Manifesto de alunos, pais e professores da EE Alice Chuery

 

Demonstrando, mais uma vez, que o Click Guarulhos defende o pluralismo de opiniões acerca de cada tema, reproduzo, ipsis literis, comentário da internauta Maria Cláudia Fernandes, mãe de alunos da EE Alice Chuery, em referência à resposta que dei a outro comentário, acerca da ocupação – e agora desocupação – das escolas estaduais em Guarulhos.

Valdir Carleto

É evidente que cada pessoa analisa as situações a partir de suas crenças e das escolhas que faz, das fontes que escolhe. É um consenso que o jornalismo deveria considerar várias fontes para assim conseguir fazer reportagens que se aproxime da realidade e possa mostrar a vida em sua complexidade. Li várias matérias de sua autoria sobre as ocupações em Guarulhos e não me senti contemplada. A ocupação da Escola Alice Chuery foi um processo que durou mais de 1 mês, várias ações aconteceram: duas paralisações dos alunos no interior da escola, passeatas, reunião de pais com assembléia e finalmente a a ocupação em 24/11/2015. Ocupamos o prédio, que não é escola, com a desocupação do prédio devemos passar para ocupação da escola, ou seja, dos espaços democráticos que deveriam funcionar.

Ontem, aconteceu a desocupação da EE Alice Chuery e no ato da desocupação foi entregue a seguinte pauta para a Diretoria de Ensino Norte: Guarulhos, 9 de dezembro de 2015

Os estudantes ocupantes da EE Alice Chuery no ato da desocupação da escola, em 9 de dezembro de 2015, apresenta a Diretoria Regional de Ensino Sul a sua pauta de reivindicação para o ano de 2016, como segue:

1- Nenhuma perseguição a alunos, pais e professores que participaram da luta contra a reorganização e ocupação da EE Alice Chuery;
2- Eleição Direta para Diretor de Escola e Gestão Democrática da Educação;
3- Substituição dos três membros da direção da escola;
4- Prestação de contas e plano de investimentos divulgados;
5- Grêmio Livre;
6- Divulgação e cumprimento do Regimento Escolar – publicar na página da Diretoria de Ensino Sul – www.dergsu.com.br ;
7- Avaliação Institucional com participação de todos os segmentos da comunidade escolar;
8- Atualização do Plano de Gestão com a participação de todos os segmentos;
9- Elaboração do Projeto Político Pedagógico com a participação e todos os segmentos;
10- Eleições dos membros do Conselho de Escola por seus pares;
11- Funcionamento imediato das comissões de disciplinas formadas por alunos, professores, funcionários e pais;
12- Reuniões regulares do Conselho de Representantes de Alunos com a Direção da Escola;
13- Participação de representantes de pais e alunos nos Conselhos de Classe;
14- Garantia de acesso aos espaços e materiais de da escola;
15- Garantia de autonomia do Grêmio para realização de atividades livres;
16- Melhoria do ensino noturno com garantia de acesso ao aluno trabalhador (muitas vezes são impedidos de entrar quando chegam atrasados);
17- Sala de Leitura, Sala de Informática- ACESSA, biblioteca e Laboratório em condições de uso e projeto de funcionamento;
18- Consertar telas do refeitório e substituir pratos e talheres de plástico por pratos vidros e talheres de inox;
19- Arrumar pias e torneiras dos banheiros do pátio e colocar espelhos;
20- Colocar bebedouros em cada andar;
21- Consertar instalação elétrica, fios expostos e infiltrações nos quadros de força;
22- Arrumar telhado e resolver problemas de infiltrações;
23- Fazer projeto de tratamento acústico do prédio, salas de aula e pátio;

Informamos que oportunamente essa pauta será apresentada e protocolada na Diretoria de Ensino como continuidade do diálogo iniciado em 3 de dezembro de 2015.

Estudantes, pais e professores apoiadores da Ocupação da E. E. Alice Chuery

Obs.: no comentário de Maria Cláudia Fernandes, postado em mensagem do vereador Geraldo Celestino (PSDB) no Facebook, ela afirma que é a terceira vez que escreve para mim. Afirmou não ter recebido nenhuma mensagem dela. É possível que, a exemplo desta vez, tenha postado comentário em alguma postagem, que acabei não vendo. Não deixo de publicar nenhum pedido de manifestação de opinião.