domingo, 25 julho 2021
InícioCOMÉRCIOAcumulado de empregos no setor supermercadista até maio é o melhor dos...

Acumulado de empregos no setor supermercadista até maio é o melhor dos últimos quatro anos

Segundo levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), apesar do fechamento de 142 postos de trabalho em maio (pior resultado para o mês desde 2017, quando foi registrado o fechamento de 300 vagas) e o resultado da perda de cerca de 4600 postos no acumulado de 2019, este é o melhor resultado para o período nos últimos quatro anos.

“Este é um resultado bastante incomum historicamente para o mês de maio; porém, o setor observou em abril um número expressivo de contratações, sendo o segundo melhor em dez anos, e, por conta disso, pode ter havido leve ajuste em algumas lojas que esperavam vendas maiores do que as apresentadas”, explicou o economista da APAS, Thiago Berka.

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão

Os supermercados e hipermercados que lideram as contratações no segmento do varejo alimentar apresentaram mais demissões do que admissões em maio, fechando o mês com 418 perdas de postos.

Por outro lado, os atacarejos e atacados, hortifrútis e minimercados tiveram saldo positivo de vagas; porém, esse aumento das contrações no mês de maio não foi o suficiente para compensar e tirar o mês do vermelho.

“Segundo pesquisa de confiança da APAS com os empresários do setor, os supermercadistas demonstram pessimismo em relação às vendas, ao PIB e à ampliação do quadro de funcionários. Com base nisso, devemos ficar alertas para o comportamento de contratações de junho e analisar se haverá reflexo nos quadros de funcionários”, comentou Berka, que também atribuiu a demora na aprovação da Reforma da Previdência como outro fator importante que fez com que o setor perdesse a confiança na melhora da economia e, consequentemente, reduzisse o ímpeto nas contratações.

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão

Entre as cidades do estado com os dez melhores índices de contratação, apenas Santo André está situada na Grande São Paulo; o restante, está no interior e litoral. Os destaques em contratações vão para Itanhaém, Bauru, Campinas e Valinhos.

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão

Histórico do setor (mensal e anual)

Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão
Fonte: CAGED / APAS – Considera Mini, Super, Hiper, Atacado/Atacarejo e Hortifrutis/Sacolão

Nota Metodológica

A Pesquisa de Emprego dos Supermercados apura mensalmente o comportamento do emprego no setor supermercadista através de dados do CAGED (Cadastro Geral De Empregados E Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. São coletados dados sobre a Admissão, Demissão, Saldo Mensal e Saldo Total de funcionários ligados a atividade supermercadista, e os indicadores apontam a evolução e o comportamento do setor ao longo do tempo.

Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.

- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,891FãsCurtir
1,510SeguidoresSeguir
1,400SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Famílias assistidas pelo Cras Presidente Dutra recebem cartões para a compra de mantimentos

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta quinta-feira (22) a entrega de cartões com o valor de R$ 100 para a compra de mantimentos às famílias...

Guarulhos lança nova fase da Escola Viva de Artes Cênicas

A Secretaria de Cultura de Guarulhos lançou a nova fase do Programa Escola Viva de Artes Cênicas, iniciativa marcada pela multidisciplinaridade e que conta...

Presidente Jair Bolsonaro recebe alta médica

O Hospital Vila Nova Star, onde o presidente Jair Bolsonaro está internado, divulgou nota anunciando a alta do presidente. A nota é assinada pela...

Cidade de São Paulo identifica quatro novos casos da variante Delta

Quatro novos casos de pessoas infectadas pela variante Delta, cepa identificada inicialmente na Índia, foram confirmados nesta quarta-feira (21) na cidade de São Paulo. Com isso, a capital paulista já soma 12 casos.

População reclama de falta de doses contra a gripe nas UBSs da cidade

Internautas têm questionado o portal Click Guarulhos sobre o calendário de vacinação contra a gripe no município. De acordo com algumas manifestações, as doses...