Sabesp entrega adutora para reforçar o abastecimento de água em Guarulhos

Torneiras na Estação de Tratamento de Água do Núcleo Cabuçu - Foto: Alexandre de Paulo/Click Guarulhos

Visando cumprir com o compromisso de acabar com a falta de água em Guarulhos, a Sabesp, empresa que administra o abastecimento e o saneamento da cidade, acaba de entregar mais uma obra: a adutora de transferência Tremembé – Cabuçu. O equipamento começou a operar nesta terça-feira (24).

A adutora Tremembé – Cabuçu tem 2,5 quilômetros de extensão e vai transferir 250 litros de água por segundo, beneficiando inicialmente os bairros Jardim Palmira e Jardim Rosana e, futuramente, o Continental III.

Em relação aos trabalhos já concluídos, a empresa destaca a ampliação na produção de água das ETAs Tanque Grande e Cabuçu; implantação de um caminho (by-pass) para a transferência de 100 litros de água por segundo para a Cidade Martins; interligação do reservatório de São Miguel levando água para a região dos Pimentas; implantação da adutora Edu Chaves – Gopoúva e a adequação no sistema de bombeamento de água do Pimentas.

Para o final de novembro está prevista a conclusão da implantação da adutora Ermelino Matarazzo-Cumbica, de oito quilômetros de extensão, que vai transportar 500 litros de água por segundo. Os bairros que serão beneficiados são: Jardim Centenário, Vermelhão, Jardim Brasil, Jardim Arapongas, Santo Afonso, Vila Paraíso, partes do Jardim Maria Dirce,
Jardim Angélica I e II, Parque Alvorada, Parque Brasília, Parque Jurema, Jardim Ansalca e Jardim Guilhermino.

Abastecimento

Segundo a Sabesp, atualmente mais de 400 bairros de Guarulhos foram beneficiados e saíram do rodízio. Dentre eles Bonsucesso, Cabuçu, Centro, Cecap, Cidade Aracília, Gopoúva, Jardim Tranquilidade, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Inês, Jardim Monte Alegre, Jardim Paraíso, Ponte Grande, Recreio São Jorge, Santa Mena, Taboão, Vila Barros, Vila Galvão, dentre outros. A meta da Companhia é providenciar água a todos os guarulhenses até o aniversário da cidade, em 8 de dezembro.

“É muito bom a gente não ter mais o racionamento de água. Era algo que incomodava, a gente não sabia que dia ia ter água. Somos gratos pelo fim”, destacou Cristiane Regina, moradora do Residencial Jardim Ottawa. A ideia é reforçada por Robert Costa Calazans, morador do Residencial Portal Flora na Vila Nova Bonsucesso. “Antes tinha água um dia sim e um dia não. Agora todos os dias temos água na nossa residência”.

Além da regularidade do abastecimento, moradores ressaltam a qualidade da água. “Em dezembro de 2018, a gente teve uma falta d’água que durou 12 dias dentro do condomínio. Com a Sabesp a gente não teve mais esse problema. A qualidade da água também mudou. Antes era pesada e com odor. Hoje já não tem mais essa reclamação”, disse a síndica do Residencial Lavras, Janine Pereira.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Sabesp