Meio Ambiente não cogita fechar Parque Chico Mendes à noite

 

Em resposta à reivindicação de moradores da Vila Isabel, região do Pimentas, para que o Parque Chico Mendes passasse a ser fechado no período da noite, a Secretaria do Meio Ambiente respondeu, por meio da Assessoria de Imprensa: “Em atenção à demanda, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) informa que a administração do Parque Escola Chico Mendes mantém o portão social aberto a pedido da própria população que utiliza o local como passagem entre duas ruas locais. O parque é limpo diariamente e a Sema conta com o bom uso dos frequentadores para que seja mantido limpo.”

Informados a respeito da resposta, os moradores afirmaram entender que se o atendimento ao pedido de uma parcela da população trouxe consequências que desagradam outra parcela, o poder público deveria reavaliar, para decidir qual atitude tomar.

Quanto à afirmação de que o local é limpo todos os dias, responderam que as imagens publicadas falam por si. “Complicado esperar pelo bom senso de pessoas que só frequentam o parque à noite e que não fazem parte nem do grupo que solicitou que fosse mantida uma passagem para encurtar o caminho entre duas ruas, nem dos frequentadores que zelam pelo parque. Livre arbítrio e civismo são tão compatíveis que obrigou a raça humana a criar governos e sustentá-los”, desabafou Romênia Jacomin.

Em resumo, entende-se que, se é imprescindível manter o parque aberto à noite como passagem para moradores, então é necessário que seja colocado algum sistema de segurança para impedir a ação de vândalos e a prática indevida de rituais no período noturno.