Rua das Palmeiras, tornada mão única, provoca queixa de moradores do Gopoúva

Caminhão de coleta de lixo trafega pela rua das Palmeiras - Foto: Weslley Ramos, via Twitter/VC Repórter/Click Guarulhos

Moradores da rua das Palmeiras, no Gopoúva, se queixam dos efeitos provocados pela transformação da via em mão única, executada pela Prefeitura e que já vigora desde o dia 9 de agosto. Segundos eles, o principal problema é o estacionamento de carros dos dois lados da rua, o que tornou o espaço para o tráfego bastante apertado, dificultando inclusive a manobra de veículos para entrar nas suas garagens. Outro problema apontado é dificuldade de tráfego do caminhão de coleta de lixo.

A moradora Liliam Carla aponta a instalação de placas de proibido estacionar em um dos lados como uma possível solução. “Agora só falta colocar as placas de proibido estacionar. Depois que passou a ser mão única as pessoas estacionam dos dois lados, por isso não ajudou em nada [a mudança]. Para as pessoas entrarem em suas garagens é bem complicado também, por isso virou um caos”, protestou ela.

Trecho da rua das Palmeiras com carros estacionados dos dois lados – Liliam Carla/Vc Repórter/Click Guarulhos

Já Weslley Ramos fez a sua crítica pelo Twitter: “A prefeitura de Guarulhos mudou a rua das Palmeiras para mão única de um dia para o outro. Onde passavam dois carros, virou um grande estacionamento, que atrapalha o trânsito até para os serviços básicos, como o lixeiro”, escreveu ele.

Resposta da Prefeitura

Procurada pela Click guarulhos, a Prefeitura informa que a mudança é uma antiga reivindicação dos moradores. Leia a íntegra da resposta: “A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) informa que a rua das Palmeiras se transformou em mão única a pedido dos próprios moradores. Com relação ao estacionamento proibido, fica claro que pelo Código de Trânsito Brasileiro que é proibido estacionar em frente a guias rebaixadas não havendo, portanto, necessidade de sinalização. Os agentes de trânsito estão operantes na área e multando os infratores que desobedecem as leis do CTB.”

O Click Guarulhos ressalta que a reivindicação dos moradores é a de que sejam instaladas placas de proibido estacionar em um dos lados da via e não em frente a guias rebaixadas, o que obviamente é proibido segundos as leis de trânsito.