Frota de ônibus será reduzida e algumas linhas suspensas

 


A partir desta quinta-feira (2) a frota de ônibus municipais será reduzida em 56% em Guarulhos. A justificativa é que houve queda de até 80% dos usuários em algumas linhas e de 65% no geral. O processo se iniciou pelas linhas de concessão, quando no dia 16 de março houve uma redução de 6% da frota, após uma queda de 30% no número de passageiros.

Com a publicação do decreto 36.726 em 19 de março, ficou estabelecida a redução de 40% a partir de 23 de março e de 60% entre 27 de março e 1º de abril.
As reduções foram gradativas e seguiram a orientação de queda na demanda, porém sempre em quantidade menor do que o percentual apresentado na baixa de passageiros.

Segundo informe da Prefeitura, as reduções buscam atender a capacidade atual de passageiros e serão ajustadas sempre que necessário, considerando aumento ou diminuição dos usuários. Vale ressaltar que a orientação de prevenção é evitar deslocamentos desnecessários, que geram aglomerações e são um dos principais fatores de contágio.

Outro argumento para a decisão é que a diminuição da frota é importante para preservar também a saúde dos funcionários das empresas de ônibus. Os motoristas e cobradores com mais de 60 anos de idade estão afastados há mais de dez dias.

Nos horários de pico haverá reforços nos itinerários de grande demanda. Algumas linhas serão suspensas neste período, mas, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, isso não indica que o trajeto estará sem atendimento, pois o mesmo será coberto através das linhas remanescentes e integrações.

As linhas suspensas a partir de 2 de abril serão as seguintes

•       261 – Terminal Vila Galvão / Itapegica
•        274 – Jardim Itapoã / Shopping Internacional
•        232 – Cocaia / Centro
•        355 – Terminal Taboão / Centro
•        411 – Inocoop / Centro
•        210 – Vila Rio de Janeiro / Jardim Angélica
•        600 – Vila Any / Centro
•        712 – Terminal Pimentas / Centro
•        715 – Parque Piratininga / Centro

Os horários de partidas seguirão os mesmos já praticados nos domingos, exceto as linhas que estiverem com reforço, que terão intervalos menores nos horários de grande demanda, nas faixas horárias entre 5h e 8h e entre 16h e 18h.

Os atendimentos aos centros de saúde continuam mantidos, em especial o Centro de Combate ao Coronavírus Guarulhos, no Parque Cecap, que contará com as seguintes linhas para seu atendimento:

233 – Cocaia / Cidade Satélite
330 – Terminal Taboão / Cidade Satélite
331 – Terminal Cecap / Aeroporto
351 – Terminal Cecap / Shopping
356 – Circular Saúde
392 – Jardim Santa Edwirges / Terminal Cecap
420 – Santa Paula / Centro (via Monteiro Lobato)
421 – Inocoop / Centro
431 – Paes de Barros / Centro
432 – Santa Paula / Centro (Via Cecap)
433 – Terminal Vila Galvão / Terminal São João (via Anel Viário)
434 – Terminal São João / Centro
435 – Jardim Fortaleza / Jardim Santa Clara
702 – Pimentas-Unifesp / Praça da Saudade
717 – Circular Saúde
720 – Terminal Pimentas / Shopping Internacional
731 – Terminal Pimentas / Praça da Saudade
732 – Terminal Pimentas / Centro (via Santo Afonso)
810 – Jardim Álamo / Terminal Cecap
813 – Residencial Bambi / Terminal Cecap