PUBLICIDADE
InícioCLICK GUARULHOSMinistério Público e GCM atuam contra vendedores ambulantes que adotam práticas abusivas

Ministério Público e GCM atuam contra vendedores ambulantes que adotam práticas abusivas

Publicado em
PUBLICIDADE

Após tomar conhecimento de que vendedores ambulantes vinham cometendo práticas comerciais abusivas nas ruas do centro de Guarulhos, a Promotoria de Justiça Cível – Área dos Interesses Individuais Indisponíveis e de Proteção das Pessoas Idosas e Pessoas Portadoras de Deficiência, solicitou providências à Guarda Civil Municipal (GCM) e à Secretaria Municipal de Desenvolvimento da prefeitura. A iniciativa resultou na elaboração de um plano de fiscalização e repressão a tais condutas, a ser implementado no decorrer de 2020, com base nas provas e elementos de convicção já colhidos, e também daqueles apresentados pela Promotoria de Justiça. 


A Promotoria apurou que esses vendedores ambulantes abordam, cercam e assediam os transeuntes, muitos dos quais pessoas idosas e com deficiência, e insistentemente oferecem vidros de perfumes em promoção. Porém, na verdade, os produtos são falsificados e sem notas fiscais. Os ambulantes induzem as vítimas a mostrar cartão bancário de débito ou crédito quando elas dizem que estão sem dinheiro, além de costumarem iniciar o contato fingindo que já conhecem as vítimas de outros lugares e situações (por exemplo, chamando as pessoas de professor(a), doutor(a), colega de escola, de clube de futebol, etc.).

Tais condutas, segundo o promotor de Justiça Clodoaldo Batista Maciel, além de lesarem interesses de pessoas em situação de vulnerabilidade, também ferem dispositivos do Código de Defesa do Consumidor (artigo 1º, artigo 3º, § 1º, artigo 4º, inciso VI, artigo 5º, inciso II, artigo 6º, incisos III e IV, artigo 18, artigo 20, § 2º, artigo 31 e artigo 39, inciso IV, da Lei nº 8.078/90).

O inspetor comandante Paulo Emilio Pereira Martins e o inspetor regional Marcio Nasser Obed, ambos da Guarda Civil Municipal de Guarulhos, também consideram que tais práticas abusivas são danosas à população guarulhense.

Além da construção do plano de fiscalização e repressão, o Centro de Gestão e Operações e Eventos da GCM e o Departamento de Controle Urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano já realizaram a primeira atuação conjunta no dia 13 de dezembro de 2019.

 

(foto de SH Drone, ilustrativa, dezembro 2015)

Compartilhe

Veja também

PUBLICIDADE
Redes Sociais
28,870FãsCurtir
3,337SeguidoresSeguir
1,683SeguidoresSeguir
358InscritosInscrever
PUBLICIDADE

Últimas publicações

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE