PUBLICIDADE
InícioDESTAQUEMeninas de Guarulhos são campeãs de futsal dos Jogos Escolares

Meninas de Guarulhos são campeãs de futsal dos Jogos Escolares

Publicado em
PUBLICIDADE

Marcação eficiente, volume de roubada de bolas e contra-ataque rápido e certeiro, sem dar chances para o azar. Foi dessa forma que as jogadoras do futsal mirim da E.E. Professor Cyro Barreiros, do Jardim Lenize, derrubaram a equipe da Diretoria Regional de Marília. A “vítima” foi a E.E Professor Tomaz Ortega Garcia – escola da cidade de Santa Cruz de Rio Pardo (cerca de 350 km de São Paulo) – derrotada pelo placar de 6 a 0. Com esses resultados, as atletas de Guarulhos levantaram a taça de campeãs paulistas das escolas estaduais nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp 2019).

Os jogos decisivos da quinta-feira (8) aconteceram no ginásio municipal Izzat Muhamed Saadhe, na cidade de Bauru (a 350 km de São Paulo). A primeira adversária do dia foi a E.E. Maria Albuquerque Dias Batista, da cidade de Itapirapuã Paulista (distante 384 km da Capital). Depois de sair perdendo por 2 a 0, a equipe de Guarulhos e representante da Diretoria Regional da Grande São Paulo, virou o jogo e venceu pelo placar apertado de 4 a 3, num jogo sofrido, suado, mas muito importante para diminuir a adrenalina e acreditar no título.

“Ao final deste jogo e antes da partida decisiva eu disse para as atletas que a gente ia se divertir no jogo seguinte, que a gente não precisava jogar sempre no estresse, que era esse o motivo da gente tomar gols e sair atrás no placar em todo jogo”, lembrou o professor de educação física Odirley Carpinteiro, técnico da equipe do Cyro Barreiros. “E repeti: nessa final não vamos mais tomar gols. E não tomamos”, disse com voz rouca e embargada o professor campeão, após a partida.

Dia de Decisão

 

Pouco antes da E.E. Cyro Barreiros virar o jogo contra as adversárias de Itapirapuã, jogaram a E.E. Professor Sergio Leça Teixeira, representante da Diretoria Regional de Franca contra a escola que seria a vice-campeã, a santa-cruzense E.E. Tomaz Ortega, representante da Diretoria de Marília. A escola de Santa Cruz do Rio Pardo marcou 4 a 1 e se classificou para o jogo final.

Campeonato Brasileiro

Essa é a primeira vez que uma escola pública de Guarulhos vence os Jeesp na modalidade futsal. As atletas da E.E. Professor Cyro Barreiros, todavia, mal terão tempo para comemorar: no domingo, a delegação de Guarulhos se recolhe aos alojamentos do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, jantam e repousam no local. Na segunda, a equipe volta à quadra, às 9 horas, para enfrentar a Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) Anna dos Reis Signori, da cidade de Taubaté, campeã da Etapa II. A vencedora dessa partida irá representar o Estado de São Paulo nos Jogos Escolares da Juventude – o campeonato brasileiro da modalidade estudantil –, em setembro e novembro.

Suporte

Durante os jogos, a E.E. Professor Cyro Barreiros contou com importantes apoios. A começar pela diretora Irene Isabel Vieira da Silva e o vice-diretor Demétrios Ribeiro pelo respaldo e aposta no trabalho dele e da equipe, além de doação de uniformes para as alunas-atletas. O professor também recebeu suporte técnico da coordenadora da equipe Aline Ribeiro, que o acompanhou durante os jogos, e de Carlos José Delduque, Élica Scardini Dias e Valter Graneiro, que não puderam participar com a delegação, mas contribuíram constantemente para o aprimoramento da equipe.

 

Além dos apoios institucionais, o professor Odirley Carpinteiro teve o Click Guarulhos (WWW.clickguarulhos.com.br), do jornalista Valdir Carleto, divulgando informações dos jogos em cada uma das fases anteriores e promovendo campanha no portal de notícias. O resultado desse apoio chegou em forma de mais torcida pela equipe de Guarulhos e doações.

A JV Medic – Distribuidora de Produtos Médicos e Hospitalares, por exemplo, cedeu dois jogos de uniformes personalizados, com número das atletas, nomes escola e cidade; Já a Drogaria e Perfumaria Magnum doou 10 pares de tênis da marca Dray, próprios para futsal.

Time campeão

O time que venceu em Bauru foi escalado assim: Gabriela (goleira), Amanda (ala direita), Sabrina (pivô), Beatriz (fixa), Letícia (ala esquerda). A comissão técnica utilizou ainda as jogadoras Lindamila (goleira), Maria Luisa (fixa), Andressa (Ala esquerda), Gabriela e Fernanda (ala direita) nos tempos seguintes.

ERRATA

 

Ao longo da competição informamos que a escola estadual vencedora dos Jeesp 2019 enfrentaria a escola “vencedora no grupo das escolas particulares” para definir a representante de São Paulo no Campeonato Brasileiro. A informação está errada. A chave 1 ou Etapa I, como define a organização do Jeesp, é formada pela rede estadual e escolas técnicas estaduais. A outra, chave 2, ou Etapa II, é composta por escolas oriundas  da rede pública municipal, escolas particulares e técnicas federais. Mais informações no link: encurtador.com.br/kCMPS

Colaboração do jornalista Ricardo Filho

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE