Multidão prestigia Banda Bicha; Cláudia Leite é atração principal

 

A tradicionalíssima Banda Bicha, que há décadas anima o carnaval guarulhense, bate seus próprios recordes neste sábado, ao atrair dezenas de milhares de pessoas para sua festa anual.

Foliões de todas as idades, mas com visível predominância jovem, ocupam um bom trecho da avenida Paulo Faccini, concentrando-se nas imediações da esquina com a avenida Monteiro Lobato e do Centro de Educação Adamastor, onde está estacionado o trio elétrico que conduzirá a cantora Cláudia Leite, atração principal deste ano. A estimativa é que comparecessem de 50 mil a 60 mil pessoas. A julgar, porém, pelo movimento de público que continua se dirigindo à região, é bem provável que esse número seja superado.

A organização geral está a cargo da KM Produções, do guarulhense Kiko Magalhães. Graças aos diversos patrocínios obtidos, o evento não dependeu de verbas da Prefeitura, que só está contribuindo com a estrutura de acomodação do trânsito e parte da segurança.

Há diversas viaturas da Polícia Militar e da GCM espalhadas no trajeto, além de seguranças contratados, bem como ambulâncias para atender a alguma eventualidade.

Além da Sabesp como patrocinador principal, a Banda Bicha conta com apoio das empresas Eletroferro, Vegus Construtora, Fisk Idiomas, Truckvan, Internacional Shopping, Mercure Hotéis, Outlet Só Marcas, Stars Securitizadora, Jornal Guarulhos Hoje e Cerveja Império.


Aspectos positivos e negativos


Um aspecto bastante positivo é a presença de muitas famílias, incluindo crianças, o que torna o ambiente festivo e harmonioso. Por outro lado, como há muitos pontos de venda de bebida alcoólica não credenciados pela festa, é perceptível que menores de idade estão tendo acesso sem restrições. Outro ponto a lamentar é a ausência de cestos de lixo; ainda que quisessem, os foliões não têm como descartar corretamente latas e garrafas pet e de vidro. Fatalmente, irá sobrar muito detrito ao longo de todo o trajeto.

Trânsito desviado


Para quem não quiser participar da festa, é aconselhável evitar neste sábado a avenida Paulo Faccini e imediações. A pista de entrada do viaduto Cidade de Guarulhos está fechada, bem como a avenida Monteiro Lobato e a pista sentido do bairro da Paulo Faccini. Os ônibus das linhas que vão na direção de Cumbica estão trafegando pela avenida Antonio de Souza e Tancredo Neves. Para alcançar a avenida Monteiro Lobato, apenas é possível pela rua Kida, depois de cruzar a rua José Campanella, região próxima ao antigo Poupatempo.

Quando a banda chegar ao cruzamento com a avenida Tiradentes, é evidente que o tráfego nessa importante via também ficará prejudicado.