UBS do Jardim Fortaleza promove ação contra o câncer de mama

No último sábado, 22, aconteceu na Unidade Básica de Saúde do Jardim Fortaleza, uma ação contra o câncer de mama, que avaliou 121 mulheres, em adesão ao Outubro Rosa, mês do combate contra a doença.

Para apoiar a iniciativa, as funcionárias da UBS cobriram a cabeça com lenço; uma singela homenagem àquelas que lutam contra o câncer com quimioterapia que, por consequência do tratamento, perdem seus cabelos.

A campanha de conscientização contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa e comemorada no mundo todo, nasceu nos EUA, na década de 1990, com o objetivo de compartilhar informações sobre a patologia e promover a conscientização sobre detectar precocemente a doença por meio de exames preventivos.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir homens, são as mulheres as mais afetadas pelo problema. Quando diagnosticado no período inicial, em grande parte dos casos, as chances de cura são maiores. Para identificar se há algum problema, o Ministério da Saúde recomenda fazer rotineiramente o autoexame e a mamografia de rastreamento – mesmo que não existam sintomas – em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.