Cine Cultura especial exibe animação baseada em obra de João Cabral de Melo Neto

Nascido no Recife (PE), em 9 Janeiro 1920, João Cabral de Melo Neto morreu em 9 outubro 1999, no Rio de Janeiro (RJ) - Divulgação

O Cine Cultura especial do próximo sábado (2) conta com a exibição gratuita de três longas-metragens no Cineclube do Adamastor Centro. Às 14h será mostrada a versão em desenho animado de Morte e Vida Severina, obra clássica do escritor pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999). Em seguida, às 16h, o espaço apresenta Gabriel e a Montanha, do diretor Fellipe Gamarano Barbosa. Às 19h, o Cine Cultura exibe Morangos Silvestres, do diretor sueco Ingmar Bergman. Todos os filmes têm classificação de 14 anos.

Morte e Vida Severina (Brasil, 2010, 52 minutos) foi adaptada para os quadrinhos pelo cartunista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956.

Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.

Em Gabriel e a Montanha (Brasil, 2017, 131 minutos), o diretor FellipeGamarano Barbosa narra com grande beleza cinematográfica a trajetória de seu amigo pessoal, Gabriel Buchmann, durante viagem a diferentes países da África.

No Malauí, Gabriel alcança o topo do monte Mulanje, seu último destino. A produção do filme contou com a enfática participação da família de Gabriel, que se deslocou até o país para acompanhar as gravações. Lá, eles recriaramsua trajetória e fizeram descobertas incríveis.

Morangos Silvestres (Suécia, 1957, 91 minutos) conta a história do velho professor IsakBorg, que viaja de carro para uma universidade para receber uma homenagem. No caminho, depara com estrondosos parentes, o que o faz reviver velhos momentos de sua vida e tentar descobrir o significado de estranhos sonhos que vinha tendo.

Para saber mais sobre a programação de eventos culturais da cidade clique aqui. 

Serviço

Cine Cultura apresenta Morte e Vida Severina,Gabriel e a Montanha e Morangos Silvestres

Data: sábado, 2 de novembro

Horário: às 14h, 16h e 19h

Local: Cineclube Adamastor. Avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

Classificação: 14 anos

Entrada gratuita