Coluna do Carleto – Edição 356

 

A Dutra pode alagar

Chama a atenção a altura do aterro do condomínio Klabin, às margens da via Dutra, já vários metros acima do nível dos tetos de veículos que trafegam na rodovia. Opera com base em liminares e agora estão despejando entulho no local. É visível que se trata apenas de um bota-fora e não de um empreendimento.

Absurdo acumulado

Essa questão do aterro da Klabin chama a atenção há vários anos. Já foi objeto de muitas demandas da Câmara Municipal, interdições, multas, mas os responsáveis conseguem liminares para continuar cometendo esse abuso contra o meio ambiente e a cidade. As liminares teriam por embasamento uma licença da Cetesb para o início do aterro. Enviei questionamento à autarquia estadual e voltarei ao tema assim que obtiver resposta. É iminente o perigo de alagamentos na região, que continha os canais de circunvalação do rio Tietê, os quais serviriam para acomodar as águas pluviais.

Embargo Municipal

Em entrevista ao Click Guarulhos e à RG, o prefeito Sebastião Almeida disse que a Prefeitura fez o que pôde para tentar impedir a continuidade do aterro.

Vitória de Trump

A surpreendente vitória de Donald Trump sacudiu o mundo na quarta-feira. Seu estilo “deixa que eu chuto” causa temor de que possa tomar atitudes extremas. Embora seu discurso pós-resultado tenha sido conciliador, vê-se que ele falou em governar para todos “os americanos”. Mas é lógico que ele quis referir-se ao povo estadunidense. Portanto, os que não o são, inclusive os brasileiros e demais sul-americanos, podem pôr as barbas de molho.

De sobreaviso

As nações e os grupos que têm disputas de qualquer tipo com os Estados Unidos podem ter de enfrentar situações muito embaraçosas. Os mais pessimistas chegam a cogitar que, se depender do novo presidente norte-americano, há risco de eclodir a Terceira Guerra Mundial.

Visita de surpresa

O prefeito eleito, Guti (PSB), que estava viajando com a namorada, apareceu de surpresa, durante a sessão da Câmara Municipal da terça-feira, 8. Foi recebido por seus antigos colegas e pôde fazer uso da tribuna. Pregou o diálogo e pediu o apoio dos vereadores reeleitos para sua gestão no Executivo.

Transição

Na quarta-feira, Guti e o vice, Alexandre Zeitune (Rede), foram recebidos pelo prefeito Sebastião Almeida e pelo vice, Carlos Derman. A reunião foi para tratar do período de transição. Ao final, Guti e Zeitune postaram vídeo, afirmando terem sido bem acolhidos, o que os faz crer que haverá colaboração da atual gestão para uma tranquila transmissão de cargo. O Boletim Oficial desta sexta deve publicar a composição da equipe de transição.

Bolsa de apostas

A cada nome que se cogita para ocupar uma ou outra secretaria de Guti, surgem comentários positivos e negativos sobre a pessoa. Até o anúncio oficial, que não precisa ser antes da posse, vai rolar muito assunto.

Não tem shopping

Na entrevista ao Click e à RG, Almeida garantiu que não passa de mentira o que tem sido divulgado no Facebook, de que ele seria sócio de um shopping em construção em Campinas e que teria se mudado para Alphaville. “A maldade humana não tem limites”, afirmou. Segundo ele, se puderem indicá-lo para um trabalho no tal shopping, agradecerá: “Em janeiro, tirarei um mês de férias; depois, tenho de procurar emprego”, disse, acrescentando que não tem cargo na Prefeitura nem promessa de vaga em lugar algum.

folhetos-jogadosSujeira nas ruas

O Código de Posturas proíbe a distribuição de panfletos nas ruas. As óticas Gassi têm sido campeãs nessa prática nociva. Distribuidores entregam impressos em papel couchê e boa parte das pessoas os joga no chão. A Prefeitura já autuou a empresa e voltará a fazê-lo. A Gassi tem recorrido.