Guarulhos é destaque em estudo sobre gestão do lixo

A cidade de Guarulhos aparece na 61ª posição no Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana para os Municípios Brasileiros. O estudo sobre gestão do lixo envolveu mais de 3 mil cidades e foi realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selur), Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP) e pela consultoria Price Waterhouse Coopers (PWC).

Sustentabilidade econômica, serviço de coleta, recuperação de materiais e destinação correta do lixo foram alguns dos critérios utilizados para avaliação. A primeira colocada foi Maringá (PR), seguida por Niterói (RJ) na 2ª posição, e por Santos (SP), em terceiro lugar. A cidade de São Paulo ocupou a 49ª colocação.

“A questão da gestão do lixo, principalmente nas grandes cidades como Guarulhos, é algo bastante complexo e que exige total atenção do poder público. Ficamos bastante satisfeitos com este resultado, porém acreditamos que podemos melhorar e estamos nos empenhando neste sentido”, afirmou Loredana Glasser, secretária de Serviços Públicos de Guarulhos.

Aterro sanitário de Guarulhos é nota 9,6 pela Cetesb

De acordo com o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos elaborado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Guarulhos possui um dos melhores aterros sanitários do Estado,  com nota 9,6 no Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos – IQR, que  varia de 0 a 10.

A elaboração do índice considera a situação encontrada em inspeções técnicas semestrais para avaliação das condições ambientais e verificação das licenças ambientais de instalação e operação.

O estudo está disponível para download no link: www.selur.com.br/publicacoes/islu-indice-de-sustentabilidade-da-limpeza-urbana-para-os-municipios-brasileiros/