quarta-feira, 29 junho 2022
PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_imgspot_img
InícioDESTAQUEDetran flagra irregularidade em duas autoescolas de Guarulhos

Detran flagra irregularidade em duas autoescolas de Guarulhos

 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) flagrou na tarde desta terça-feira, 23, irregularidades cometidas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) Mocidade e Kapaz, localizados em Guarulhos.

Em fiscalização, a equipe do Detran.SP verificou no sistema e-CNHsp – por meio do qual o órgão faz o rastreamento das etapas do processo de habilitação – que os veículos que deveriam estar sendo utilizados em aulas da categoria B (carro) estavam, na verdade, sendo usados em exames práticos de outros alunos.

Foram registrados boletins de ocorrência na 6° Delegacia de Polícia de por inserção de dados falsos em sistema de informações, crime previsto no artigo 313-A do Código Penal, passível de pena de 2 a 12 anos de reclusão.

Além disso, as autoescolas terão suas atividades suspensas preventivamente por 30 dias e responderão a processos administrativos instaurados pelo Detran.SP que podem resultar em descredenciamento das empresas. Como garante a Constituição Federal, as autoescolas terão direito a apresentar defesa antes da conclusão dos processos.

“A aprendizagem é uma etapa crucial para a formação do bom condutor. Com o treinamento correto, podemos contar com motoristas mais preparados e atentos à questão tão séria que é o trânsito”, ressalta Maxwell Vieira, diretor-presidente do Detran.SP.

O Detran.SP realiza regular e periodicamente diligências e fiscalizações em parceiros como CFCs, médicos e psicólogos credenciados e em locais de exames práticos a fim de coibir eventuais fraudes e irregularidades no processo de habilitação.

Suspeitas de irregularidades podem ser denunciadas à Ouvidoria do Detran.SP pelo portal www.detran.sp.gov.br ou diretamente no link a seguir http://bit.ly/1ZfLWnf. É garantido sigilo ao denunciante.

Respostas das autoescolas

Procurada pelo Click Guarulhos, a escola Mocidade disse que o caso ocorreu por causa de uma confusão feita pelo instrutor na hora de registrar as placas do veículo. “O instrutor usa o carro diariamente e não se lembrou que aquele automóvel sairia para o exame com o outro instrutor”, explicou Étel Leite, sócio-proprietário da Mocidade, que atua na cidade há mais de 20 anos. “Por esse motivo ocorreu esse fato desagradável. Não foi um erro proposital e sim um descuido na hora da escolha da placa do veículo. A Mocidade tem compromisso e responsabilidade com nossos clientes e com a Lei. Não compactuamos com coisas erradas”.

Já a autoescola K-paz disse que está no mercado há 9 anos com tradição, transparência e honestidade. “Podemos compartilhar o verdadeiro ensino de qualidade, que tem o prazer de estar hoje entre as cinco melhores autoescolas de Guarulhos, segundo dados do próprio Detran. Infelizmente, fomos vítimas de um grande mal-entendido. Queremos desde já pedir desculpas a todos nossos alunos pelo acontecido”, informou a autoescola em nota.

Ambas as autoescolas colocam-se à disposição do Detran.SP para esclarecer quaisquer dúvidas. Também irão acionar seus respectivos advogados para por a limpo o mal-entendido. Segundo as autoescolas, nenhum aluno será prejudicado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADEspot_img
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,593SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Canais digitais de atendimento da Sabesp são suspensos temporariamente para atualização

A Sabesp vai realizar, das 21h30 de quinta-feira (30/6) até as 12h de segunda (4/7), uma atualização programada em sua plataforma digital de relacionamento...

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo Brasil a partir deste sábado

A campanha contra a gripe será ampliada a partir deste sábado (25) para a população a partir de 6 meses de idade, em todo...

Motoristas de ônibus anunciam greve em SP a partir da zero hora desta quarta

Os motoristas e cobradores de ônibus anunciam greve na cidade de São Paulo a partir da zero hora desta quarta-feira (28). Paralisação será total...

CPS divulga número de candidatos por vaga do Vestibulinho das Etecs

Mais de 96 mil candidatos se inscreveram no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para concorrer a um dos cursos técnicos oferecidos pelo...

Guarulhos terá novo ciclo de palestras gratuito com Empresas de comunicação

O Núcleo de Empresas de Comunicação (NEC), do Programa Empreender, gerido pela ACE-Guarulhos, fará a segunda edição da Semprecom, maior evento da área na...