Moradores do Jardim Santa Francisca reclamam de pessoas em condições de rua

Canteiro central é utilizado como varal no Jardim Santa Francisca - Foto: VC Repórter/Click Guarulhos

Diversos internautas entraram em contato com o Click Guarulhos para reclamar de um grupo de pessoas em condições de rua nas imediações do Jardim Santa Francisca, próximo à Praça Paschoal Thomeu, que estariam incomodando a vizinhnaça. “Eles ficam aglomerados numa espécie de albergue, bem na entrada da cidade, e têm abordado, na verdade importunado as pessoas, tanto na rua quanto nas casas”, disse uma moradora. Ainda de acordo com os reclamantes, muitos deles andam “alcoolizados ou drogados”.

Há relatos de que as fachadas dos comércios da região e algumas residências estariam sendo “invadidas” à noite por essas pessoas. As queixas se estendem ao fechamento de um albergue no Centro e à transferência deste para o bairro. ” “Também há muita sujeira, como restos de comida, fezes e urina, o que tem tornado a praça um lugar horrível”, complementa outro morador.

O Click Guarulhos questionou a Prefeitura. Leia resposta abaixo:

Outro lado

Segundo a Prefeitura, “não se trata de um novo Albergue no Jardim Santa Francisca, conforme relatado. No local funciona o Serviço Especializado em Atendimento à Pessoa em Situação de Rua, onde – diferente de um albergue – a população de rua tem acesso ao atendimento psicossocial, a alimentação (que é servida dentro do estabelecimento) higienização (vestiários dentro do estabelecimento) e encaminhamento às demais políticas públicas”.

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social informa ainda que “está atenta ao movimento nos arredores, mas entende que existe por parte de alguns segmentos da sociedade certo preconceito em relação a essas pessoas, o que contribui para sua marginalização.”

E entende “que excessos, que envolvam problemas de segurança pública, como possíveis invasões a estabelecimentos comerciais ou residências, devem ser relatados à Polícia Militar”.