Saúde de Guarulhos inicia nova fase de informatização das UPAs e UBSs

A UPA Cumbica fica na rua dos Jesuítas, no bairro de mesmo nome – Foto: Sidnei Barros/PMG (19.12.2017)
 

A Giesp, empresa do Grupo Eicon, inicia nesta semana uma nova etapa do projeto de modernização das unidades de saúde de Guarulhos. O sistema integrado de gestão da saúde (Siss Online) da gestão municipal, que já atua em todas as 69 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, passará a gerir também as oito Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. O projeto começou na segunda-feira na UPA Cumbica e até o final de fevereiro todas as unidades dessa modalidade estarão operando com o novo sistema. “Com a inclusão das UPAs, os atendimentos de urgência passam a estar integrados aos da atenção básica realizados no município, trazendo eficiência, produtividade e agilidade ao atendimento à população”, disse Flávio Machado, diretor de Relações Institucionais, em visita à Redação do Portal Click Guarulhos.

Segundo ele, todo o processo de atendimento à população nas UPAs será realizado por meio do sistema, desde a retirada da senha nos totens a serem instalados nas unidades até a liberação ou encaminhamento do paciente. Com isso, todo o fluxo de atendimento será monitorado, possibilitando corrigir eventuais falhas e atrasos e priorizando casos de maior urgência e a ordem de chegada na unidade. “A Eicon é líder em soluções inteligentes para a gestão pública”, afirma.

“A evolução da tecnologia permite o uso cada vez maior da inteligência para desenvolver a gestão pública. As soluções da Eicon padronizam processos e monitoram toda a atividade, desde o primeiro contato com o cidadão até o fim do atendimento, trazendo mais eficiência e resultados”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO do Grupo Eicon. Além de Guarulhos, o Siss está presente nas cidades de Barueri, Valinhos e Santo André, no estado de São Paulo, e no município de Guaíba, no Rio Grande do Sul. A Eicon desenvolve sistemas de gestão para todas as atividades do setor público, como a gestão tributária e a modernização de processos nas áreas da Saúde, Educação e de Obras.

A adoção do Siss em Guarulhos começou em agosto do ano passado com a implantação dos processos de recepção e agendamento em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Prefeito Guti durante apresentação do aplicativo Saúde Guarulhos – Foto: Alexandre de Paulo/Click Guarulhos

Além do sistema de gestão, a modernização conta com a disponibilização de um aplicativo (App) que possibilita o cadastro completo de cada usuário da saúde, a marcação de consultas e exames e outras funcionalidades, como a avaliação do atendimento do médico e da unidade. Desde seu lançamento, foram realizados 21 mil agendamentos de consultas por meio do App, que já foi baixado por mais de 54 mil pessoas. Em breve, médicos e outros profissionais da saúde também receberão dispositivos que auxiliarão no dia a dia dos atendimentos à população.

Controle de medicamentos e insumos

Flávio Machado informou que o Siss Online passa a gerir também o recebimento, registro e a distribuição de insumos aos pacientes da rede, para garantir mais eficiência e agilidade ao processo.

O sistema foi implantado como um piloto na UBS da Ponte Grande e em dezembro foi ampliado para as demais unidades.

Em outra frente, a Eicon iniciou a capacitação dos servidores para a utilização do novo módulo. Até dia 20 de fevereiro, mais de 500 profissionais passarão por treinamento no Centro Municipal de Educação Adamastor.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica da Prefeitura, Giselle Bartelotti Nunes, explica que o novo sistema funcionará integrado ao almoxarifado central e permitirá o lançamento das entradas, saídas e transferências de produtos entre as unidades, contendo informações referentes a fornecedores, pacientes e lotes. “Teremos o controle dos dados de todas as prescrições. Por exemplo, como está a pressão arterial do paciente, se passou pelo dentista, se fez curativos, entre outras informações”, comentou.

Merilin Vieira de Oliveira Alencar, coordenadora de Assistência de Enfermagem da Secretaria da Saúde municipal, destaca que todo paciente terá um histórico cadastrado no sistema que poderá ser acessado no local onde ele estiver e futuramente fará parte do Prontuário Eletrônico. “O módulo de farmácia traz um gerenciamento completo do estoque de medicamentos e materiais nas unidades de saúde, possibilitando a interface com o Hórus – Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica”, concluiu. Na opinião dela, será um grande avanço para a Saúde de Guarulhos.