Tempo de matrículas: Como escolher a melhor escola?

Pelo nono ano consecutivo, a RG, a Revista que tem identidade com Guarulhos, traz uma nova edição com informações sobre escolas da cidade, com dados referentes às estruturas disponíveis e às propostas de ensino de cada uma delas.

A abertura da reportagem de capa traz uma elucidativa pauta sobre as metodologias disponíveis, para que as famílias possam ter discernimento para escolher a instituição de ensino que mais combine com o modo de pensar que apreciam.

O roteiro está separado em três capítulos: ensino infantil, fundamental e médio; ensino superior e cursos profissionalizantes e outros.

Entenda as linhas pedagógicas adotadas no Brasil

Como escolher a melhor escola para os filhos? Especialistas entrevistados dão dicas do que levar em consideração na hora de decidir onde matricular crianças e adolescentes e explicam que não existe a escola ideal: a melhor opção vai variar de acordo com as preferências da família e com as características do próprio estudante.

“Tem que visitar a escola, conhecer a estrutura física, verificar a segurança, conhecer o ambiente da escola. Não existe uma escola melhor que a outra, existe uma escola mais adequada que a outra para determinada família”, explica o mestre em educação Rodolfo Fortes, que é professor de pedagogia do Centro Universitário Iesb, em Brasília.

Segundo Fortes, a escola deve oferecer um bom ambiente social e de aprendizagem. “As pessoas tendem a achar que a escola cara é a melhor escola. Às vezes, tem escola menor e mais barata, que tem excelente ambiente de aprendizagem”, diz.

Fortes explica que é importante também envolver a criança ou adolescente nessa escolha. “É importante entender por que a família está ingressando ou mudando de escola. Às vezes, a família precisa trocar de escola e a criança gosta da escola onde estuda. Às vezes, a mudança é por questão financeira. A criança pode estudar em uma escola particular e precisar ir para uma pública. Ela precisa compreender o que está acontecendo”, recomenda.

Formas de ensinar
As escolas, segundo a doutora em educação Shirleide Silva Cruz, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), de acordo com os métodos de ensino que adotam, se diferenciam basicamente em dois quesitos: como lidam com o conhecimento, o que envolve o conteúdo específico que será ensinado; e, como organizam o trabalho, ou seja, com avaliam os estudantes, como é a relação do professor com o aluno.

“Quando eu escolho a escola dos meus filhos, eu vou olhar como essa escola lida com as temáticas abordadas ao longo do ano, olhar as páginas das escolas nas redes sociais, ver que tipos de projetos elas desenvolvem, vou tentar captar como essa escola entende a construção do conhecimento e como ela vê o aluno”, diz.

Entender o trabalho da escola vai ajudar a evitar frustrações, de acordo com a professora. Uma escola mais tradicional, por exemplo, tenderá ter listas de conteúdos mais volumosos, usar técnicas de aprendizagem de memorização, enquanto uma escola que segue outros métodos pode priorizar o diálogo e ter um ensino mais livre e personalizado para os estudantes.

“A escolha tem a ver com o perfil da família, que é um mundo. A família deve ter o mínimo de clareza do que quer em relação ao projeto educativo do filho. Se escolhe uma escola que tem atividades mais livres, com menos tarefa de casa, com projetos didáticos abertos, é incoerente cobrar muita tarefa de casa, para o filho não ficar sem nada para fazer.”

Participação da família
Independentemente da escolha da escola, de ser uma escola pública ou particular, que adote uma ou outra proposta de ensino, a participação e o acompanhamento dos pais são fundamentais. “As próprias escolas procuram ter atividades para as quais chamam a família, além da própria reunião clássica. Tenho visto outras atividades interessante nos fins de semana para garantir a participação de pais trabalhadores e terem esse canal com eles”, diz Shirleide.

Além disso, segundo a professora, é possível acionar a diretoria e agendar conversas com os professores. Existem os conselhos escolares e as associações de pais e mestres. Há ainda aplicativos digitais e a própria agenda escolar física, adotada em muitas escolas, por meio da qual pais e professores podem trocar recados e informações sobre o desempenho dos estudantes.

Conheça, na próxima página, algumas das principais linhas pedagógicas seguidas no Brasil. De acordo com os especialistas ouvidos pela Agência Brasil, muitas escolas adotam métodos mistos.

Escola Tradicional
O professor é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, repassando seu conhecimento aos alunos, normalmente por meio de aula teórica. O estudante que não atingir um desempenho mínimo não evolui para a próxima etapa.

Escola Construtivista
O aluno é o sujeito ativo no processo de ensino-aprendizagem, e o professor age como um agente facilitador no processo que orienta o aluno a buscar e gerar seus próprios conhecimentos. O professor não é o único que tem acesso aos conteúdos da disciplina: o aluno também tem acesso aos mesmos meios que seu professor e com isso pode adquirir conhecimento a partir da realização de pesquisas e se tornar ativo no processo de ensino-aprendizagem.

Escola Sociointeracionista
Linha que considera que a aprendizagem se dá a partir da interação do sujeito com a sociedade ao seu redor, ou seja, vincula o desenvolvimento humano ao contexto cultural no qual o indivíduo se insere e à influência que o ambiente exerce sobre a formação psicológica do homem.

Escola Montessoriana
Normalmente aplicada no ensino infantil e fundamental. As salas são equipadas com diversos materiais e atividades e os alunos podem escolher o que irão fazer em cada dia. O professor tem papel de guia, tirando dúvidas e ajudando os alunos a superar as dificuldades.

Escola Waldorf
Os alunos são agrupados por idades e não necessariamente por séries. Três aspectos são colocados em foco: o desenvolvimento corporal, anímico e espiritual. Para desenvolver esses aspectos, os alunos contam com um professor na classe que os acompanha durante todo um ciclo, além de aulas com outros professores para cobrir outras partes do currículo. A avaliação dos alunos é baseada nas atividades diárias e envolve habilidades sociais e virtudes como interesse e força de vontade.

Ensino Infantil, Fundamental e Médio

Adventista Gopoúva
Segundo a direção do colégio, que atende do ensino infantil ao médio, a missão da instituição é promover, por meio da educação cristã, o cuidado com os alunos, o desenvolvimento integral do educando, nos aspectos físicos, sociais, mentais e espirituais. Para isso, conta com projetos diferenciados como o de saúde na escola, olimpíada esportiva, olimpíadas do conhecimento, apoio espiritual, simulados, robótica, intercâmbio cultural e linguístico, orientação vocacional e profissional e ações sociais na comunidade.

Rua Ananias José de Vasconcelos, 66, Gopoúva
Tel.: (11) 2087-7300 – WhatsApp: (11) 97132-3950

Adventista Vila Galvão
A unidade de Vila Galvão da Rede Adventista atende do maternal ao ensino médio, além do período contraturno para alunos do maternal ao 5° ano do ensino fundamental I.
A missão da instituição é promover, por meio da educação cristã o cuidado com os alunos, o desenvolvimento integral do educando, nos aspectos físicos, sociais, mentais e espirituais. Para isso, conta com projetos diferenciados como o de saúde na escola, apoio espiritual, simulados, robótica, intercâmbio cultural e linguístico, orientação vocacional e profissional, nivelamento pedagógico nas disciplinas de português e matemática, plantões de dúvidas nas disciplinas de matemática, física e química, “aulões” com ênfase no Enem, visando todas as áreas do conhecimento. Promove ações sociais na comunidade.

Rua Vicente Melro, 1072 – Vila Galvão
Tel.: (11) 2086-4455 – WhatsApp: (11) 95049-1444

Ahmad
Está há 50 anos no centro da cidade de Guarulhos e atende a todos os níveis da educação básica. Segundo sua direção, é um colégio moderno e inovador, que tem como diferencial o aprendizado baseado em valores humanos, com foco no aluno e em sua família, para que o desenvolvimento escolar se some aos talentos que a criança carrega dentro de si. Na educação infantil, além da formação básica, são oferecidas aulas de música, culinária, natação, judô e balé na matriz curricular. “Nos anos que seguem, temos como objetivo desenvolver o pleno domínio da leitura, da escrita, do cálculo e da interpretação. Tudo isso já pensando na preparação para ingressar nas melhores universidades do país, que começa nas etapas finais do ensino fundamental, culminando nos estudos aprofundados ofertados aos alunos do ensino médio. Para uma formação mais abrangente, todas as séries contam com atividades esportivas diversas, como as tradicionais modalidades coletivas e práticas individuais, e atividades culturais, como orquestra, pintura, teatro e oficina de YouTube. Há ainda aulas em que são trabalhadas as habilidades socioemocionais de cada um. As crianças e os adolescentes contam, também, com orientação educacional e de carreira, esta em especial para os alunos do ensino médio. Além de uma infraestrutura diferenciada oferecida em sua sede, como laboratório, piscinas, anfiteatro, sala de música, sala multimídia, dentre outros, o Colégio Nahim Ahmad é uma escola completa da educação infantil ao ensino médio”, diz informe da direção.

Av. Esperança, 191, Centro – Tel.: (11) 2440-1800 – WhatsApp: (11) 93281-9923 www.colegioahmad.com.br

Augusto Ruschi / Escola Jardim Encantado
O Colégio Augusto Ruschi tem como missão o desenvolvimento integral do aluno, apoiado em ações educativas coesas que se estruturam na relação família-escola como eixo central do processo de aprender.
A qualidade da organização de todos os espaços procura sempre favorecer a curiosidade do aluno, pois é através da interação que o aluno mantém com o ambiente e as pessoas que construirá um aprendizado rico e significativo. A busca pela ação consciente e crítica se faz presente na vida dos alunos por meio das diferentes vivências e interações de que participam desde a Educação Infantil. Os projetos sobre educação ambiental, as ações sociais, o olhar crítico e coerente sobre a diversidade cultural e política são, entre outros, ricos instrumentos avaliativos, desta forma qualitativa de aprendizagem. Possui diversas possibilidades e espaços de aprendizagem (laboratórios de criatividade, espaço maker, oficina de projetos, ateliês de artes, clube de matemática, clube de astronomia, plataforma educacional interativa). Oferece dinâmicas diferenciadas nas aulas de acordo com o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a atualidade, tecnológico de última geração. Projeto social inovador para conscientização à cidadania, onde os alunos são verdadeiros protagonistas. Desenvolve constante formação de toda equipe educacional e operacional.

Unidade I (Educação Infantil): Alameda Yayá, 389.
Tel.: (11) 2440-9755
Unidade II (Ensino Fundamental e Ensino Médio):
Alameda
Yayá, 976.
Tel.: (11) 2453-3535
www.colegioaugustoruschi.com.br

Autêntico
Completando 13 anos de história, dentro de seus 3.500 m² de área total, o Colégio Autêntico possui um projeto educacional fundamentado em um trabalho de reflexão constante, em sintonia com o que se produz de mais avançando nas diversas áreas do conhecimento.
Segundo sua direção, no Autêntico, o aluno é a razão de ser da proposta pedagógica. “Isso significa que cabe a nós proporcionar à criança e ao jovem a construção do conhecimento, respeitando suas individualidades. A relação de confiança mútua e a identificação da comunidade de pais com os valores básicos de nosso Colégio são fatores fundamentais para a plena realização de nossa proposta educacional. Aqui buscamos assegurar condições de aprendizagem, em um ambiente participativo e acolhedor, em que diferentes competências geram uma dinâmica de trocas produtivas”, diz informe da instituição.
Em 2020, o Colégio implementará na grade curricular o Projeto Bilíngue. “A decisão foi além de suprir as tendências atuais, pois nosso principal objetivo é fazer com que nossa comunidade entenda que a língua inglesa deixou de ser opção, e passou a ser uma necessidade por vivermos em um mundo globalizado”, dizem os dirigentes. “O esporte também é bastante estimulado, pois acreditamos que esta prática está muito além das competições, do ganhar e perder. Envolve responsabilidade, controle emocional, além de estimular uma vida mais saudável”, complementam. O Colégio possui salas de aulas amplas, iluminadas e arejadas, espaços físicos que atendem às necessidades de práticas educativas motivadoras; conta também com espaço multimídia, ateliê de arte, quadra poliesportiva e área verde. A direção afirma que seu corpo docente conta com professores de alta qualidade, sempre buscando a excelência de ensino.

Av. Salgado Filho, 3.975, Vl. Rio de Janeiro – Tel.: (11) 2457-8707 / 2457-8712 www.colegioautentico.com.br

Canadá
Fundado em 1988, tem como proposta de ensino a formação para excelência humana e acadêmica, que destaca o valor humano como pessoa autônoma, consciente, responsável, empreendedora e ética. Atende às necessidades pedagógicas dos alunos com um crescente cuidado na formação intelectual, social e emocional. “Sem deixar de alcançar resultados externos, nosso maior objetivo é sempre permitir ao aluno e à família alcançar os seus sonhos. Sonhos que trabalhamos junto ao aluno, ano a ano, até o final do Ensino Médio. Afinal, escola é mais que sala de aula”, diz informe de sua direção.

