PUBLICIDADE
InícioCIDADERéplica do 'trenzinho da Cantareira' se deteriora na Praça Paschoal Thomeu

Réplica do ‘trenzinho da Cantareira’ se deteriora na Praça Paschoal Thomeu

Publicado em
PUBLICIDADE

Há meses diversos internautas enviam mensagens criticando o “abandono da Praça Paschoal Thomeu”, na entrada da cidade. Nesta segunda-feira, 22, o leitor Marcos Alves Martins encaminhou fotos e uma mensagem à Redação do Click Guarulhos apontando o péssimo estado de conservação da réplica de locomotiva do “trenzinho” da Estrada de Ferro Cantareira, exposta ao tempo e se deteriorando a cada dia, nessa mesma praça (antiga IV Centenário, no Centro). A ferrugem é visível, assim como as pichações em toda a peça. A Prefeitura afirma que a locomotiva não pertence ao Patrimônio Histórico e que não tem recursos para restaurá-la. Diante disso, desde 2017, vem buscando parceiros para viabilizar a conservação e preservação do bem, que foi doado pela família Marchetti nos anos 1990.

Encaminhamos a queixa à Prefeitura de Guarulhos, que em atenção à demanda respondeu que “a Secretaria de Cultura informa que a locomotiva não pertence aos bens tombados do município de Guarulhos, conforme decreto 21.143, de 26 de dezembro de 2000. A locomotiva situada na Praça Prefeito Paschoal Thomeu foi doada à Prefeitura de Guarulhos pela família Marchetti, nos anos 1990.”

Segundo a Prefeitura, “diante do abandono das administrações anteriores, o atual governo vem empenhando esforços para atrair parcerias para sua conservação e preservação. Assim, desde 2017, vem estabelecendo contato com empresas que possam ter interesse em investir no reparo da locomotiva, já que, por conta da dívida herdada do governo passado, equivalente a duas vezes o orçamento anual da cidade (R$ 7 bilhões), a Prefeitura não dispõe de recursos para a restauração desse importante patrimônio público.” 

 

Ainda segundo a Prefeitura, “contudo, a fim de promover a ocupação do espaço da Praça Prefeito Paschoal Thomeu, a Secretaria de Cultura vem promovendo, entre outras ações, eventos artísticos na Casa Amarela, um dos pontos turísticos da Praça. A mais recente é a exposição ‘O Fazedor de Imagens’, com acervo e história do poeta folclorista e cantador Bosco Maciel, em exibição na Casa Amarela até o dia 31 de agosto. 

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE