Usuários pedem que o Parque Chico Mendes seja fechado à noite

O Parque Municipal Chico Mendes, situado na avenida José Miguel Ackel, 1.100, Vila Isabel (região dos Pimentas), dispõe de um grande espaço, no qual os visitantes podem usufruir de quadra de esportes, campo de futebol, pista de skate, parquinho, mesas e bancos, quiosques, trilhas na mata e espaço para fabricação de adubo orgânico (compostagem).
Veja matéria publicada pela RG Revista Guarulhos em dezembro de 2017 e reproduzida no Click Guarulhos: https://www.clickguarulhos.com.br/2017/12/19/parque-chico-mendes/

A frequentadora Romênia Jacomin entrou em contato com o portal Click para solicitar encaminhamento de reivindicação à Prefeitura, no sentido de que o local seja fechado durante a noite.

Ela relata que o parque tem lixeiras e um ambiente muito agradável (como se vê nas fotos enviadas por ela), pessoas que zelam por ele, como os vizinhos Narciso e Sebastião, mas o maior problema são os frequentadores noturnos, porque os portões ficam abertos e sem nenhuma vigilância.

O resultado é que aparece lixo jogado em locais inapropriados, pichações, danos às instalações, animais mortos. Um dos moradores mais antigos da vizinhança, Sebastião comenta que frequentadores do período noturno é que deixam latas e plásticos fora das lixeiras, mesmo elas estando a poucos metros das mesas onde eles ficam. Ele cita que também chega a haver carros que param, pessoas descem, despejam detritos e vão embora.

Outro problema recorrente são oferendas deixadas em local errado. Sebastião conta que há pessoas que deixam animais agonizando, sofrendo e que isso é muito triste. Depois de mortos, os animais cheiram mal e prejudicam a frequência do parque e o comércio das imediações. Romênia relata que fez contato com o sacerdote Pai Salun, líder de religiões afros de Guarulhos, e ele disse que essa atitude é condenada por eles.

“Vem gente de todo lugar visitar o Parque, mas ao ver que não tem segurança, as pessoas não voltam. É um lugar bonito, até bem cuidado, podia ser muito mais frequentado, mas desse jeito fica difícil”, comenta Sebastião.

Romênia informa que ali não há um espaço reservado a passear com cães, mas também não há restrições. Tanto ela quanto outras pessoas levam os cães para passear e não se vê danos causados por eles ao Parque. “Por incrível que pareça, a sujeira dos humanos é que é prejudicial aos pets”, afirma.

Ela entende que se o Parque for fechado às 18h e reaberto às 6h da manhã, por exemplo, boa parte dos problemas será eliminada. “Durante o dia, a própria presença de mais gente inibe práticas indevidas. Mas à noite, eles se sentem à vontade para sujar e danificar o Parque”, conclui.

A reivindicação será enviada pelo Click à Prefeitura, por meio da Assessoria de Imprensa, para encaminhamento aos setores responsáveis. Vindo a resposta, será aqui publicada.

O Click é seu: utilize-o!
Você também pode enviar reivindicações do seu bairro, pelo canal Vc Repórter do Click Guarulhos: WhatsApp 98849-7425.