Senac promove evento gratuito sobre desenvolvimento sustentável

Discutir o desenvolvimento de ecossistemas sustentáveis é fundamental para otimizar processos que contribuem para evolução da sociedade. Para colaborar com o crescimento da consciência em torno dessa questão, as unidades do Senac na Grande São Paulo recebem, de 2 a 7 de dezembro, o VivaCidade Senac, uma iniciativa voltada à reflexão e realização de ações focadas em temas como economia criativa, sustentabilidade e inovação, conceitos que pautam novos comportamentos e transformam a realidade social.

O evento pretende mobilizar profissionais, estudantes e a comunidade em ações urbanas colaborativas, incluindo discussões de políticas públicas, propostas de intervenção para melhorias na cidade e incentivo à cidadania.

Uma das atividades programadas para o evento é a caminhada Edificação Sustentável e Suas Particularidades, que acontece no Senac Guarulhosno dia 3 de dezembro. Na atividade, estudantes serão guiados por uma visita monitorada ao prédio da unidade, construído a partir de normas sustentáveis, a fim de conhecer detalhes desse tipo de construção. “Promover em nossos alunos e na sociedade uma consciência sobre a importância da sustentabilidade não é só importante, mas fundamental, por isso a relevância de iniciativas como essa”, comenta Davi Marques, gerente do Senac Guarulhos.

O Senac Santo André também participa do VivaCidade e conta com uma ampla programação de atividades. Entre os dias 2 e 7 de dezembro a unidade recebe a exposição Cidade Colaborativa, que mostra como melhorar os espaços públicos de forma colaborativa, mudando a história da comunidade. A mostra estará aberta para visitação gratuita das 8 às 21 horas.

No dia 3, ocorre a oficina Enfeites Natalinos com Reaproveitamento de Vidros, que ensinará os participantes a reutilizar essa matéria-prima e a criar a partir dela novas peças para as festas de fim de ano. Já no dia 4, será apresentada a palestra Apropriando-se dos Espaços Públicos da Cidade, com o intuito de trocar experiências e promover discussões sobre iniciativas dessa natureza, que visam gerar cada vez mais integração das pessoas nos espaços urbanos.

Por fim, no dia 5, a unidade promove a oficina Panc (Plantas Alimentares Não Convencionais), que acontece em dois horários, às 9h30 e às 14 horas. Nela, os participantes vão aprender como usar plantas menos conhecidas na alimentação, assim como seus benefícios para a saúde. No mesmo dia, a palestra Economia Criativa apresenta as adversidades e situações de escassez como fomentadoras da inovação e da economia criativa. 

No Senac Taboão da Serra, a programação do VivaCidade começa no dia 2 de dezembro com a roda de conversa Periferia Sustentável, que apresentará o instituto Favela da Paz e como as tecnologias podem ser aplicadas à sustentabilidade. No dia 3, o cinedebate Curta Documental Carroça 21 apresenta a história de uma catadora de materiais recicláveis, ressaltando a importância destes profissionais como agentes ambientais. Finalizando as atividades, no dia 5, a palestra Sucata Digital: lutando por um motivo com consciência e responsabilidade, aborda a coleta de lixo eletrônico.

 “Ter um evento gratuito e aberto ao público para discutir melhorias de interesse comum é uma grande contribuição para a sociedade. Assim, todos ficam cientes do impacto de suas atitudes diárias e colaboram ao trazer diferentes pontos de vista sobre o assunto”, avalia Ana Cristina Celentano, gerente do Senac Taboão da Serra.

Todas as atividades são gratuitas. Para participar de algumas delas, é preciso realizar a inscrição prévia no Portal Senac: www.sp.senac.br.

Serviço:

VivaCidade Senac
Data: 
de 2 a 7 de dezembro de 2019
Informações e inscrições: www.sp.senac.br
Participação gratuita


Caminhada: Edificação Sustentável e Suas Particularidades
Data: 
3 de dezembro de 2019
Horário:
 de terça-feira, das 11h30 às 12h30
Local: 
Senac Guarulhos

Exposição: Cidade Colaborativa
Data: 
de 2 a 7 de dezembro de 2019
Horário:
 de segunda-feira a sábado, das 8 às 21 horas
Local: 
Senac Santo André


Oficina: Enfeites Natalinos com Reaproveitamento de Vidros
Data: 
3 de dezembro de 2019
Horário: 
terça-feira, das 9 às 11 horas
Local: 
Senac Santo André


Palestra: Apropriando-se dos Espaços Públicos da Cidade
Data: 
4 de dezembro de 2019
Horário: 
quarta-feira, das 14 às 16 horas
Local: 
Senac Santo André


Oficina: Panc (Plantas Alimentares não Convencionais)
Data: 
5 de dezembro de 2019
Horário: 
quinta-feira, das 9h30 às 11 horas e das 14 às 15h30
Local: 
Senac Santo André


Palestra: Economia Criativa
Data: 
5 de dezembro de 2019
Horário: 
quinta-feira, das 19h30 às 21 horas
Local: 
Senac Santo André


Cinedebate: Curta Documental Carroça 21
Data: 
3 de dezembro de 2019
Horário:
 terça-feira, das 15 às 16 horas
Local: 
Senac Taboão da Serra


Palestra: Sucata Digital:
 lutando por um motivo com consciência e responsabilidade
Data: 
5 de dezembro de 2019
Horário:
 quinta-feira, das 15h30 às 17 horas
Local: 
Senac Taboão da Serra