quarta-feira, 10 agosto 2022
PUBLICIDADE
InícioCANAISECONOMIAAssessoria contábil como estratégia de gestão da empresa

Assessoria contábil como estratégia de gestão da empresa

 

Antigamente, os contabilistas eram conhecidos como “guarda-livros”, porque a função era tida como nitidamente burocrática. Como os governos sempre resolvem seus problemas de caixa criando mais impostos, o emaranhado de tributos obrigou a categoria a se reciclar continuamente, para entender os mecanismos, manter-se atualizada quanto à legislação e poder orientar corretamente os seus clientes.

Com o tempo, mesmo empresas maiores começaram a perceber que é importante contar com uma assessoria externa, já que é praticamente impossível manter equipe própria sempre em dia com as informações tributárias.

Para André Jobst, consultor da Matrix Assessoria Contábil, a contratação de uma assessoria qualificada no momento da abertura e legalização da empresa é crucial. “A decisão correta na confecção do Contrato Social, documentação necessária para a atividade e a opção pelo melhor regime tributário pode ser um diferencial no início, contribuindo para a longevidade do negócio”, comenta. Ele destaca, entretanto, que para que os lançamentos contábeis e apuração das obrigações fiscais sejam feitos com o rigor necessário, o cliente também tem um papel fundamental, pois será o responsável pelo envio dos documentos. “O contador deve ser visto como profissional que exerce um papel de extrema importância no planejamento tributário, financeiro e estratégico de uma companhia”, conclui Jobst.

“A contabilidade e o contador têm um papel cada dia mais relevante na gestão empresarial”, diz Pedro Fabri Filho, diretor-proprietário da Flaumar Assessoria. Ele afirma que, diferente do que se possa pensar à primeira vista, o contador atua nos mais diversos aspectos da empresa, desde compras, passando por produção, custos, impostos, vendas e finalizando no resultado do negócio. “A contabilidade é de vital importância para a medição do desempenho de uma empresa, no curto, médio e longo prazo. Por essência, é a centralizadora de todas as informações geradas pela companhia e permite que o empresário visualize sua empresa de forma completa, assertiva e com todos os enfoques possíveis”, completa.

Segundo Fabri, as pequenas e médias empresas são as que mais podem se beneficiar das informações contábeis, “já que normalmente seus proprietários são especialistas no seu core business (negócio principal) e, portanto, precisam buscar profissionais especializados em soluções de gestão contábil que forneçam informações vitais para a tomada de decisões”.

Para Mário Segantini, da MS Assessoria Contábil, a tecnologia é uma forte aliada na prestação de serviços aos empreendedores: “Utilizamos a informática para municiar nossos clientes de informações pontuais e confiáveis para auxiliar a tomada de decisões”.
Há 22 anos no ramo, Marlene Pinhatar, da Contabilidade Progresso, diz que é tal a dinâmica do mercado que é imprescindível a união de esforços para a atualização tecnológica. Por isso, destaca o papel da Associação das Empresas de Contábeis de Guarulhos, por meio da qual os participantes trocam experiências e informações importantes.

Como diz Alexandre Nader, da Nader Contábil, a contabilidade terceirizada está marcando presença mesmo nas empresas de médio porte, porque fica mais barato e prático do que manter profissionais específicos para essa atividade. Outro fator apontado por ele é a dos encargos trabalhistas gerados por funcionários próprios, o que torna a terceirização mais econômica.

A professora Elisa Mariz, que é doutora em administração pela PUC-SP e leciona na Pós-Graduação da Uninove, afirma: “O segredo das empresas bem-sucedidas, independentemente do seu porte, se deve ao fato de praticarem a arte de planejar e administrar estrategicamente, em sintonia com a contabilidade – a linguagem dos negócios, baseada em fatos e números: pois é a contabilidade que cuida das questões econômicas, financeiras, tributárias e avalia o patrimônio, o capital financeiro e o intelectual”.

PUBLICIDADE
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,613SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

CEU Presidente Dutra recebe o Mutirão do CadÚnico no último sábado de agosto

A próxima edição do Mutirão do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) acontecerá no próximo dia 27 de agosto, das 9h às 14h, no CEU...

Propaganda eleitoral antecipada levou 46 representações ao TRE-SP

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) recebeu, até quarta-feira, 3/8, 46 representações relativas a propaganda eleitoral antecipada e já julgou 35 delas....

2ª Bienal do Livro de Guarulhos começa nesta sexta-feira no Internacional Eventos

Já está quase tudo pronto para a 2ª Bienal do Livro de Guarulhos, que começa nesta sexta-feira (5) no Internacional Eventos com abertura oficial...

Primaveras tem programação gratuita de Dia dos Pais

O Primaveras, grupo funerário de Guarulhos, promove mais uma edição do seu Dia dos Pais no domingo, dia 14/08. A programação, aberta ao público,...

Número de eleitores que declaram ter deficiência cresce 35%, diz TSE

O total de eleitores que declaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida aumentou 35,27% em quatro anos, passando de 939.915 para 1.271.381,...