Curso prepara profissionais para o mercado hoteleiro

Estão abertas as inscrições para a 4ª turma do curso “Planejamento e Desenvolvimento Hoteleiro”, iniciativa da Universidade Secovi em parceria com a vice-presidência de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP (Sindicato da Habitação). O curso tem por objetivo capacitar profissionais na implantação de empreendimentos hoteleiros no mercado brasileiro.

O principal fator que levou à criação do curso, há três anos, segundo o vice-presidente Caio Calfat, foi a necessidade de suprir uma lacuna que havia nesse tipo de profissionalização em São Paulo. “O programa foi proposto para que o aluno tivesse conhecimento da dinâmica completa do setor. Por isso, todas as fases do projeto hoteleiro estão contempladas: escolha do destino e do terreno, elaboração de estudos de mercado e viabilidade econômico-financeira, conceituação do produto, projetos de exteriores e interiores, orientação jurídica, contratos de administração hoteleira, construção da edificação, e abertura dos hotéis, marketing, asset management”, diz.

Segundo Calfat, não existe no Brasil um curso com esse perfil, que envolva todo este conteúdo e que tenha como instrutores os grandes players do mercado. “Contamos com profissionais de ponta, como a advogada Márcia Rezeke, os consultores Diogo Canteras, Ricardo Mader e Cristiano Vasques, a arquiteta Lara Teixeira, entre tantos outros especialistas. E, ainda, sob a coordenação de David Lord Tuch, que aplica a metodologia da Escola de Hotelaria de Cornell dos Estados Unidos, uma das principais do mundo”, enfatiza.

A aula inaugural, no dia 8/9, contará com palestra de Caio Calfat, que trará uma abordagem histórica do setor na capital paulista, baseada em seu livro “Hotelaria e desenvolvimento urbano em São Paulo: 150 anos de história”, lançado no ano passado. Já o encerramento, previsto para 12/11, terá uma apresentação de Caio Luiz de Carvalho, ex-ministro do Turismo, que analisará o cenário futuro para o segmento.