Rua Alfredo Cerquinho, 21, Gopoúva – Tel.: (11) 2463-3428
www.colegiocanada.g12.br

Carbonell
Segundo sua direção, o Colégio Carbonell possui infraestrutura de ponta, fácil acesso, equipe de profissionais qualificados e serviços educacionais que o eleva à posição de referência no segmento. Localizado na Vila Augusta, funciona em prédios especialmente projetados para proporcionar aos alunos, professores e colaboradores um ambiente ideal para trabalho e estudos. Conta com salas de aula adequadas, laboratórios, quadras, auditório para 200 espectadores, cantina, restaurante, playground, brinquedoteca, salas de música, inglês e leitura, sistema de reaproveitamento de águas pluviais, bosque com jardim sensorial e drive-thru para entrada e saída de alunos e visitantes. Um dos prédios é exclusivo para atividades do Ensino Médio. Na área pedagógica, o Carbonell assegura o desenvolvimento das 10 competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por meio de um forte sistema de ensino e, assim, prepara jovens estudantes para que possam exercer seu protagonismo no Brasil e no mundo. Oferece exclusivo programa de inglês ampliado, por meio do qual jovens adquirem fluência e recebem a certificação internacional do TOEFL® gratuitamente, sem sair do colégio. Destacam-se ainda as atividades extracurriculares. No +Carbonell, por exemplo, estudantes permanecem no colégio cumprindo tarefas programadas e exercitando o hábito do estudo diário. No CarboVest, eles recebem orientação individualizada para um bom desempenho nos vestibulares e a acertada escolha profissional. Já nos Clubes, desenvolvem habilidades técnicas, artísticas, esportivas e sociais. O Colégio Carbonell também oferece programas de iniciação científica, simulações estudantis, intercâmbios e orientação especializada para jovens que pretendem estudar fora do país.

Av. Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco, 2687, Vila Augusta – Tel.: (11) 4962-5555. www.colegiocarbonell.com.br – e-mail: colegio@colegiocarbonell.com.br

Casimiro de Abreu e Sol Encantado
Há 36 anos une tradição, experiência e inovação com ensino voltado ao desenvolvimento socioemocional. Salas de aula com número reduzido de alunos em um ambiente familiar e individualizado. Do berçário ao ensino médio (manhã, tarde, semi-integral e integral). Judô, ballet, ginástica, dança, musicalização e robótica; orientação fonoaudiológica e psicológica.

Rua São Francisco, 35/57, Vila Galvão – Tel.: (11) 2455-2479/2824 – WhatsApp: (11) 99829-2479 – www.colegiocasimirodeabreu.com.br/www.solencantado.com
Facebook: Colégio Casimiro de Abreu/Colégio Sol Encantado.

CLIP
Há 20 anos, o Colégio Clip vem sendo referendado no cenário educacional como uma das mais conceituadas instituições de ensino de Guarulhos. Em sua premissa, estão os princípios diários: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, o que contribui para a formação integral do aluno como cidadão atuante na sociedade.
Um importante diferencial é o processo de inclusão, de maneira responsável e completa, em um ambiente propício à educação para todos. O Colégio trabalha com proposta pedagógica interacionista socioconstrutivista e mantém em seu quadro professores com sólida atuação no mercado e que, periodicamente, passam por processos de formação continuada.
Os níveis educacionais atendidos são: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio – com o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e a preparação básica para a cidadania e o mercado de trabalho.
A estrutura conta com mais de 5 mil m² de área, na qual os alunos contam com espaços arborizados para fomentar vivências integradas à natureza. Além de salas equipadas com recursos multimídia, tem laboratório de ciências, biblioteca, refeitório, lanchonete, sala exclusiva para idiomas e centro de lazer completo, que atende o período integral ou por hora, atendendo também não alunos que queiram atividades de lazer no período inverso ao que cursam o ano letivo.

Portaria I – Rua Conselheiro Antônio Prado, 323, Vila Progresso
Portaria II – Avenida Esperança, 1.038, Vila Progresso
Tel. (11) 2087-6240
Facebook: www.facebook.com/colegioclip
Instagram: @colegioclip

Colégio Domínio e Lápis Mágico
Há 19 anos em Guarulhos, oferece berçário, educação infantil e ensino fundamental nos períodos: integral, semi-integral e meio período. Sua proposta pedagógica baseia-se no método tradicional de ensino. “Somos uma escola aberta para a modernidade, sempre pronta a incorporar novas práticas e metodologias, sem abrir mão da conveniência de cultivar os bons valores consagrados pela escola tradicional”, afirma a diretora, Camila Andrade,  Segundo ela, o colégio acredita no recurso humano como seu mais precioso bem. “Nossa prática pedagógica está diretamente relacionada à tendência progressista da educação. Somos uma instituição de ensino que valoriza o aprendizado completo dos alunos, para que se tornem verdadeiros cidadãos, metodologia consolidada e profissionais do ensino comprometidos. O Colégio firma compromisso com a qualidade do ensino considerando, na proposta pedagógica, os quatro pilares da educação para o século XXI: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.
Oferece ainda aulas extracurriculares de judô, balé, informática, musicalização, inglês em parceria com o PBF. Os alunos do período integral não têm férias nos meses de janeiro e julho, meses em que há programação e atividades exclusivas.

Rua Arujá, 44, Gopoúva – Tel.: (11) 2441-2238/ WhattsApp: (11) 97683-9999
www.lapismagico.com.br – facebook.com/lapismagicodominio

Eniac Colégio
Há mais de 30 anos, o Colégio Eniac é reconhecido como uma escola inovadora e de excelência. Atendendo estudantes do ensino infantil, fundamental, médio e técnico, oferece um sistema de ensino com 1/3 de toda carga horária baseada em projetos.
O Colégio Eniac foi o primeiro de Guarulhos e região a utilizar as tecnologias Google for Education e é case de inovação em educação da Google no Brasil. “O uso das ferramentas Google for Education e dos Chromebooks em sala de aula permite que nossos alunos tenham acesso à nossa metodologia inovadora de ensino e aprendizagem a qualquer momento e em qualquer lugar”, ressalta Caio Fernando, coordenador do Colégio Eniac. Segundo ele, as novas práticas adotadas impactam positivamente não apenas nas notas finais dos alunos, mas, principalmente, no desenvolvimento das habilidades e conhecimentos e na motivação dos estudantes.
O fundador do Colégio Eniac, Ruy Guérios, destaca que o colégio não para de investir em novidades com o objetivo de garantir a melhor a educação possível aos seus estudantes. “Nossa missão é ajudar nossos alunos a realizar seus sonhos e a ter sucesso na vida. Isso significa estar sempre conectado ao que há de mais moderno em termos de metodologias e novas tecnologias”, ressalta. Em 2016, a escola investiu na construção de um FabLab e, hoje, a grade conta com disciplinas maker, nas quais todos os alunos aprendem a pôr a mão na massa, desenvolvendo robôs, brinquedos e protótipos, utilizando impressoras 3D, cortadora a laser e outros equipamentos de ponta. Domingues reforça que “a tecnologia melhora o desempenho e aprendizado dos alunos, uma vez que o uso bem-sucedido das ferramentas aproxima a escola do universo dos estudantes”.
Desde 2016 a escola adotou, também, o Ensino Bilíngue. “Agora, os pais podem optar, desde o ensino infantil, que seus filhos sejam ou não, educados nas línguas portuguesa e inglesa, garantindo a fluência nos dois idiomas. Além de mais de 10 horas de aulas, projetos e estudo de inglês por semana, os alunos podem contar com uma série de atividades físicas, criativas e culturais que permitem a vivência do idioma”, conclui.

