Vacinas contra gripe acabam cedo e Prefeitura culpa o Estado

 

A aplicação da vacina contra a gripe em Guarulhos, no primeiro dia da Campanha Nacional, voltada para pessoas com 60 anos ou mais, teve de ser interrompida mais cedo devido à falta de doses em alguns pontos. Houve reclamações em vários bairros, porque os idosos têm recomendação para não sair de casa; mesmo assim, para vacinar-se, deslocam-se até os postos e lá chegando ficam sabendo que as doses foram insuficientes.

Comunicado da Prefeitura afirma que o Governo do Estado, responsável pelo abastecimento dos municípios, havia informado que Guarulhos deveria receber 125 mil doses para atender o público-alvo desta primeira etapa. “Contudo, enviou apenas 39 mil”, aponta.

Diz a nota que, atenta à grande procura pela vacina, facilitada pelo sistema drive thru em algumas UBS, logo pela manhã a Prefeitura de Guarulhos enviou ofício à Secretaria Estadual de Saúde para que complemente imediatamente o estoque necessário para atender a população de Guarulhos. A previsão é que o município receba antecipadamente as entregas programadas ainda nesta semana.

Ou seja, a julgar por essa informação, é inútil que idosos compareçam aos postos de vacinação antes que seja noticiado que novas entregas foram efetuadas.

Drive-thru funcionou bem


Nota da Prefeitura informa que, apesar dessa situação de falta de vacinas suficientes, o processo de vacinação da população idosa se mostrou muito eficiente e organizado, com as UBS recebendo as pessoas com filas espaçadas, evitando aglomerações, não obstante a grande procura, e aplicando a vacina em áreas externas das unidades. Por sua vez, a adoção do sistema drive thru em alguns locais foi um sucesso, com as pessoas idosas recebendo a imunização contra a gripe dentro dos veículos, minimizando ao extremo o risco de se contaminar.

Etapas da Campanha de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que terá o Dia D de mobilização nacional em 9 de maio, segue até o dia 22 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, a priorização dos idosos nesta primeira fase, mesmo diante da não eficácia da vacina de influenza contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o novo coronavírus. Além disso, a Pasta leva em consideração os estudos e dados que apontam que os casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. Por isso é importante que os munícipes respeitem as etapas da vacinação.

1ª ETAPA (a partir de 23 de março): Pessoas com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

2ª ETAPA (a partir de 16 de abril): Professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e forças de segurança e salvamento.

3ª ETAPA (a partir de 9 de maio): Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes, jovens sob medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Confira aqui as UBS que estão vacinando em postos volantes

UBS Flor da Montanha

EPG Capitão Gabriel José Antônio. Rua Edson de Souza, 724, Picanço

UBS Paraventi (voltou a vacinar na unidade)

Grêmio Saae. Rua Vila Lobos, 305-361, Jardim Pinhal

UBS Tranquilidade

EPG Izolina Alves David. Rua Diva, 245, Torres Tibagy 

UBS Ponte Grande

EPG Anita Malfatti. Rua José Sargentini, 35, Ponte Grande

UBS Vila Barros

EE Professor Roberto Alves dos Santos. Rua Carlos Korkischko, 444, Vila Barros 

UBS Munhoz

Colégio Bauer. Avenida Professor José Munhoz, 437, Jardim Munhoz

UBS Cavadas e Itapegica

Escola Municipal da Emília. Rua João Loprete, 234, Vila São João

Ambulatório da Criança

Associação 8 de Dezembro (ao lado do ambulatório). Rua Oswaldo Cruz, 95, Centro 

UBS Fortaleza

Em frente à unidade. Rua Hilário Pires de Freitas, 155, Jardim Fortaleza

UBS Bananal e Santos Dumont

E. E. Professor Maurício Nazar. Rua João Dias, 247, Parque Santos Dumont

UBS Presidente Dutra

E.E. Padre Bruno Ricco. Avenida Rio Real, 379, Jardim Presidente Dutra 

UBS Santa Paula

Igreja São João Evangelista. Rua Maria Roza de Campos, 116, Bonsucesso

UBS Cumbica II

Supermercado Nagumo (ao lado da UBS). Rua Sena Madureira, s/n°, Jardim Cumbica

UBS Pimentas

Praça Felício Antônio Alves, s/n° (ao lado da UBS), Pimentas   

UBS Cumbica “Mário Luiz Macca” (voltou a vacinar na unidade)

Rua Ribas do Rio Pardo, 191, Jardim Cumbica

UBS Nova Cidade

Supermercado Nagumo. Avenida Jurema, 1.065, Parque Jurema

As UBS que não foram citadas com postos volantes irão vacinar normalmente. Os postos volantes podem sofrer alterações. Na dúvida, o usuário pode entrar em contato por telefone com a UBS em que é cadastrado para confirmar o local de vacinação. Os contatos de todas as unidades estão disponíveis no site da Prefeitura, no link www.guarulhos.sp.gov.br/index.php/unidades-basicas-de-saude-ubs.

   
Atenção às notícias falsas

Não é verdadeira a informação que está circulando no WhatsApp que em Guarulhos os idosos serão vacinados por ordem alfabética e os trabalhadores só serão vacinados a partir do dia 30 de março. Os idosos e trabalhadores da saúde serão vacinados sem critério de ordem alfabética. Na dúvida, sempre verifique a informação nos canais oficiais da Prefeitura, da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde. Não passe a informação adiante sem a certeza de que é verdadeira.

Imagens: Fábio Nunes Teixeira e Divulgação/PMG

23/03/2020