Entrega de materiais escolares começou e irá até o fim do mês

Assunto:Entrega Kit Material Escolar Local:EPG Carlos Drumond de Andrade- Seródio Data:05.02.2018 Foto:Sidnei Barros/PMG
 

A Prefeitura de Guarulhos deu início na manhã desta segunda-feira, dia 5, primeiro dia de aula na Rede Municipal, à distribuição dos kits de material escolar, que se estenderá durante todo o mês de fevereiro, até ser feita nas 141 escolas municipais, para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prefeito Guti, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Pannocchia; e a subsecretária de Educação, Marli Nabas, fizeram a entrega na EPG Carlos Drummond de Andrade, localizada na Cidade Seródio.

A professora Elizenda Neves Barbosa, do terceiro ano, agradeceu a presença das autoridades no primeiro dia de aula. “Tanto os professores quanto as crianças precisam desse apoio, de saber que não estamos sozinhos. A visita de vocês é fundamental para que a educação melhore dia após dia, e esse é nosso maior objetivo”, concluiu Elizenda.

Volta às aulas

Nesta segunda-feira, dia 5, mais de 111 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e cerca de 6 mil educadores retornaram às aulas, após o período de férias escolares.

Os kits de material escolar são compostos de: caderno brochurão, apontador, borracha, caderno de desenho, canetinha hidrográfica, cola, giz de cera, lápis de cor, régua, tesoura sem ponta, caderno universitário, canetas esferográficas, esquadros, lápis, transferidor, entre outros.

Com relação aos uniformes escolares, a Secel informa que o início da entrega está previsto para o mês de março, considerando a necessidade de pesquisa de tamanhos feita com os alunos.

Questionamento

Nas redes sociais, mães de alunos das escolas municipais questionam por que a Prefeitura não fez o planejamento de forma que todas as unidades recebessem o material no primeiro dia de aula, como seria ideal. Ano após ano, entra governo, sai governo, o problema se repete. Se todas receberem até o fim de fevereiro, como anunciado hoje pelo prefeito, terá havido avanço em relação ao passado, mas como a data de início das aulas é por todos conhecida com antecedência, deveria haver esforços para que todos os alunos contassem com os materiais desde o primeiro dia.

Embora não sirva de consolo, nas escolas estaduais, também é costume entregar os materiais com atraso.

Valdir Carleto

RESPOSTA DA PREFEITURA

Consultada sobre o motivo pelo qual a entrega não será efetuada com maior rapidez, a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer respondeu:

“A Prefeitura de Guarulhos informa que os kits de material escolar não são entregues todos de uma vez devido à logística e a quantidade de servidores e caminhões próprios envolvidos no processo, considerando que a Prefeitura não contratou empresa para realizar esse serviço.”