Rua Força Pública, 89, Centro, Tel.: (11) 4349-1366
Facebook: colegioeniacoficial – www.colegioeniac.com.br

Colégio Entrelaçar (ex-Colégio Estratégia)
Estimular as habilidades das crianças e trabalhar conceitos valiosos para o convívio em sociedade como respeito, cooperação, solidariedade e criticidade, fazem com que o caminho de aprendizado e desenvolvimento infantil seja seguro e sólido, permeando toda infância e servindo como referência na vida adulta. No Colégio Entrelaçar essa estratégia faz parte da Proposta Pedagógica, utilizada há 18 anos como referência para a criação de projetos e atividades que buscam explorar o potencial de cada aluno e incentivar o aprendizado a partir de contextos históricos, culturais e sociais. Atende crianças a partir de 1 ano e 4 meses até o fundamental 1. Utiliza projetos desenvolvidos pela equipe pedagógica e livros do sistema de Ensino Pitágoras. Tem contato com a natureza, horta, pequeno animais.

Rua Lucinda Rabelo, 65, Vila Galvão – Tel.: (11) 2455-9717 – WhatsApp: (11) 95302-3198

Externato Parque Continental
Atende da educação infantil ao ensino médio. A proposta pedagógica da escola é o compromisso com os valores fundamentais para a preparação da vida: organização, disciplina, respeito, ética, responsabilidade, senso crítico, criatividade, sensibilidade estética e diálogo.

Rua Paulo Castaldelli, 139, Parque Continental I – Tel.: (11) 2451-7433 – www.epc.g12.br

Farias Guarulhos
Fundado em 1963 como Colégio Claretiano, hoje Colégio Farias Guarulhos, oferece ensino de qualidade da educação Infantil ao ensino médio. Tem entre seus objetivos fixar metas de aprendizagem e, para atingi-las, busca introduzir conteúdos voltados para o desenvolvimento das competências; além dos objetivos transversais de natureza moral e intelectual, possibilitando ao aluno tornar-se um cidadão consciente, crítico, solidário, ético e responsável. Desenvolve atividades extracurriculares como ginástica artística, teatro, jazz, ballet, judô, capoeira, além de projetos interdisciplinares debruçados na importância atribuída à educação contemporânea.

Alameda Aida, 41, Gopoúva – Tel. (11) 2441-3657/2443-3973 www.colegiofariasgru.com.br

Finke
Em funcionamento há 20 anos na cidade, trabalha com educação desde o berçário até o ensino fundamental I – 1º ao 5º ano. Segundo sua direção, sempre prezando pelo cuidado acolhedor com os pequenos e o atendimento diferenciado, e com estrutura com número reduzido de alunos por classe, para garantir a eles atenção integral, maior desenvolvimento no processo educacional, respeito ao ritmo de aprendizagem e melhor interação afetiva entre professor e aluno. Esse princípio visa respeitar o estágio de cada estudante: os que têm facilidade de aprendizado podem dar andamento ao ritmo de desenvolvimento, enquanto os alunos com dificuldade em determinado aspecto podem fazer atividades especiais para superá-la. “Tais medidas, que compõem a proposta pedagógica do Finke, visam a estimular o prazer de aprender e experimentar, respeitando a individualidade e valores familiares de cada um, com amor e confiança. O objetivo é a formação de um indivíduo atuante e ético, e incentivar o aluno a respeitar seus semelhantes e o meio ambiente”, diz informe da instituição. O Colégio tem atividades complementares, como música, artes, balé, karatê, teatro e esportes, além de aulas todos os dias de imersão com inglês, favorecendo o uso da língua e a comunicação em um idioma tão importante de conexão global. Projetos como a Feira Cultural, que ocorre anualmente, e o uso de tablets durante as aulas enriquecem a dinâmica do conteúdo ensinado e auxilia o aprendizado.

Rua Túlio Brancaleone, 90, Centro. ? (11) 2409-5064/2468-1771
www.colegiofinke.com.br – Facebook/colegiofinkeoficial – Instagram/colegiofinke

Integrado
O Colégio Integrado de Guarulhos – CIG há 39 anos trabalha com crianças e adolescentes, do ensino infantil ao médio, nos períodos matutino e vespertino. Segundo seus dirigentes, é considerado referência na educação e no esporte, o que é sustentado pela tradição, experiência, qualidade e modernidade. Afirmam buscar unir vida e educação para que sejam um binômio inseparável; o desenvolvimento de hábitos, atitudes e do pensamento crítico; o gostar da escola e o aprender. Oferece atividades complementares como aulas de natação, futsal, basquete, teatro, inglês e ginástica artística.

Av. São Luís, 183, Vila Rosália – Tel.: (11) 3544-0333 / 2455-0200 – www.cig.br

Julio Mesquita Colégio Bilíngue
Na Educação Infantil, o Colégio Júlio Mesquita tem como proposta ensinar pelo lúdico. Por meio da diversão, ensina valores, direitos e deveres, sempre visando à formação integral da criança, para que ela possa crescer feliz e consciente de seu papel no mundo, enfatizando: comunicação e expressão, pensamento operacional concreto, meio físico e social, ciências e saúde, inglês (bilíngue), projeto musicalizando, informática e educação física. No ensino fundamental I e II, as atividades priorizam a capacidade de aprender do aluno, com vistas ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Nesse nível de aprendizagem, os alunos desenvolvem a compreensão dos ambientes natural e social, do sistema político e das artes. Os vínculos de família e a solidariedade humana são fortalecidos, preparando o aprendiz para o completo exercício da cidadania, nas áreas de informática, artes, projeto Musicalizando, inglês (bilíngue até 8º ano em 2020, até atingir 9º ano em 2021); conscientização ambiental, programa O Líder em Mim, cuja missão é promover mudança comportamental para desenvolver competências socioemocionais; educação financeira, xadrez (até 5º ano) e high school (Texas Tech University – 9º ano). No ensino médio, o objetivo é a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental. Os estudantes desenvolvem a autonomia e o pensamento crítico, abordam os conteúdos pertinentes aos mais diversos domínios de forma consciente, preparando-se, assim, para os processos seletivos e para o prosseguimento de seus estudos, em nível superior, incluindo: projeto Musicalizando, reforços, plantões e aprofundamentos, high school, informática e produção de textos.

Avenida Rotary, 304, Jardim das Bandeiras – Tel.: (11) 2421-9088 – WhatsApp: (11) 94475-9088 – www.colegiojm.com.br

Colégio Marconi e Cantinho da Alegria
A instituição, que funciona há mais de três décadas, oferece desde ensino infantil (Cantinho da Alegria) até o ensino médio regular (Colégio Marconi). Conta com oito unidades, localizadas em diversos bairros da cidade, sendo duas delas desenvolvidas exclusivamente para atender as crianças da educação infantil. As instalações de ensino contam com salas multimídia equipadas com lousa digital, wi-fi, laboratório de ciências exatas e humanas, teatro, centro esportivo, brinquedotecas, área verde, horta e salas de atividades diversificadas. Os alunos participam de eventos diferenciados, nos quais aprendem desenvolvimento social e noções de cidadania, dentro de aspectos pedagógicos, esportivos, artísticos e culturais, em competições pedagógicas em âmbito nacional, como a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), Olimpíada Canguru de Matemática Brasil e Olimpíada de Biologia, que rendem importantes medalhas. O colégio conta com o apoio pedagógico do sistema Etapa, Escola da Inteligência e do Google for Education. O Grupo Marconi tem se destacado nos torneios esportivos, como a OCG (Olimpíada Colegial Guarulhense), o Circuito Escolar do Grande ABC e os Jogos Escolares do Estado de São Paulo.

