Movimento Cabuçu promove “esquenta” neste sábado e lança 11ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos

Cirandas, intervenções e performances são algumas das atrações que compõem a programação do “esquenta” para a 11ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos, evento que acontece no próximo sábado (5), a partir das 13h, no estacionamento do Sincomércio, no Centro. A 11ª Mostra de Teatro de Rua acontece entre os dias 22 e 30 de novembro.

Às 13h50, o cortejo formado por artistas segue rumo à rua Dom Pedro II, onde acontecem apresentações de maracatu, dança cigana e palhaçaria. Às 16h, a trupe se desloca de volta ao Sincomércio e se prepara para outras intervenções, dessa vez com muita música, poesia, artesanato e comidas a preços populares.

De acordo com o secretário de Cultura, Vitor Souza, a realização de mais uma edição da Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos demonstra a força da articulação cultural presente na cidade, excelente oportunidade para se estabelecer um espaço qualificado de diálogo com a população guarulhense.

“Trata-se de um evento consolidado, que ocupa as ruas da cidade com uma arte viva e interativa, fomentando o intercâmbio e o acesso à cultura. E para que isso aconteça o esquenta pretende chamar a atenção dos munícipes para a programação da mostra em novembro e, ao mesmo tempo, abrir diálogos com novos parceiros interessados em investir em projetos com viés cultural na cidade”, explica o secretário.

A iniciativa do Movimento Cabuçu conta com o apoio do Sincomércio e da Prefeitura de Guarulhos, que por meio da Secretaria de Cultura visa a fomentar as artes cênicas na cidade.

A mostra

A Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos surgiu em 2009 com objetivo de trabalhar questões ambientais por meio das artes. Em 2019, o evento chega à sua 11ª edição, sempre levando a bandeira em defesa da Área Proteção Ambiental Cabuçu-Tanque Grande, inserida na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde, reconhecida pela Unesco.

Ao longo de sua existência, a Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos contou com a participação de mais de 600 artistas e brincantes. Em meio a um percurso marcado por apresentações realizadas em diversas regiões da cidade, atingiu de forma direta e indireta dezenas de milhares de pessoas. A vasta experiência alcançada com a realização da mostra permitiu que o Movimento Cabuçu promovesse do II Encontro Estadual de Teatro de Rua de São Paulo, que aconteceu em setembro de 2018 também na cidade de Guarulhos.

Serviço

“Esquenta” para a 11ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos

  • Data: sábado, 5 de outubro, às 13h (saída cortejo)
  • Local: Estacionamento do Sincomércio. Rua Caraguatatuba, 32, Centro
  • Evento gratuito
  • Classificação livre