A maioria das pessoas passa por pressões profissionais frequentemente, ainda mais num momento em que muito se fala de crise e desemprego. Inclusive, para garantir uma promoção ou até mesmo a sobrevivência dentro da empresa, há quem faça das tripas coração, dedicando-se quase que em período integral somente às questões de trabalho. Mas e a vida pessoal, como fica?
É preciso ter cautela para não misturar o profissional com o pessoal, e ter consciência de que cuidar de si é tão importante quanto ter um emprego. Muitos especialistas enfatizam que, na busca de equilíbrio, o indivíduo deve ter em mente que a vida é composta por várias dimensões, entre elas saúde, bem-estar, carreira, recompensa financeira e a vida afetiva. Normalmente, um executivo que só dá valor ao trabalho deixa em segundo plano, por exemplo, a família, a saúde e o lazer. Ao agir dessa maneira, o profissional não estará equilibrado e, com isso, poderá desencadear uma reação negativa para si mesmo, a família e, por mais paradoxal que pareça, para o próprio desempenho no trabalho.
Segundo o palestrante Luciano Zorzal, diretor de expansão da Zorzal Franquias e sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, poucos são os profissionais que conseguem manter esse equilíbrio. Isso acontece porque a linha que separa amor e ódio, racional e irracional, pessoal e profissional é muito tênue. “No fundo, como muitos dizem, o que é preciso é saber viver. Incansavelmente nós buscamos o equilíbrio entre nossas vidas e carreiras. No entanto, se você parar para pensar sobre a frase ‘o profissional deve deixar seus problemas em casa’, poderá observar o quanto ela é curiosa, pois parece que temos uma tecla de liga-desliga em nosso cérebro, em que simplesmente seria possível desconectarmos dos nossos problemas pessoais a partir do momento que iniciamos nossas atividades profissionais, logo ao chegarmos ao nosso serviço. O que, definitivamente, não é verdade”, afirma.
Mas, como proceder, então? Como trabalhar bem e atender a quem se deve com um sorriso no rosto, mesmo, às vezes, estando cheios de preocupações? “A dificuldade não está no lugar e sim no problema em si. Você não deve prejudicar sua vida profissional porque está com problemas pessoais e vice-versa. Concentre-se em resolver os problemas, pois assim eles deixarão de incomodar e ainda poderão fortalecer seus pontos fortes, dando-lhe cada vez mais força para lutar, aumentando sua autoestima e revigorando. Lembre-se: para cada desafio que nos é apresentado, sempre há uma forma positiva de ver a situação”, pontua Luciano.
Além de manter a calma e encarar as dificuldades de modo positivo, existem técnicas que podem ajudar a não misturar as coisas. Confira as dicas dadas pelo life coach Alexandre Pinez, ao portal da Catho.
Tenha planejamento e disciplina
O planejamento e a disciplina devem estar presentes nos dois lados da moeda: vida pessoal e vida profissional. No trabalho, tenha sempre muito claro quais são suas atuais prioridades. Assim, conseguirá organizar suas tarefas com mais clareza. Na vida pessoal, planeje com antecedência como deseja utilizar seu tempo e estabeleça uma rotina em seu dia para que você possa se dedicar também à sua família e amigos.
Não seja uma esponja de problemas
Muito cuidado para não ficar absorvendo problemas atrás de problemas, sejam eles profissionais ou pessoais. Você tem um limite, não insista! Portanto, fique atento para não “comprar” problemas que não são seus e nunca esqueça ou duvide da capacidade que outras pessoas têm para resolver alguns deles. Lembre-se de que você pode sempre delegar.
Não confunda os relacionamentos
Muitas vezes temos em nosso ambiente de trabalho pessoas da família ou amigos pessoais e, em outros casos, amigos de trabalho se tornam mais íntimos e passamos a conviver com eles fora do ambiente profissional. Seja qual for o caso, tenha sempre em mente o contexto em que está envolvido (pessoal ou profissional) e tenha cuidado para não ultrapassar limites.
Deixe os assuntos de trabalho no trabalho
Os momentos que você vive fora do horário de expediente são para relaxar e pensar/focar em outros assuntos. Como foi o dia da sua esposa? O que seus filhos fizeram na escola? Como será a viagem que aquele amigo está prestes a fazer? Enfim, o importante é entender que as pessoas do seu convívio pessoal não pertencem ao seu trabalho, portanto os assuntos de lá pouco interessarão a elas.