Uma moradora da rua Eduardo Juliani, região do Jardim Bela Vista, atrás do João do Pulo, teve um ataque de surto na noite desta segunda-feira, 29.
Testemunhas contam que a mulher ficou nua e começou a bater nas janelas dos carros que estavam na rua. A Polícia Militar e o Samu foram acionados por volta das 18h. A PM chegou dez minutos depois e algemou a mulher que estava descontrolada, deitando-a de bruço e colocando um pano na boca dela. O Samu chegou por volta das 19h45, e atestou que a mulher veio à óbito.
Questionado pelos presentes, o motorista do Samu disse que o chamado só constou no rádio às 19h25. Eles também alegam que a PM agiu com agressividade e demonstrou falta de preparo.
A Reportagem do Click enviou questionamentos à Assessoria de Imprensa da Polícia Militar, que esclareceu que foi acionada, por meio do Copom, para atender ocorrência de uma mulher que apresentava comportamento agressivo e estava danificando veículos estacionados na rua Eduardo Juliani, Cocaia, em Guarulhos. Os policiais chegaram no local as 18h23 e solicitaram acionamento imediato do Samu, pois o comportamento da mulher era muito alterado. Para contê-la, eles a algemaram. Uma sobrinha da vítima, que é auxiliar de enfermagem, conseguiu, juntamente com outros familiares, acalmar a vítima, sendo então retirada a algema. Os PMs reiteraram por diversas vezes a necessidade do Samu no local. Entretanto, a vítima começou a apresentar redução dos sinais vitais e, as 20h10, quando o Samu chegou ao local ela já estava inconsciente. O médico constatou a morte da mulher as 20h25. Cabe esclarecer que em Guarulhos, quem faz a recolha dos corpos é a funerária não o IML.
Fonte: Wagner Franco, secretario geral-PMDB Guarulhos