2º Fórum de Direitos Humanos acontece amanhã, 10 de dezembro, no Adamastor

 

Acontece nesta terça, dia 10 de dezembro, das 8h30 às 17h30, o 2º Fórum Intermunicipal de Direitos Humanos, no Centro Municipal de Educação Adamastor, Macedo. A data também marca os 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Com o tema “Todas as pessoas juntas pelos Direitos Humanos”,  o evento  coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH),  irá contar  de palestrantes de referência no tema, serão lançados o “Guia de Direitos Humanos” e o 2º Relatório de Indicadores do Observatório de Direitos Humanos.

Participativo e democrático, o evento espera receber contribuição para o Plano Municipal de Direitos Humanos (PMDH), que norteará as políticas públicas na cidade pelos próximos 10 anos. É possível consultar a minuta da proposta inicial pelo link HTTP://forumdireitoshumanos.guarulhos.sp.gov.br.

O secretário de Direitos Humanos de Guarulhos, Lameh Smeili, conclama a participação da população eafirma que o fórum trará debates importantes que contribuirão para a construção do PMDH, com o propósito de tornar a cidade mais inclusiva. “A participação de todos é fundamental para que o documento seja o mais completo possível”, disse.

Ao longo do dia,  os organizadores irão acolher propostas que poderão ser encaminhadas nas salas temáticas que serão divididas em seis eixos: Direitos Humanos na Cidade, Direitos Humanos em Todas as Idades, Direitos Humanos e Participação Democrática, Educação em Direitos Humanos, Direito à Memória e à Verdade e Violação de Direitos e Segurança Pública.

As sugestões serão analisadas por um corpo técnico multidisciplinar, formado por servidores da Prefeitura de Guarulhos e, após a consolidação das propostas, o PMDH será encaminhado à Câmara Municipal para que o Projeto de Lei seja apreciado pelos legisladores municipais. Depois de aprovado pelo parlamento municipal, o projeto seguirá para sanção do Prefeito, tornando-se Lei.

Convidado

A edição deste ano contará com a presença do advogado e ativista internacional dos Direitos Humanos, Dr. Airton Soares, comentarista da TV Cultura e defensor dos presos políticos durante a Ditadura Militar no Brasil, iniciada em 1964. Soares também foi delegado do Brasil na Conferência Mundial contra o Apartheid, Racismo eu Colonialismo, em Lisboa.

Serviço: 2º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos (Intermunicipal)

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Centro Municipal de Educação Adamastor

Endereço: av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo, Guarulhos – SP