4NARUAÉ8 apresenta Má Pele no Teatro Padre Bento, em Guarulhos

 

No início dos anos 1930, o Brasil vivia a Era Vargas, e em meio a um surto de lepra o governo optou pela segregação compulsória dos doentes e de suas famílias.

Especificamente o Estado de São Paulo, organizou como prevenção dessa enfermidade, Asilos-Colônia para os doentes, Dispensários – onde eram realizados exames de todos aqueles que se suspeitasse de algum sintoma da Hanseníase-, e os Preventórios, destinados aos filhos saudáveis de pais hansênicos.

Essas instituições tinham como princípio o afastamento do individuo da sociedade. Dessa forma, o Estado segregou os doentes e todos aqueles que possuíam parentescos com os doentes, mesmo sendo saudáveis.

Essas crianças saudáveis passaram a ser tratadas como internas das instituições preventoriais, e vistas através do estigma da doença, sendo apartados das relações sociais e familiares.

Com base em pesquisas históricas, depoimentos de ex-internos de Preventórios e relatos pessoais dos atores, o 4NARUAÉ8 criou o espetáculo MÁ PELE, que retrata o encontro da trajetória de 04 crianças internas do Preventório, todas filhas de pais hansênicos e internadas compulsoriamente pelo governo no começo do século XIX.

Através dessas histórias o público passa a conhecer os estigmas dessa doença e a luta dos filhos não infectados, mas forçados a viver longe de seus familiares, em busca desses relacionamentos perdidos e de sua própria identidade.

Durante a criação desse espetáculo a questão da pele, onde a doença se manifesta, ficou muito latente para o grupo. Por isso, a identidade visual do projeto se deu a partir do conceito de que a pele, maior órgão do corpo humano, formada por camadas, nortearia a construção do cenário e do figurino.

Com uma trajetória de apresentações em diversas cidades do Estado de São Paulo, em espaço alternativos, que não somente teatro, o 4NARUAÉ8, se apresenta na cidade de Guarulhos nos dias 24 e 25 de fevereiro. O espetáculo faz uma reflexão sobre a segregação social que essas crianças sofreram, evocando, por meio do teatro, a memória de um tempo difícil de esquecer, fazendo relação com a segregações existentes no nosso tempo.

Haverá, ainda, o workshop Estética das Memórias, na quinta-feira, das 10h às 16h, para aprendizes de teatro. Tanto o espetáculo como o workshop têm entrada franca.

MÁ PELE é patrocinado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC – Circulação), desenvolvido através da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Jacareí (LIC), com incentivo da empresa Schrader International.

Serviço:

Workshop Estética das Memórias – indicado para aprendizes de teatro

Quinta, dia 25, das 10h às 16h

Grátis. Inscrições pelo e-mail escolavivaguarulhos@gmail.com ou (11) 2229-5043

Espetáculo Má Pele, do grupo 4Naruaé8

Quarta, dia 24, e quinta, dia 25, às 20h. Indicação:14 anos

Teatro Padre Bento – rua Francisco Foot, 3, Jd. Tranquilidade

Grátis. Retirar ingressos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro