Santa Casa reforma ambulatório para ampliar atendimento a idosos

O Ambulatório do Idoso, da Santa Casa de Guarulhos, passou por obras de reforma e ampliação, retornando às atividades em maio deste ano. Na segunda-feira, 16/9, houve uma recepção a autoridades e imprensa, para apresentar as novas instalações, nas quais a capacidade de atendimento é de até 200 idosos. Todas as atividades psicossociais são gratuitas. A exigência para ter direito é que, além de idoso, resida em Guarulhos e seja carente.

A entidade é presidida interinamente pelo empresário aposentado Moriô Sakamoto, pois o presidente Airton Trevisan licenciou-se para exercer cargo de secretário municipal. O vice-presidente é Alceu Sakamoto, filho de Moriô, e, com ele, há um grupo de voluntários que colabora na administração.

São feitas, em média, 450 consultas médicas mensais, em Clínica Geral e Ginecologia, além de 550 atendimentos de Fisioterapia, os quais, com a reforma, podem passar a 650 por mês.

O Grupo de Idosos “Viva Vida” ocupava parte do andar térreo e agora terá mais espaço para suas atividades. Para acesso aos dois andares superiores, foi instalado um elevador.

Trevisan explica que, no fim dos anos 1990, dificuldades financeiras culminaram com o fechamento do hospital que era mantido pela Irmandade. Anos depois, a Prefeitura alugou o prédio, onde funciona atualmente o Hospital da Criança. Com o valor recebido dos aluguéis desse imóvel e outros, que são utilizados por estacionamento particular e comércios, foram sendo pagas gradativamente as dívidas até então acumuladas e é mantido o atendimento gratuito à população.

O Ambulatório do Idoso está instalado na rua José Maurício, 168, Centro, em frente ao Hospital Municipal da Criança. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 2442-7400 e 2464-9839.

Comparecimento

Convidados que participaram da solenidade de inauguração da ampliação, recepcionados pelo presidente da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Guarulhos, Morio Sakamoto; pelo vice-presidente, Alceu Takeshi Sakamoto; pelo tesoureiro, Sidnei Gonçalves e pelo corregedor da Mesa Diretora, arquiteto José Joaquim Pinto da Silva: prefeito Gustavo Henric Costa (Guti), representado pelo secretário de Justiça, Airton Trevisan; vereador Alexandre Dentista; secretária da Saúde, Ana Cristina Kantzos, representada por Elisangela Arantes, chefe de Divisão Técnica da Rede de Atenção aos Direitos Humanos; secretário de Transportes do Município de Guarulhos, Paulo Cesar Carvalho; Eduardo Ferrari Geraldes, presidente da 57ª Subseção da OAB, representado pela advogada Ivani Tavares, vice-presidente da OAB Guarulhos; Denis Rodrigo Garces Lopes, diretor da Universidade São Judas; Marta Bastos, da Universidade São Judas; Lydia Magalhães, ex-presidente do Conselho do Idoso; José Antonio da Silva Leme, suplente do Conselho Fiscal.