Ponto de Cultura da AAPAH aborda a perspectiva social do futebol

No próximo sábado, 08, acontece no Ponto de Cultura AAPAH – Memória, Cidadania e Patrimônio, a Roda de História sobre a Associação Desportiva Guarulhos. O evento pretende debater a questão de identidade, o apoio ao futebol na cidade, fatos históricos e fazer uma discussão sobre o futuro.

A roda começa às 18 horas, foram convidados dirigentes da A.D. Guarulhos, ex-jogadores e torcedores. A AAPAH faz essa discussão com pessoas envolvidas com o futebol da cidade para se entender os problemas e trabalhar as questões identitárias do esporte com a cidade, poder público e iniciativa privada.

As rodas de histórias devem ser feitas sobre outros times da cidade, o primeiro foi Flamengo, foi resolvido iniciar com as duas equipes profissionais de Guarulhos, mas o projeto deve seguir para a várzea que teve tradição em muitos bairros, mas que ainda continua pulsando na periferia.

Para Adriano Souza Silva, diretor geral da AAPAH e mediador do evento, o futebol é entendido e visto pela nossa entidade por meio da perspectiva de representação social e sob a importância identitária. “As pesquisas sobre o futebol guarulhense nos revela traços pertinentes que se repetem em outras atividades do nosso município como o pouco envolvimento da iniciativa privada na promoção das coisas da cidade e a falta do envolvimento do munícipe como participante, embora se mostre engajado e apaixonado por futebol, como a maioria dos brasileiros. São essas questões que levantamos em nosso trabalho”.

O estudante de história e mediador do evento, Diogo Leite de Carvalho, diz que as rodas de histórias sobre as equipes locais trazem à tona questões para se pensar o futuro. “A conversa com a comunidade futebolística abre reflexão e entendimento entre os lados, que às vezes são opostos. O nosso papel é colocar na conversa questões para resgatar memórias, refletir para futuras ações e criar um trabalho para servir para pesquisas futuras”

O evento é filmado e ficará no banco de dados da AAPAH – Associação Amigos do Patrimônio e Arquivo Histórico para servir para pesquisas.

O evento acontece no Ponto de Cultura AAPAH – Memória, Cidadania e Patrimônio, que fica na rua Nossa Senhora Mãe dos Homens, 1031 – sala 1. Inscrições e mais informações pelo e-mail contato@aapah.org.br e pelo telefone (11) 3380-7772. O evento é aberto ao público e gratuito.