Coluna do Carleto – 18.10.2019

Solucionado mais um problema apontado pelo Click Guarulhos

No fim de maio, postei no Facebook do Click Guarulhos vídeo produzido na confluência das avenidas Dr. Renato de Andrade Maia e Papa João XXIII com a rua Carlos Mesquita, no Parque Renato Maia, reivindicando que fosse atualizada a sinalização no local e mostrando a dificuldade de pedestres para atravessar as ruas, bem como dos motoristas para identificar de quem era a preferência. (segue link do vídeo).

Dá pra melhorar! Falta sinalização de solo no Parque Renato Maia

O Click Guarulhos, sempre atento às queixas da população, sugere melhorias na sinalização da confluência das avenidas Dr. Renato de Andrade Maia e Papa João XXIII com rua Carlos Mesquita e praça Salvador Papotto. Assista, comente e compartilhe.A demanda será enviada à Comunicação da Prefeitura e a resposta será publicada em reportagem no portal Click Guarulhos.

Posted by Click Guarulhos on Monday, May 20, 2019

Prefeitura prometeu resolver

Questionada, a Assessoria de Imprensa respondeu que providências seriam tomadas:
“A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) informa que está em andamento a revitalização da sinalização horizontal (faixas de pedestres, pontilhadas, contínuas, etc) e vertical (placas indicativas para motoristas e pedestres, além dos semáforos) de diversas vias da cidade. A confluência entre as avenidas Doutor Renato de Andrade Maia e Papa João XXIII também está no cronograma e será realizada o mais brevemente possível.”

Traçado viário readequado

Na semana passada, começaram a ser executados serviços de readequação do traçado viário naquela confluência. Além da construção de ilhas para organização do tráfego e para proteção dos pedestres, foram instalados semáforos e, por último, providenciado recapeamento asfáltico. As fotos enviadas pela Assessoria de Imprensa foram tiradas antes da fase final. Segundo informou, essa obra está sendo paga com recursos provenientes do Detran-SP e nada custou aos cofres municipais.

Missão cumprida

Ainda que essa revitalização estivesse programada, sinto-me feliz por ver que o Click Guarulhos está bem sintonizado com as demandas da população. Todos os comentários na postagem da reivindicação foram de reforço da necessidade das medidas ali solicitadas.

No vídeo em breve

No início da próxima semana, produzirei novo vídeo no local, para averiguar se as alterações feitas surtiram o efeito desejado. Será veiculado no Facebook do Click Guarulhos e o link será compartilhado aqui no portal.

Semáforos demais

Proliferam nas redes sociais e em mensagens enviadas ao Click Guarulhos críticas ao elevado número de semáforos que têm sido instalados nas vias da cidade. Um dos pontos mais visados pelos internautas tem sido o início da rua Sarutaia, no Jardim São Paulo. Outro é a avenida Otávio Braga de Mesquita. A acusação é que o trânsito ficou muito mais lento depois da colocação. A alteração no sistema do cruzamento das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes continua gerando reclamações: é nítido que o trajeto do Bom Clima ao Centro ficou mais lento depois da mudança. Deve dar para ver da janela do gabinete, se Guti esticar as vistas para os lados do Jardim Pinhal.

Buxixos no PSL guarulhense

Desde que a ex-vereadora Adriana Afonso filiou-se ao PSL (Partido Social Liberal), agremiação do presidente Jair Bolsonaro, seu nome passou a ser cogitado para concorrer à Prefeitura de Guarulhos em 2020. No entanto, outros grupos do partido na cidade movimentaram-se no sentido de comandá-lo e de ter as rédeas da disputa eleitoral, visando barrar as pretensões dela.

Buxixos no PSL guarulhense – 2

Com habilidade, ela mobilizou-se perante o Diretório estadual, onde Renato Bolsonaro, irmão do presidente da República, tem o poder, e o convidou para ser o candidato a vice-prefeito na chapa dela. Assim que a notícia veio à baila, o jornalista Pedro Notaro, do programa Radar de Notícias, levantou a questão quanto à inelegibilidade de parentes consanguíneos de ocupantes de cargos no Poder Executivo, no âmbito de seus respectivos territórios.

