Coluna do Carleto – Edição 324

 

Abriu o bico

Há dois meses essa luminária na avenida João Bernardo Medeiros, em frente à Prefeitura, está boquiaberta. Espera-se que com a licitação que foi feita, a empresa ganhadora assuma logo e comece a reparar tudo que está errado na iluminação pública.

Crime da merenda

As sete prisões temporárias efetivadas nesta semana podem ser apenas a ponta do iceberg no chamado caso da merenda escolar, no qual uma cooperativa fornecia gêneros alimentícios superfaturados a escolas estaduais e prefeituras paulistas. O ex-presidente da Assembleia Legislativa Leonel Júlio é um dos presos; Marcel, filho dele, está foragido. O atual presidente da Alesp, Fernando Capez, é apontado como um dos beneficiários da propina. Ex-assessores do Palácio dos Bandeirantes também. Todos negam ter recebido.

Efeito Teflon

Da mesma forma que muita gente próxima a Lula caiu em desgraça e ele continuava surfando numa boa, vários escândalos do governo paulista têm envolvido pessoas próximas a Geraldo Alckmin, sem que até agora algo o atinja diretamente.

Recapitulando

Além do caso da merenda, há o cartel dos trens e do Metrô; supostos desvios na obra do Rodonael Norte e na duplicação da rodovia Mogi-Dutra. Se fosse pouco, as planilhas da Odebrecht que foram encaminhadas pelo juiz Sergio Moro ao Supremo Tribunal Federal contém o codinome “Santo” como um dos beneficiários por propinas. Difícil será achar alguém santo na política brasileira…

Tucano na mira

Quem está tendo de se explicar é o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB). Na investigação sobre um esquema para livrar do fisco empresas flagradas em delito, delator o aponta como favorecido na campanha eleitoral. Para variar, Richa e o PSDB de lá garantem que todas as doações recebidas na campanha foram legais e declaradas e que apóiam as apurações.

Desembarque

O PMDB resolveu romper com o governo federal e entregar os cargos. É difícil crer que isso seja real. Quando fechávamos esta edição, era certo que três ministros iriam preferir deixar o partido a sair do governo. Para refazer sua base de apoio e tentar evitar o impeachment, Dilma busca formar um blocão de centro, distribuindo cargos e verbas. O vice Temer é apontado como golpista pelos petistas e já há quem cogite pedir o impedimento dele também.

Abriu o bico

Há dois meses essa luminária na avenida João Bernardo Medeiros, em frente à Prefeitura, está boquiaberta. Espera-se que com a licitação que foi feita, a empresa ganhadora assuma logo e comece a reparar tudo que está errado na iluminação pública.

Jesus salvador

Quem tem oposição como a de Almeida (PT) pode dormir tranquilo. Embora tenha aceitado de início o pedido de cassação do prefeito, o presidente da Câmara, professor Jesus – que trocou o PDT pelo DEM – voltou atrás e arquivou a proposta, alegando ser incoerente votar a derrubada de Almeida se os vereadores em maioria aprovaram as mesmas contas condenadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Nenhuma surpresa: afinal, o Evangelho defende o perdão. Jesus não o negaria.

Repercussão

Ainda repercute o assassinato do advogado Leandro Balcone. Não há conclusão, mas a principal vertente é de que o crime tenha a ver com algum caso que ele cuidava. Sua Missa de Sétimo Dia lotou a Catedral de Nsa. Sra. da Conceição.

Contramão sem sentido

Meses após colocada pela Secretaria de Transportes e Trânsito, a placa que impede o uso da pista direita da avenida Prefeito Antonio da Costa Santos, no Jardim Rossi, continua atrapalhando os motoristas que buscam uma via alternativa. Consultada, a STT respondeu que enviará uma equipe ao local para verificar a questão apresentada.