  1. Unidade Pains (ed. Infantil): Rua Pains 89, Monte Carmelo – Tel.: (11) 2402-3317
  2. Unidade Taboão (ed. Infantil): Av. Nova Taboão, 293, Taboão – Tel.: (11) 2404-2666
  3. Unidade Sta. Clara (ed. Infantil, fundamental I): R. São Geraldo, 265, Jd. São Paulo – Tel.: (11) 2456-6228
  4. Unidade Centro: (Infantil, Fundamental I e II):
    Av. Papa Pio XII, 148, Macedo
    – Tel.: (11) 2440-1100
  5. Unidade Timóteo (Infantil, Fundamental I e II, Ens. Médio):
    R. Domingos Magno, 168, V. Progresso
    – Tel.: (11) 2409-1002
  6. Unidade Flórida I (Fundamental II, Ens. Médio):
    Rua João Romano, 313, V. Flórida
    – Tel.: (11) 2088-4188
  7. Unidade Flórida II (fundamental I): R. Sebastião Bernardino Seixas, 102, – Tel.: (11) 2088-2085
  8. Unidade Vila Augusta (Infantil, Fundamental I e II, Ens. Médio):
    Rua José Mandotti, 44, V. Augusta
    – Tel.: (11) 2422-4801

Maha-Dei
Atende da educação infantil (4 anos) à 3ª série do ensino médio e está há 22 anos em atividade. Sua proposta é a socioconstrutivista, com o objetivo de desenvolver identidade e autonomia desde cedo, para a formação de cidadãos críticos. Tem mais de 2 mil m2 construídos e possui laboratório, quadra e sala de informática.

Avenida Doutor Timóteo Penteado, 3.150, Vila Galvão – Tel.: (11) 2451-6133 – www.maha-dei.com.br

Maia
Fundado na década de 1960, está entre as melhores escolas do Enem em Guarulhos; conta com 3 unidades, sendo cada uma exclusiva para determinada faixa etária. Em 2020 iniciará o projeto bilíngue para a educação infantil, com o surgimento do Maia Kindergarten. A direção afirma que a proposta pedagógica consiste em assegurar ensino de qualidade, dando ênfase aos valores e atitudes do ser humano. Com mensalidades a partir de R$ 788, o colégio conta com parcerias dos Sistemas de Ensino Mackenzie, Bernoulli (regular e bilíngue) e Cel Lep, robótica a cargo da Lego Education, além do Programa do Dr. Augusto Cury com a Escola da Inteligência. Reforçando a visão humanitária do colégio, a mantenedoria mantém uma rotina de apoio ao Graacc e à AACD.

Unidade 1
Ensino Fundamental 2 e Médio
Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 201

Unidade 2
Ed. Infantil & Kindergarten
Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 234

Unidade 3
Ensino Fundamental 1
Av. Dr. Renato de Andrade Maia, 285
Tel.: (11) 2440-1999
www.colegiomaia.com.br

Parthenon
Com 40 anos de atuação, atende todos os segmentos em quatro unidades. Adota a proposta socioconstrutivista, por defender que a aquisição do conhecimento só é possível a partir da interação ativa no processo de construção da aprendizagem. Sua direção aponta como diferenciais: atenção individualizada ao desenvolvimento dos alunos; qualidade do corpo docente; valorização da cultura e das artes; uso de tecnologias educacionais; plantões de dúvidas; ótimos resultados acadêmicos; programa bilíngue; Empresa Júnior; trabalho com projetos.
Afirma que a criança na educação infantil é reconhecida como um ser de direitos e ávida pelas descobertas. “Este é um lugar de intensas aprendizagens, de inúmeras interações, de descobertas e do inédito. Garantimos as especificidades da infância, valorizando a brincadeira e a cultura”, completa. No fundamental I o aluno começa a estruturar sua postura de estudante, frente às demandas escolares, a expressar-se com competência e a situar-se num contexto acadêmico. No fundamental II, o aluno está mais autônomo e o desenvolvimento de atividades com diferentes especialistas possibilita uma maior profundidade no tratamento dado aos conteúdos propostos. “O ensino médio é uma etapa da vida, dentro de um percurso acadêmico, marcada pelo desejo de liberdade, pela necessidade de contestação, pelas angústias decorrentes da própria constituição da personalidade, da conquista da autonomia e de muitas outras ‘marcas’ que nos acompanham vida afora. A formação para a fase adulta requer a instrumentalização para enfrentar os inúmeros desafios, incluindo a preparação para os vestibulares e para o mundo do trabalho”, diz informe da instituição. O inglês tem grande destaque em todos os segmentos, com aulas diárias desde a educação infantil até o final do ensino fundamental. Já no ensino médio assume uma abordagem diferenciada, visando a garantia de aprendizagem de um segundo idioma para colocar os alunos em posição privilegiada no mundo. O Parthenon propõe um currículo que prepara os alunos para os desafios que enfrentarão no futuro, promovendo o desenvolvimento das competências socioemocionais e cognitivas a partir do trabalho com projetos interdisciplinares, resolução de problemas e aulas de excelência.

Unidade I – Bom Clima – Tel.: (11) 4967-9500 – Rua Cônsul Orestes Correa, 733
Unidade II – Vila Augusta – Tel.: (11) 2421-5588 – Rua Salvador Gaeta, 578/610
Unidade III – Bom Clima – Tel.: (11) 2479-3700 – Rua Minnie Ida Perman, 234
Unidade IV – Vila Augusta – Tel.: (11) 2937-2375 – Rua Noêmia Delafina,64
www.colegioparthenon.com.br

Paulo Freire
Há mais de 30 anos exercendo sua missão educacional baseada na Pedagogia Humanista e Conscientizadora do Patrono, o educador Paulo Freire, busca levar o estudante a desenvolver o sentimento de pertencimento ao local onde habita e à Pátria. Sua direção defende que tal prática oferece oportunidade de aprendizagem e vivência desde a educação infantil até o ensino médio, através da participação da expressão artística: do teatro, da dança, da música, do xadrez, da relação interpessoal, dos esportes e das vivências in loco na região do Município, por meio das aulas de História de Guarulhos, parte integradora das disciplinas de formação acadêmica. O Projeto Educando para a Vida prepara os estudantes para conclusão do ensino médio, capacitando-os para o mercado de trabalho através de cursos profissionalizantes e para o ingresso aos cursos superiores. Novidade para 2020: iniciará o período integral e semi-integral, além do ensino médio com a utilização da Plataforma Digital Geekie One.

Rua Igrejinha, 233, Cidade Seródio – Tel.: (11) 2467-1022 / 2469-6671 / 2087-9599
www.ccepaulofreire.com.br
Facebook: ccepaulofreire
Instagram: paulofreirecce

Progresso
O Colégio Progresso está presente em Guarulhos há 50 anos, mantendo a tradição e a qualidade de ensino. Proporciona atividades que desenvolvem nos alunos a capacidade de pensar, construir e o aprender a aprender, através de metodologias ativas que estimulam a criatividade, a cidadania, a cooperação, a ética, o empreendedorismo, a liderança, a responsabilidade social e o despertar pela cultura. Desenvolve ainda, pela prática esportiva, o trabalho em equipe e o convívio social. O aluno é preparado e orientado para enfrentar situações reais e gerir emoções através da cultura maker, projetos integradores e multidisciplinares, projeto de vida, projeto “O Líder em Mim”, projeto “Jovem Empreendedor”, projeto trilíngue (inglês e espanhol). “Com um corpo docente e equipe gestora altamente qualificados e comprometidos, o Colégio Progresso está sempre atento à atualização profissional e às inovações tecnológicas. Temos lousa digital interativa e touch screen em todas as salas de aula, beneficiando desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, sala maker, aula de libras, teatro, núcleo empreendedor e parceria com a Faculdade Progresso que oferece Núcleo Psicopedagógico para ajudar os alunos, bem como palestras com psicólogos para auxiliar os pais na educação de seus filhos”, diz informe de sua direção.
Oferece educação infantil, fundamental e médio. Material didático Anglo. Período: manhã, tarde e integral.

Av. Dr. Timóteo Penteado, 4545, Vila Galvão
Tel.: (11) 2452-8844 ou WhatsApp: (11) 95310-0001
www.colegioprogresso.g12.br
Facebook: Colégio Progresso Guarulhos

Projeto Crescer Baby Park Bilingual School
A escola atende crianças de 4 meses a 5 anos. Trabalha através de vivências e experiências, baseados na abordagem socioconstrutivista, na Pedagogia Reggio Emília e com um projeto bilíngue diferenciado. Ocupa uma área de 1.200m2, com um parque de mais de 300m2 de área verde, árvores frutíferas, horta, viveiro de coelhos, ateliê de artes e espaço lúdico. Seus dirigentes afirmam: “Acreditamos que uma criança que tem tempo e espaço para brincar sente-se valorizada em suas descobertas e potencialidades. Nossa alimentação está toda inclusa, pois priorizamos uma alimentação saudável com o consumo diário de frutas, legumes e verduras”. Os períodos podem ser de 6h ou 12h.

Rua Rui Barbosa, 237, Vila Augusta – Tel.: (11) 4962-0303

Vila Fátima
Comemorando dez anos de atividade em dezembro de 2019, o Colégio Vila Fátima atende desde o ensino infantil até o nível médio. Sua direção afirma entender que, mais importante do que o quanto se ensina e o que se ensina, é como se ensina. Busca proporcionar ao aluno um processo de ensino-aprendizagem no qual a construção do conhecimento promove o desenvolvimento de projetos e direciona para realizações. Na educação infantil, são trabalhadas: linguagem, matemática, estudos da natureza e sociedade, além de inglês e educação musical. No fundamental I, o objetivo é desenvolver a capacidade de aprendizagem das crianças. O fundamental II prepara os alunos com o aprendizado de disciplinas mais especificas, aprofundando os conhecimentos em cada área, embasando-os o suficiente para cursar o ensino médio. Oferece ainda o ensino Integral, destinado às famílias que precisam de uma trabalho educacional mais intensivo com seus filhos. Para isso a escola dispõe de um ambiente estimulador, no qual o aluno é amparado com mais tempo de estudo e convivência, tendo um apoio maior no seu aprendizado. A ampla área, com árvores de sombra e frutíferas, constitui um importante diferencial. “O colégio dispõe de ferramentas adequadas para o desenvolvimento do conhecimento cientifico e a relação que o aluno tem com o meio onde vive, formando, assim, estudantes que estejam preparados para serem protagonistas em seus grupos sociais e profissionais”, diz informe da instituição de ensino”.

Rua Hélio Arrelaro, 151, Vila Fátima
Tel.: (11) 2441-0103 – www.colegiovilafatima.com.br

Ensino Superior e extensão

Faculdade Academus – FAAC
Estão abertas as inscrições para o curso superior de pedagogia, a distância, na Faculdade Academus, que obteve do MEC a avaliação 4 (na escala de 1 a 5). A Academus Centro de Formação Continuada iniciou em 2016, como instituição voltada à formação inicial e contínua de profissionais nas áreas de educação, administração e negócios e saúde, realizando o sonho de seu fundador, o professor Fábio Cardoso dos Santos. Com o compromisso de preparar as pessoas para atuarem com excelência em suas respectivas áreas, desenvolve a parte cognitiva – teoria e prática, e promove o desenvolvimento pessoal e afetivo dos alunos. Iniciou com cursos de extensão, aperfeiçoamento, concursos públicos, cursos livres e profissionalizantes, pré-vestibular e de pós-graduação, sendo este último com certificado emitido em parceria com outras instituições credenciadas pelo Ministério da Educação – MEC. Em 2017, mudou-se para novo e mais amplo prédio e obteve do MEC a transformação em Faculdade Academus – FAAC. “Temos por objetivo formar cidadãos globais, tecnologicamente capacitados e socialmente responsáveis, por meio de cursos de graduação (futuramente divididos entre licenciaturas, bacharelados e tecnólogos), pós-graduação e extensão, pertencentes a um amplo projeto de formação com foco na excelência do ensino, balizado por sólidos princípios éticos e de comprometimento com o indivíduo e a sociedade”, afirma o fundador. Aponta como cursos de excelência: psicopedagogia clínica e institucional e neuropsicopedagogia. Graduação EAD de licenciatura em pedagogia; vários cursos de pós-graduação Lato Sensu na área da educação; Programa Especial de Formação Pedagógica; Segunda Licenciatura; cursos de extensão e aperfeiçoamento. Oportunidade de cursar pedagogia EAD, já em 2020.

Av. Bom Clima, 106, Jardim Bom Clima – Tel.: (11) 2600-5536 – WhatsApp: (11) 99996-8885 – site: www.acfcacademus.com.br e www.faculdadeacademusead.com.br

Faculdades Guarulhos
As Faculdades Integradas de Ciências Humanas, Saúde e Educação de Guarulhos, conhecidas como Faculdades Guarulhos (FG), têm quase cinco décadas de tradição: em 2020 comemoram seu 50º aniversário na formação de profissionais da saúde, educação e administração. Sua direção afirma que a instituição está em permanente processo de modernização de seus currículos, metodologias e tecnologias de ensino, adequando-os de forma a propiciar sólida e atualizada formação de seus alunos para que alcancem sucesso como profissionais competentes e cidadãos éticos e responsáveis. As FG foram avaliadas pelo MEC com a nota 4 (Muito Bom, na escala de 1 a 5), obtiveram conceito 5 em Responsabilidade Social devido aos serviços que seus muitos cursos prestam à comunidade guarulhense e a qualidade no atendimento. Oferecem laboratórios modernos e equipados para aulas de anatomia, biologia, física, fisiologia, microscopia, química, enfermagem, fisioterapia e técnicas de ensino na área de pedagogia, história, matemática, geografia, letras e ciências biológicas. Biblioteca com mais de 40 mil itens, sala de leitura, computadores com multimídia, videoteca, mapoteca, salas para trabalhos em grupo e projeção de slides, além de Wi-Fi. Dez cursos de graduação: administração, pedagogia, matemática, letras, ciências biológicas, história, geografia, psicologia, enfermagem e fisioterapia. Pós-graduação lato sensu nas áreas da saúde e educação, com descontos para ex-alunos. Parcerias com o Prouni (Programa Universidade para Todos), Fies (Programa de Financiamento Estudantil) e convênios com associações, sindicatos, empresas, igrejas e Prefeitura de Guarulhos. Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais e programas específicos para deficientes visuais, auditivos e cadeirantes. Cumprindo sua função social, coloca à disposição da população, gratuitamente, clínicas de enfermagem, fisioterapia e psicologia.

Rua Barão de Mauá, 95, Centro, Guarulhos
Tel.: (11) 2409-3533 / 2409- 3719 / 0800-7716833 – www.fg.edu.br
www.faculdadesdeguarulhos.edu.br

Faculdade Progresso
Oferece os cursos de graduação em Administração, Direito, Licenciatura em Pedagogia, Graduação Tecnológica em Gestão de Recursos Humanos e Logística, além de complementação pedagógica (Segunda Graduação) em Pedagogia. Os cursos são autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação com nota 4, na escala de 1 a 5. A Direção afirma que conta com professores mestres e doutores, biblioteca digital, lousa digital e interativa em todas as salas de aula. Na pós-graduação oferece os cursos de Psicopedagogia, Gestão de Pessoas e Recuperação Judicial de Empresas, além de cursos de extensão de curta duração. A instituição participa de projetos culturais e comunitários e mantém convênios e parcerias com entidades empresariais, sindicatos e associações, para concessão de descontos.

Av. Dr. Timóteo Penteado, 4525, Vila Galvão
Tel.: (11) 2452-8844 ou WhatsApp (11) 95310-0001 – www.faculdadeprogresso.edu.br Facebook: Faculdade Progresso

FGV Conexão
Guarulhos é uma das sete cidades onde o Grupo Conexão atua, com cursos de curta duração, Pós-graduação em Administração de Empresas, MBA em Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos, Gestão Comercial, Logística Supply Chain, Gestão Financeira e outros. Ministrados pela Fundação Getúlio Vargas, podem ser conferidos por meio do site www.conexao.com.

Av. Dr. Timóteo Penteado, 721, Vila Hulda
Tel.: (11) 2447-4250 – www.conexão.com

FIG-Unimesp
Primeira instituição de ensino superior de Guarulhos, com mais de 50 anos de existência, oferece, para o primeiro semestre de 2020, os seguintes cursos: bacharelado em administração, contábeis, direito, educação física e engenharia civil; educação tecnológica em gestão de RH e logística; licenciatura em educação física e pedagogia; cursos de pós-graduação e cursos livres, além de serviços abertos à população, como o Juizado Civil, Cejusc e Fácil.
Vestibular agendado ou e-mail: vestibular@fig.br


Av. São Luís, 315, Vila Rosália – Tel.: (11) 3544-0333
WhatsApp: (11) 96649-9053 – www.fig.br

Cursos Profissionalizantes e outros

Ballonné Studio de Dança
Especializada em balé, a escola de dança oferece uma estrutura moderna e adequada para aulas de dança, cursos livres ou de formação em balé clássico e conta com professores especializados para cada faixa etária e modalidade. O curso de baby class atende crianças dos 3 aos 6 anos; o balé preparatório, alunos a partir dos 7 anos; e o curso de balé clássico com formação profissional, a partir de 9 anos, no qual é aplicada a metodologia da instituição russa Vaganova, a mesma utilizada pela Escola do Teatro Bolshoi. Entre os cursos livres oferece aulas de Jazz Dance e Street Dance, para crianças a partir dos 8 anos e adultos; e o Lyrical Jazz e Contemporâneo, para alunos a partir dos 16 anos à fase adulta.  
Com diversidade de dias e horários, a escola oferece aulas nos períodos da manhã, tarde e noite. Atende alunos que procuram a dança para tonificar e fortalecer a musculatura ou corrigir postura. Além de reforçar a autoestima, a dança contribui para uma vida saudável, harmonizando corpo e mente com elegância e bem-estar.

Avenida Dr. Renato de Andrade Maia, 670, Parque Renato Maia – Tel.: (11) 4962-7379 Facebook: ballonne

Centro Britânico de Idiomas – Unidade Guarulhos
Parte de uma franquia com 50 anos de existência, o Centro Britânico Idiomas – Unidade Guarulhos, presente na cidade desde 2011, inova oferecendo diversos cursos, como inglês para alunos a partir de três anos; alemão, espanhol, francês e italiano a partir de seis anos e mandarim a partir de 10 anos de idade. Informe da escola afirma que desde o primeiro contato, seus alunos recebem um atendimento que visa encontrar o melhor curso considerando sua faixa etária, conhecimento e perfil, refletindo diretamente na absorção de conteúdo e atenção dada pelo professor e coordenador pedagógico, que acompanham seu trajeto durante seu percurso. “Nosso corpo docente tem como base acadêmica o foco no ensino e aprendizagem de línguas, o que permite que seus treinamentos de reciclagem e aperfeiçoamento tornem-se muito mais efetivos e relevantes para a realidade em sala de aula. Nossos cursos abrangem áreas que vão desde negócios, viagens, apresentações pessoais, inglês para aviação, conversação e preparatórios para exames internacionais como IELTS e TOEFL”, diz  Vera Novo, diretora da instituição. O Centro Britânico é um centro preparatório para os exames internacionais da Cambridge Assessment English, organização vinculada aos padrões do Quadro Comum Europeu de Referência de línguas, que atesta o progresso e nível linguístico de estudantes de língua inglesa. Há opções de aulas personalizadas, com didática e dinâmica específicas. Ao lado e vinculado ao Espaço Livre Café Bar, próximo ao Bosque Maia.

Av. Salgado Filho, 1443, Centro
Tel.: (11) 4963-1133 – WhatsApp
: (11) 94081-3534 – www.centrobritanicoidiomas.com.br

Conservatório Musical de Guarulhos (Academia de Música)
Com 56 anos de tradição, o Conservatório Musical de Guarulhos mantém aulas para todos os instrumentos musicais e canto para todas as idades. Buscando aliar a experiência com inovação e modernidade, conta com professores jovens e leciona repertórios clássico e popular. Segundo seu fundador e diretor, maestro Armando Colacioppo, o Conservatório é oficializado e os professores são habilitados e especializados. Aula experimental gratuita.

Rua João Gonçalves, 52, 2º andar, Centro – Tel.: (11) 2409-5830 www.conservatórioguarulhos.com.br

Grupo Fisk Centro de Ensino
Com mais de 60 anos, o Grupo Fisk é um centro de ensino completo que atua em todas as faixas etárias a partir de 4 anos de idade. Segundo informe da direção, todos os professores são considerados especialistas, qualificados e certificados internacionalmente, para que em sala de aula sejam aplicados métodos mais modernos e eficazes e, assim, o aluno aprenda o idioma em um contexto real, sendo exploradas situações do seu cotidiano. “Nossos alunos contam com recursos tecnológicos de última geração desenvolvidos através de plataformas e aplicativos digitais como o Cyber Fisk e Fisk Apps. Na finalização do curso o aluno ganha uma certificação internacional MET (inglês) e Siele (espanhol)”, diz informe da instituição. No Grupo Fisk Guarulhos são oferecidos cursos profissionalizantes para alavancar sua carreira. Ao todo são 8 cursos com formação rápida em 18 meses, sendo eles: Secretariado, Marketing, Telemarketing, Finanças, Compras, Vendas, Logística e Recursos Humanos, além de um curso de Informática com capacitação para Windows, pacote Office e Webdesign. “Tudo isso para que nossos alunos de crianças a adultos sempre estejam preparados para conquistar seus objetivos e realizar seus sonhos”, conclui a direção.

São 8 unidades em Guarulhos: Av. Emílio Ribas, 710, Gopoúva – Tel.: (11) 2405-5050
Av. Tiradentes, 2213/2209, J. Pinhal – Tel.: (11)2443-2552 / 2440-7205
Rua Francisco Pereira, 41, Vila Galvão – Tel.: (11) 2452-3538
Rua Brig. Mario Perdigão, 480, Cumbica – Tel.: (11) 2411-1550
Av. Paulo Faccini, 1.859, Jardim Maia – Tel.: (11) 2409-5195
Av. Juscelino K. de Oliveira, 4.092, Pimentas – Tel.: (11) 2303-5555
Rua Maria Elisa, 59, Praça Oito – Tel.: (11) 2406-6600
Rua Córrego do Bom Jesus, 148, Taboão – Tel.: (11) 4970-5315

Impacto for School
Fundada em 2012, tem como objetivo contribuir com as instituições de ensino, através de ações que proporcionam um ambiente escolar mais seguro e saudável para todos. “A Impacto agrega valor à instituição de ensino, pois contribui no desenvolvimento pedagógico do aluno, capacitação da equipe e surpreende os pais. Com o Programa Escola Segura, Aluno Saudável, a escola passa a dispor de médico, dentista, enfermeiro, nutricionista, blitz ocular, psicólogo e fonoaudióloga, todos para triagem dos alunos, auxiliando muito em seu desenvolvimento pedagógico, além dos treinamentos em primeiros socorros, brigada e PPRA, que são obrigatórios por Lei”, diz informe de sua direção, segundo a qual todos esses serviços podem ser contratados juntos ou separados, o que viabiliza para as escolas.

Tel.: (11) 3090 9383 – e-mail: contato@impactoforschool.com.br
Facebook: /impactoforschool
Instagram: /impactoforschool
www.impactoforschool.com.br

Ocean Idiomas e Reforço Escolar
Segundo sua direção, o Sistema Idiomas é totalmente comunicativo, pois cada uma das habilidades é desenvolvida simultaneamente. Os cursos são regulares e particulares, adaptados para cada perfil e necessidade, presenciais ou on-line. Os processos são norteados por editoras renomadas internacionalmente dos idiomas Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Alemão e Árabe. Faixa etária: de 4 anos até a melhor idade. Eventos de música, jogos e imersão no decorrer dos cursos para treino do idioma. Com um sistema didático peculiar, ajuda os alunos com dificuldades nos anos escolares e preparatórios para Enem e concursos, com utilização do próprio material do aluno apostilado ou sistemas de ensino e editais. “Suprimos as dificuldades ou defasagens de qualquer disciplina do currículo escolar. Aulas individuais e personalizadas para acompanhamento, suporte para realização de trabalhos, lição de casa, estudo para prova e dúvidas”, afirma informe da direção.

Rua Cônego Valadão, 735, Vila Augusta
Tel.: (11) 2229-9628 e 2937-0671/ WhatsApp: (11) 97413-1754
Instagram: ocean_languages – Facebook:oceanlanguages
www.oceanlanguages.com.br

Natasha
A escola técnica comunitária Natasha Franco Vieira oferece cursos técnicos em administração, estética, enfermagem, segurança do trabalho e técnico em panificação. Em breve também o Técnico em Confeitaria. Oferece ainda cursos de especialização técnica na área de Enfermagem do Trabalho com reconhecimento do MEC e credenciados pelo Coren. Manhã, tarde e noite. Parceria com mais de 40 empresas conveniadas e cursos do Programa Jovem Aprendiz. Tem acessibilidade para PCD. Matrículas abertas.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.102, Cocaia – Tel.: (11) 2403-5050 – WhatsApp: (11) 96029-2885
www.escolanatasha.com.br

Paris Saint-Germain Academy Brasil – PSG
A PSG Academy é a escola oficial do clube Paris Saint-Germain no Brasil! Sua direção afirma que o clube da capital francesa é o melhor representante da atualidade no país dos recentes campeões do mundo na Rússia 2018. Com alguns dos maiores craques do planeta, inclusive os brasileiros: Neymar, Thiago Silva e Marquinhos, o time inspira e motiva os alunos de 4 a 15 anos, nas categorias Sub 5 (2015/14), Sub 7 (2013/12), Sub 9 (2011/10), Sub 11 (2009/08), Sub 13 (2007/06) e Sub 15. O Paris Saint-Germain Academy Guarulhos também tem equipe feminina, a franquia aderiu à campanha “Meninas também jogam” no Instagram e foi um sucesso. São 2 horas de treino semanal, com turmas de segunda a sábado, em vários horários.

Av. Guarulhos, 3117, Vila Venditi, Ponte Grande – WhatsApp: (11) 99970-4957 Instagram: psgacademyguarulhos

Server Educação Profissional
Em atividade há mais de 15 anos, oferece os seguintes cursos: Técnico de Informática, Sistemas Operacionais, Pacote Office completo, Photoshop, Corel Draw, Web Designer, Montagem e Manutenção. Treinamentos para jovens, adultos e empresas.

Unidade Guarulhos – Rua Felício Marcondes, 266, sobreloja, Centro – Tel.: (11) 2442-8509