Não é milagre: é cirurgia ortognática

 

Fundado pelo prof. dr. Francisco Giraldi, o Instituto Giraldi é a principal referência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Implantodontia e Harmonização Orofacial em Guarulhos-SP. Segundo Giralddi, tem por objetivo principal oferecer aos pacientes soluções cirúrgicas, baseadas em evidências científicas e técnicas atualizadas, para os diversos problemas que envolvem o complexo maxilofacial, tais como: cirurgia ortognática, cirurgia das ATMs, reconstruções ósseas, etc. “Para tanto, contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais altamente qualificados e atualizados, além de uma excelente infraestrutura e acesso às mais novas tecnologias”, afirma.

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico para a correção das deformidades esqueléticas faciais, tais como: prognatismo (queixo grande); retrognatismo (queixo pequeno); mordida cruzada; mordida aberta anterior; sorriso gengival e assimetrias faciais (face torta).

Para realizar cirurgias ortognáticas, o cirurgião-dentista, com especialização ou residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é o profissional mais indicado, visto que, além de extensa formação cirúrgica em procedimentos realizados na face, ainda possui um conhecimento ímpar da Odontologia, que é fundamental para o sucesso cirúrgico, e que apenas os cirurgiões-dentistas de formação possuem, conforme ele explica.

O especialista informa que a cirurgia ortognática não é apenas estética. “Trata-se de cirurgia funcional, visto que corrige a oclusão dentária (mordida) do paciente, melhorando a função mastigatória, a fonação, também trazendo grandes benefícios à função respiratória, apresentando importante aplicabilidade nos casos de Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS). Porém, os benefícios estéticos são imensuráveis, e muitos pacientes procuram o cirurgião bucomaxilofacial por esta razão”.

Segundo ele, esse tipo de cirurgia é seguro, pois os resultados são bastante previsíveis, graças à grande evolução nesse setor, onde a tecnologia e a utilização de softwares para o planejamento computadorizado dos casos já, há algum tempo, são uma realidade. “Permite-nos até mesmo a visualização de como o paciente poderá ficar, no pós-operatório. Hoje em dia, 100% dos nossos casos são planejados virtualmente com estes softwares”, revela. Acrescenta que, como a cirurgia é feita totalmente dentro da boca, não ficam cicatrizes na pele.

Uma informação importante é que, por ser uma cirurgia de caráter funcional, todos os planos de saúde são obrigados a cobrir os custos. Para os casos nos quais o paciente não possui um plano de saúde, a cirurgia ortognática pode ser realizada pelo SUS.

Ele conclui dizendo que a maioria dos dentistas está familiarizada com o diagnóstico das deformidades dentofaciais e indicação de cirurgia ortognática. “Em caso de dúvidas, agende uma consulta conosco para que possamos ajudar”, convida.

Outros procedimentos

O Instituto Giraldi realiza todos os procedimentos cirúrgicos orais e maxilofaciais, dentre eles, a cirurgia das fraturas faciais, cirurgia dos dentes inclusos e impactados, cirurgia das articulações temporomandibulares, cirurgia dos cistos e tumores odontogênicos, reconstruções ósseas, implantodontia, e também, na área de estética facial, procedimentos como aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, fios de sustentação, lipoaspiração de papada, bichectomia, entre outros.

Equipe

Dr. Francisco Orlando Giraldi Neto, CROSP 69373: especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais e em Implantodontia; mestre em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais e doutor em Implantologia

Dra. Alessandra Lina Vargas Rodrigues, CROSP 77748: especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais e em Ortodontia; mestre em Bio-odontologia

Serviço
Instituto Giraldi
Rua Barão de Mauá, 450, sala 204,
Centro, Guarulhos
 11 2441 1543
 9 4316 0517
 www.institutogiraldi.com.br
 Instituto Giraldi
 @institutogiraldi
 contato@institutogiraldi.com.br