Nero, leão do Zoológico de Guarulhos, passa por exames de saúde

Equipe formada por mais de 20 profissionais realizou os exames de saúde no animal - Fotos: Diego Secco/PMG

Equipe formada por mais de 20 profissionais, de diversas especialidades, participou na segunda-feira (16) da realização de exames de saúde no leão Nero, morador do Zoológico de Guarulhos, no Jardim Rosa de França. O animal, que pesa cerca de 190 kg e tem 17 anos de idade, foi submetido a avaliação odontológica, exames de sangue, urina, fezes, radiológicos e ultrassonográficos.

A sequência de procedimentos planejada cuidadosamente começou às 9h e se estendeu até quase o meio-dia. O dardo anestésico foi disparado pela equipe veterinária do zoo e, na sequência, Nero foi avaliado pelos parceiros do zoológico: Thiago Prescinotto e sua equipe de especialistas em odontologia veterinária da clínica Sorriso Animal; Flavio Augusto Marques e Laiza Yoshida, especialistas em ultrassonografia; e Marcel Martin, especialista em ortopedia equina, que fez as imagens radiográficas. Também colaborou a equipe da Abla Import, empresa que disponibilizou os equipamentos para a realização dos exames de imagens. Os materiais colhidos foram encaminhados para análise no laboratório Aclivet, também parceiro do zoo.

A princípio, os únicos problemas encontrados foram nos dentes do leão, conforme explica Fernanda Magalhães, diretora do Zoológico. “Este leão veio de um circo e na época que ele vivia lá retiraram as garras e serraram os dentes do animal. Com o passar do tempo, desgaste e exposição dos canais, os mesmos infeccionaram e por isso será necessário o tratamento do canal desses dentes”, afirma Fernanda.

Para a segurança de todos os presentes, momentos antes de despertar da anestesia Nero foi levado de volta ao recinto que divide com a leoa Maia há mais de dez anos no zoo. O animal já está sendo medicado para alívio da dor e da infecção dentária e, em breve, iniciará o tratamento odontológico.

Serviço

Zoológico de Guarulhos

Rua Dona Glória Pagnoncelli, 344, Jardim Rosa de França

Aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Entrada e estacionamento gratuitos

www.guarulhos.sp.gov.br/zoologico

Facebook: @zoologico.guarulhos

Instagram: zoo.guarulhos

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos