instagram, a atriz tem um pouco de sua rotina acompanhada de perto pelos fãs e curiosos. Quer saber mais da atriz na vida real? Siga: @tainamuller.