Concerto Jovens Solistas apresenta novos talentos em espetáculo no Adamastor

A Prefeitura e a Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos apresentaram mais um espetáculo emocionante, trazendo para o palco do Teatro do Adamastor Centro, na noite de sábado (19), o concerto de premiação da XVI edição do Concurso Jovens Solistas de Guarulhos. Tayná Tacyany Aparecida Trigo, Tiago Graziano e Jonatas Guterres da Silva Carmo protagonizaram uma das apresentações mais surpreendentes da Temporada 2019 da OJMG, regada a grandes clássicos da música sinfônica.

Maestro Emiliano Patarra – Foto: Alexandre de Paulo/Click Guarulhos

Realizado anualmente, o Concerto Jovens Solistas é um evento de grande importância para a formação e profissionalização dos jovens. “O concurso permite aos instrumentistas da OJMG estarem na condição de solistas, um tipo de atuação bastante diferente da qual eles estão habituados. Depois de passar por uma banca avaliadora, três interpretações que se mostraram mais maduradas e tecnicamente melhor elaboradas são premiadas nesse concerto”, explica o maestro Emiliano Patarra, orgulhoso com o resultado alcançado nesta edição.

Patarra observa ainda que, “coincidentemente, as três obras apresentadas no espetáculo desse sábado correspondiam a compositores de períodos muito próximos na história da música, interessante oportunidade para que o público pudesse entender a ordem cronológica, os gêneros e como funcionavam os concertos em diferentes momentos”.

Os solistas e as obras escolhidas

A flautista Tayná, de 24 anos, vencedora do XVI Concurso, comemora a possibilidade da execução de um repertorio bastante incomum no Brasil, o Concerto para flauta em Ré Maior, de Carl Philipp Emanuel Bach. O compositor, um dos vinte filhos do famoso Johann Sebastian Bach, foi extremamente influente entre 1750 e 1780 na região de Viena, na Áustria.

No palco, a flautista deu mostras do quão assertiva havia sido a escolha do repertório. A obra, virtuosística e cheia de contrastes, com leveza e beleza extremas, compôs com o todo harmônico da OJMG um andamento singelo. “Estou contente com a oportunidade de mostrar um trabalho ao qual venho me dedicando há tanto tempo, uma obra do período Barroco bastante sensível, com uma sonoridade interessante e agradável para os ouvidos”, afirmou.

Tomado de grande expectativa, Jonatas, de 26 anos, o segundo colocado, aceitou o desafio de mostrar ao público uma obra que coloca o contrabaixo em primeiro plano e mostra toda a magnitude desse instrumento: o Concerto para contrabaixo em Mib Maior, de Johann Baptist Vanhal.

“Ao mesmo tempo em que a execução se torna um imenso desafio, por outro, é bastante prazeroso poder se dedicar a uma peça como essa, um concerto de grande sutileza,que tira o instrumento de um lugar de acompanhamento e mostra a beleza das possibilidades sonoras que ele nos oferece”, comemorou o contrabaixista.

Durante a apresentação, Jonatas travou verdadeiro corpo a corpo com o contrabaixo, um desempenho extraordinário em que ficou evidente sua destreza e técnica precisa na execução da obra, além do grande potencial desse instrumento.

Terceiro lugar dentre os finalistas, Tiago, de 21 anos, dedicou longo período de estudo da obra Concerto para violino op.61 em Ré Maior, de Ludwig van Beethoven. “Esse concerto exige técnica e maturidade profissional, é diferente dos outros em que a orquestra é meramente um acompanhamento, ela também tem movimentos principais, e permite encaixar tudo isso perfeitamente”, vibrou o jovem.

No palco, Tiago mostrou grande concentração, revelando toda a beleza da obra de Beethoven ao executar uma composição com enorme grau de dificuldade, uma performance magnífica. O jovem violinista acumula um percurso formativo bastante interessante, foi aluno do Conservatório de Guarulhos e é instrumentista da OJMG desde 2017.

Agora, ele aguarda com ansiedade a seletiva para a Gru Sinfônica, a nova orquestra da cidade.Tiago também destacou a importância das ações da gestão da cidade para a formação de novos instrumentistas, o que permite que mais jovens aprendam e se desenvolvam aqui mesmo em Guarulhos.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos