sexta-feira, 27 maio 2022
- PUBLICIDADE -
InícioCIDADESenac promove evento gratuito sobre desenvolvimento sustentável

Senac promove evento gratuito sobre desenvolvimento sustentável

 

Discutir o desenvolvimento de ecossistemas sustentáveis é fundamental para otimizar processos que contribuem para evolução da sociedade. Para colaborar com o crescimento da consciência em torno dessa questão, as unidades do Senac na Grande São Paulo recebem, de 2 a 7 de dezembro, o VivaCidade Senac, uma iniciativa voltada à reflexão e realização de ações focadas em temas como economia criativa, sustentabilidade e inovação, conceitos que pautam novos comportamentos e transformam a realidade social.

O evento pretende mobilizar profissionais, estudantes e a comunidade em ações urbanas colaborativas, incluindo discussões de políticas públicas, propostas de intervenção para melhorias na cidade e incentivo à cidadania.

Uma das atividades programadas para o evento é a caminhada Edificação Sustentável e Suas Particularidades, que acontece no Senac Guarulhosno dia 3 de dezembro. Na atividade, estudantes serão guiados por uma visita monitorada ao prédio da unidade, construído a partir de normas sustentáveis, a fim de conhecer detalhes desse tipo de construção. “Promover em nossos alunos e na sociedade uma consciência sobre a importância da sustentabilidade não é só importante, mas fundamental, por isso a relevância de iniciativas como essa”, comenta Davi Marques, gerente do Senac Guarulhos.

O Senac Santo André também participa do VivaCidade e conta com uma ampla programação de atividades. Entre os dias 2 e 7 de dezembro a unidade recebe a exposição Cidade Colaborativa, que mostra como melhorar os espaços públicos de forma colaborativa, mudando a história da comunidade. A mostra estará aberta para visitação gratuita das 8 às 21 horas.

No dia 3, ocorre a oficina Enfeites Natalinos com Reaproveitamento de Vidros, que ensinará os participantes a reutilizar essa matéria-prima e a criar a partir dela novas peças para as festas de fim de ano. Já no dia 4, será apresentada a palestra Apropriando-se dos Espaços Públicos da Cidade, com o intuito de trocar experiências e promover discussões sobre iniciativas dessa natureza, que visam gerar cada vez mais integração das pessoas nos espaços urbanos.

Por fim, no dia 5, a unidade promove a oficina Panc (Plantas Alimentares Não Convencionais), que acontece em dois horários, às 9h30 e às 14 horas. Nela, os participantes vão aprender como usar plantas menos conhecidas na alimentação, assim como seus benefícios para a saúde. No mesmo dia, a palestra Economia Criativa apresenta as adversidades e situações de escassez como fomentadoras da inovação e da economia criativa. 

No Senac Taboão da Serra, a programação do VivaCidade começa no dia 2 de dezembro com a roda de conversa Periferia Sustentável, que apresentará o instituto Favela da Paz e como as tecnologias podem ser aplicadas à sustentabilidade. No dia 3, o cinedebate Curta Documental Carroça 21 apresenta a história de uma catadora de materiais recicláveis, ressaltando a importância destes profissionais como agentes ambientais. Finalizando as atividades, no dia 5, a palestra Sucata Digital: lutando por um motivo com consciência e responsabilidade, aborda a coleta de lixo eletrônico.

 “Ter um evento gratuito e aberto ao público para discutir melhorias de interesse comum é uma grande contribuição para a sociedade. Assim, todos ficam cientes do impacto de suas atitudes diárias e colaboram ao trazer diferentes pontos de vista sobre o assunto”, avalia Ana Cristina Celentano, gerente do Senac Taboão da Serra.

Todas as atividades são gratuitas. Para participar de algumas delas, é preciso realizar a inscrição prévia no Portal Senac: www.sp.senac.br.

Serviço:

VivaCidade Senac
Data: 
de 2 a 7 de dezembro de 2019
Informações e inscrições: www.sp.senac.br
Participação gratuita


Caminhada: Edificação Sustentável e Suas Particularidades
Data: 
3 de dezembro de 2019
Horário:
 de terça-feira, das 11h30 às 12h30
Local: 
Senac Guarulhos

Exposição: Cidade Colaborativa
Data: 
de 2 a 7 de dezembro de 2019
Horário:
 de segunda-feira a sábado, das 8 às 21 horas
Local: 
Senac Santo André


Oficina: Enfeites Natalinos com Reaproveitamento de Vidros
Data: 
3 de dezembro de 2019
Horário: 
terça-feira, das 9 às 11 horas
Local: 
Senac Santo André


Palestra: Apropriando-se dos Espaços Públicos da Cidade
Data: 
4 de dezembro de 2019
Horário: 
quarta-feira, das 14 às 16 horas
Local: 
Senac Santo André


Oficina: Panc (Plantas Alimentares não Convencionais)
Data: 
5 de dezembro de 2019
Horário: 
quinta-feira, das 9h30 às 11 horas e das 14 às 15h30
Local: 
Senac Santo André


Palestra: Economia Criativa
Data: 
5 de dezembro de 2019
Horário: 
quinta-feira, das 19h30 às 21 horas
Local: 
Senac Santo André


Cinedebate: Curta Documental Carroça 21
Data: 
3 de dezembro de 2019
Horário:
 terça-feira, das 15 às 16 horas
Local: 
Senac Taboão da Serra


Palestra: Sucata Digital:
 lutando por um motivo com consciência e responsabilidade
Data: 
5 de dezembro de 2019
Horário:
 quinta-feira, das 15h30 às 17 horas
Local: 
Senac Taboão da Serra

- PUBLICIDADE -

SIGA/CURTA

28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,573SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever

VEJA TAMBÉM

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio acumulado em R$ 65 milhões

As seis dezenas do concurso 2.484 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº...

Anvisa pede uso de máscara para adiar chegada da varíola dos macacos

Diante do aumento no número de casos da varíola de macaco, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota reforçando a necessidade de...

João Doria desiste de disputar eleições presidenciais

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) anunciou hoje (23) que desistiu de sua pré-candidatura às eleições presidenciais deste ano. “Me retiro da...

Guarulhos perde o ex-vereador Edson Albertão

O ex-vereador Edson Albertão faleceu na madrugada desta terça-feira, no Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso. Ele estava internado em estado grave por ter tido um infarto quando...

Escola de Campinas cria máquina de absorventes e garante dignidade íntima para alunas

Uma iniciativa adotada na Escola Estadual Tenista Maria Esther Andion Bueno, em Campinas, permitiu acolhida e saúde íntima para 90 alunas da unidade com...