Buxixos no PSL guarulhense – 3

Rapidamente, o jornalista Roberto Samuel, do programa Tribuna Livre, obteve um furo de reportagem, entrevistando Renato Bolsonaro; evidentemente, o que foi facilitado por Adriana, com quem Roberto tem largo trânsito há tempos. Instigado a falar sobre a suposta inelegibilidade, o irmão do presidente disse que isso deve ser definido pela Justiça Eleitoral, mas que o importante é que ela conta com a simpatia do comando do partido e que, na opinião dele, reúne condições para dirigir a cidade. Concluiu dizendo que, independente de ele vir a ser o vice ou não, ela contará com seu apoio.

Buxixos no PSL guarulhense – 4

O parágrafo 7° do Artigo 14 da Constituição Federal é absolutamente claro quanto a isso:

“São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição”.

As máquinas públicas em disputa na eleição

Se forem confirmadas as pré-candidaturas até agora cogitadas, teremos uma disputa sem precedentes no que diz respeito às máquinas administrativas. O prefeito Guti, buscando a reeleição, tendo o comando da gestão municipal; a empresária Fran Corrêa, com declarado apoio do governador João Dória (PSDB), e, agora, Adriana Afonso, com apoio do partido do presidente da República. Importante frisar que, em entrevista ao Tribuna Livre, Renato Bolsonaro deixou claro que ela terá o apoio do PSL ou do partido ao qual o presidente estiver filiado, já que Jair Bolsonaro está em atrito com setores da legenda.

Queimando o filme

Já antevejo bombardeio de Adriana Afonso por seus opositores durante a campanha do ano que vem. Mãe de quadrigêmeos, participou há alguns anos do programa Super Nunny e a titular da série, que conseguia apaziguar inúmeras famílias, se viu impotente ao tentar dar um jeito na filharada de Mário Rifai e Adriana. Agora já adultos, os filhos do casal dão maus exemplos em vídeos postados no Instagram. Promovem festas regadas a uísques caros e a champanhe Moet Chandom e aparecem esguichando as bebidas nas paredes e derramando-as no chão, em uma clara demonstração de esnobação e de cultivo ao supérfluo. Mesmo que providenciem a retirada dessas imagens do ar, fatalmente alguém já as terá salvado para exibir nas redes sociais no momento oportuno.

Buxixos no PSL federal

Desde que se intensificaram as investigações sobre candidaturas-laranjas do PSL nas eleições de 2018 e uso indevido de verbas do Fundo Eleitoral, o presidente da República vem procurando se manter afastado dessa questão, reclamando que o partido seja transparente em relação às suas contas. Paralelamente, agiu nos bastidores para retirar da liderança na Câmara Federal o deputado Delegado Valdir e indicar seu filho Eduardo Bolsonaro para o lugar. No entanto, parte do PSL se rebelou contra essa articulação e referendou a permanência do meu xará na liderança. Eduardo até tentou apresentar uma nova lista de apoio, mas perdeu por alguns votos. Essa briga ainda promete muito.

Buxixos no PSL federal – 2

Entre as farpas trocadas, sobrou para a deputada Joice Hasselmann, que era a líder do Governo no Congresso Nacional. Porque ela assinou a lista de apoio à permanência do Delegado Valdir na liderança do PSL na Câmara, foi destituída da função e partiu para o ataque, dizendo que já contava com alguma traição a qualquer momento. O filho do presidente divulgou meme com a foto de Joice numa nota de 3 reais. Ela reagiu, afirmando não ter medo de milícia.

Buxixos no PSL federal – 3

O que virá depois desses bate-bocas, alguns impublicáveis, não se sabe. O fato é que, apesar de todas as escaramuças de gente do governo com o Congresso, até agora 80% das demandas do Executivo têm sido aprovadas pelo Legislativa. Se Bolsonaro deixar o PSL e parte expressiva da bancada permanecer, os ex-aliados podem ser mais danosos do que os atuais oposicionistas. Para começar, o deputado Delegado Valdir acusou o presidente de “comprar deputados” para tentar colocar o filho na liderança do partido. Melhor não ficar perto dessa troca de tiros. Aliás, o maior prejudicado diante de tudo isso tende a ser o pobre Brasil.