Prefeitura identifica crime ambiental na região do Parque Residencial Bambi

Fotos: Divulgação/PMG

Após ronda de rotina, agentes do Departamento de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos (Sema) identificaram um desmatamento em uma travessa inominada na Estrada Acácio Antônio Batista, região do Água Azul, na sexta-feira (11), culminando na autuação dos responsáveis.

A ação resultou na aplicação de nove autos de infração por desmatamento, sendo que os infratores terão 10 dias para recorrer em uma das unidades do Fácil Cidadão. Paralelamente, técnicos da Sema irão quantificar as árvores que foram derrubadas para que seja lavrada a multa.

Guarulhos integra grupo de fiscalização  contra invasões na Serra da Cantareira 

A preservação do meio ambiente na região metropolitana de São Paulo ganhou um importante aliado nesta quarta-feira (16). Em encontro realizado na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, as prefeituras de São Paulo, Guarulhos e Governo do Estado criaram o Grupo de Trabalho para Fiscalização Integrada de Invasões na Serra da Cantareira, que realizará um trabalho intensivo nas áreas de proteção ambiental do parque estadual.

A fiscalização integrada tem a missão de impedir invasões que ocorrem quase que diariamente na Serra da Cantareira, além de realizar a retirada de invasores já estabelecidos na região, que se aproveitam da imensidão da serra para se consolidar irregularmente no local. O Grupo de Trabalho é composto pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Ambiental de Guarulhos e Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé.

A Prefeitura de Guarulhos foi representada na reunião pelo secretário de Meio Ambiente, Adbo Mazloum, e pelo secretário-adjunto de Segurança, Joel Bomfim, que estiveram acertando os detalhes da implantação do grupo com o secretário-executivo de Segurança de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, e com técnicos das secretarias de Meio Ambiente de Guarulhos e São Paulo.

Os órgãos municipais e estaduais realizarão ações de rotina e atenderão denúncias sobre invasões, contando ainda com aeronaves para sobrevoos na área para mapeamento das invasões. Para denunciar ilícitos ambientais em Guarulhos, a SEMA disponibiliza o número 0800-772-2006, que não requer identificação do denunciante.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos