Gincana cultural da EDP premia duas escolas de Guarulhos com sistema de geração solar de energia

Fachada da Escola da Prefeitura de Guarulhos Paulo Autran, no Jardim São João - Reprodução Google

A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, anuncia as dez escolas vencedoras, entre elas duas de Guarulhos, da 3ª edição da Gincana Cultural Xô Desperdício, que premia unidades da rede municipal de ensino com um sistema de geração solar para auxiliar na economia do consumo de energia. As Escolas da Prefeitura de Guarulhos (EPG) Paulo Altran, do Jardim São joão, e Professor Pedro Geraldo Barbosa, do Jardim Santa Terezinha, participaram da cerimônia de premiação, que aconteceu nesta quinta-feira (31), em São José dos Campos, com a presença de alunos, educadores, representantes municipais e da EDP.

A Gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, que tem como objetivo incentivar a preservação dos recursos naturais e a utilização segura e eficiente da energia. Realizada entre julho e outubro de 2019, o concurso engajou mais de 21 mil alunos de 60 escolas, em 23 municípios da área de concessão da EDP. Os alunos dos colégios participantes foram convocados a cumprir determinadas tarefas transformadas em vídeos publicados na plataforma do YouTube, em conta especialmente dedicada ao concurso.

As temáticas tiveram como base o uso racional e seguro da energia elétrica, o meio ambiente e a sustentabilidade. O objetivo é combater o desperdício da energia e promover bons hábitos de consumo dentro e fora do ambiente escolar. A realização das atividades envolveu os alunos, educadores e familiares.

Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP destaca que “a EDP trabalha continuamente para engajar cada vez mais pessoas, principalmente jovens e crianças, na prática do consumo consciente e seguro da energia, e premiar escolas públicas por suas boas práticas é muito gratificante”.

Escola da Prefeitura de Guarulhos Professor Pedro Geraldo Barbosa, no Jardim Santa Terezinha – Foto: Reprodução Google

As escolas vencedoras da competição foram definidas a partir do maior número de “likes” dos vídeos, sendo que a quantificação é relacionada com o tamanho da população do município, conforme o Censo 2010 do IBGE. As cidades foram agrupadas em três grupos distintos: I – até 50 mil habitantes, II – de 51 mil até 200 mil habitantes e III – acima de 200 mil habitantes, permitindo equilibrar a competição entre os municípios da área de concessão da EDP. Além da realização das tarefas, também foram consideradas para efeito de desempate, a adesão voluntária dos clientes das regiões para recebimento da conta por e-mail, que é mais sustentável, pois elimina o uso de papel, e ao débito automático.

Aos ganhadores será entregue e instalado um kit de geração fotovoltaica, com capacidade de geração de 2,5 KWp, o que corresponde aproximadamente a 300 KWh/mês, auxiliando na redução da conta de energia das escolas.

A 3ª edição da gincana Xô Desperdício em números:

  • 21 mil alunos envolvidos
  • 23 municípios participantes
  • 60 escolas públicas
  • 60 vídeos publicados
  • Mais de 120 mil visualizações
  • 35 mil curtidas
  • 2.195 mil compartilhamentos

Escolas vencedoras:

GRUPONOME DA ESCOLAMUNICÍPIO
1EM Profa Maria Conceição Pires do RioAparecida
1EM Geraldo José Rodrigues AlckminPotim
1EM Profa Maria Olímpia VieiraJambeiro
1EM Pe Geraldo de Almeida SampaioRoseira
2EM Profa Maria Aparecida Broca MeirellesGuaratinguetá
2EM Profa Maria Leonor CostaCruzeiro
2EM Profa Maria Conceição Freire SallesGuaratinguetá
3EPG Paulo AutranGuarulhos
3EPG Prof Pedro Geraldo BarbosaGuarulhos
3EM Santino Hayashi AmanoItaquaquecetuba

Projeto Boa Energia nas Escolas

A Gincana faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP São Paulo, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Seu objetivo é capacitar educadores e conscientizar crianças e jovens sobre o uso seguro e eficiente da energia e, assim, multiplicar o conhecimento sobre o assunto fora do ambiente escolar. Para mais informações, acesse: http://www.boaenergia.com.br/bandeirante/nossaturma.php