Dia Internacional de Luta contra a Aids – Sesc realiza programação sobre o tema em todo o estado

Projeto Contato aproxima o público de discussões sobre o HIV/Aids e outras ISTs por meio da arte - Foto: Adriano Milan

Entre os dias 1 e 8 de dezembro o Sesc São Paulo realiza o especial Contato, uma série de ações que visam a promoção da saúde sexual e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre elas o HIV/Aids, por meio de bate-papos, oficinas, exibições, espetáculos, performances, entre outras atividades em 34 unidades da capital, interior e litoral.

Com o intuito de ampliar o debate sobre o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), há mais de 20 anos o Sesc São Paulo aborda o tema em sua programação. Desde 2018, a partir de olhares criativos e sensíveis, principalmente por meio da arte e da cultura, as ações que marcam o Dia Internacional de Luta contra a Aids ultrapassam o dia 1 de dezembro e se multiplicam em todo o estado por meio da programação Contato.

Em sua segunda edição, o projeto traz ao centro do debate as experiências, os direitos e os desafios existentes na vida das pessoas que vivem com HIV/Aids, sem deixar de lado as informações sobre prevenção. A partir de uma série de atividades que buscam sensibilizar e refletir sobre a saúde sexual de maneira humanizada e atualizada, Contato reforça o compromisso do Sesc em promover a saúde e o bem-estar, presente em suas ações ao longo de todo o ano.

Destaques da programação

No dia 5 de dezembro (quinta-feira), o Sesc Guarulhos exibe “Cartas para Além dos Muros”, documentário sobre a história do HIV/Aids no Brasil, dirigido por André Canto. Após a exibição do filme, o diretor conduzirá uma mesa de debates com participação de Ricardo Vasconcelos, Ricardo Gambôa e Micaela Cyrino.

O Sesc São Caetano recebe no dia 3 de dezembro (terça-feira), às 14h, a oficina “(A)bordando o HIV”, que propõe, por meio do bordado, a reflexão sobre a vivência das pessoas vivendo com HIV/Aids nos dias atuais.

O Sesc Pompeia recebe no sábado (7), às 15h30, a cantora e compositora Maria Sil, que apresentará o seu trabalho, que traz questões de gênero, sexualidade e HIV/Aids. No mesmo dia e local, às 17h, os artistas Flip Couto, Kako Arancibia e Micaela Cyrino prosseguem a discussão sobre Arte e HIV em um bate-papo mediado pelo ator e dramaturgo Ronaldo Serruya.

Já a prevenção ao HIV e outras ISTs ocupa o campo do Sesc Bauru no dia 1º de dezembro (domingo), às 10h. Patrícia Juraci de Melo, integrante do movimento Mães pela Diversidade, e a equipe do Futeboys Futebol Clube realizam um jogo de futebol soçaite recreativo seguido de bate-papo sobre saúde sexual.

• Confira a programação completa: sescsp.org.br/contato.

Sesc Guarulhos

Endereço: Rua Guilherme Lino dos Santos, nº 1.200, Jardim Flor do Campo, Guarulhos – SP

Horário de funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 21h30. Sábados, das 9h às 20h e domingos e feriados, das 9h às 18h.

Telefone: (11) 2475-5550

Como Chegar:

Ônibus: Quatro linhas passam na rua do Sesc Guarulhos: 233 Cocaia/Cidade Satélite de Cumbica; 356 B Circular Saúde (via Tiradentes); 356 A Circular Saúde (via Taboão); 278 Osasco (Centro) – Guarulhos (Term. Urb. Guarulhos). Outras 15 linhas de ônibus passam na Av. Monteiro Lobato, a 300 metros do Sesc. A 900 metros, fica o Terminal de Ônibus CECAP – de lá, são 12 minutos a pé.

Trem: Na Linha 13 (Jade) da CPTM, a Estação Guarulhos CECAP está a 2 km da unidade – são 24 minutos de caminhada, 18 minutos de ônibus ou 5 minutos de carro.