quarta-feira, 16 de junho de 2021
InícioDESTAQUEEm SP, consumidores têm canal de denúncias para preços abusivos

Em SP, consumidores têm canal de denúncias para preços abusivos

Consumidores do estado de São Paulo agora podem usar o portal Abastecimento Seguro para relatar problemas gerais das estradas, dos estabelecimentos de serviços e ainda denunciar preços abusivos e falta de itens em comércios essenciais vinculados à alimentação. Antes voltado apenas para caminhoneiros, o portal passou a ter funcionalidades para os consumidores em geral.

O canal foi criado semana passada para fornecer informações sobre produção, distribuição e comercialização de alimentos no estado de São Paulo. Além disso, a página informa sobre as estradas, serviços e campanhas de doação para os caminhoneiros.

“A tecnologia será essencial para monitorarmos como está a chegada de suprimentos para os 645 municípios do nosso Estado. Desta forma poderemos agir de maneira mais assertiva para que tudo funcione da melhor maneira durante a pandemia do novo coronavírus”, afirma em nota o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

O sistema é vinculado com a Polícia Militar, o que torna possível informar risco e perigos que o consumidor e os transportadores estejam sentindo.

O site funciona como um grande mapa com marcadores que informam a localização exata e a situação dos postos de abastecimento e dos locais de distribuição de kits para os caminhoneiros. Com a ajuda do portal, os motoristas podem saber, por exemplo, se o estabelecimento está aberto, fechado ou com atividade restrita. O mapa informa também, em tempo real, os locais onde têm restrição de circulação dos veículos ou bloqueios municipais.

Na plataforma, também é possível encontrar os espaços de descanso, locais para tomar banho,  e demais informações que os caminhoneiros precisam para trabalhar com segurança.

O Governo do Estado já havia lançado o Canal de Denúncias voltado aos caminhoneiros, que funciona pelo 0800 055 5510 ou e-mail – abastecimentoseguro@sp.gov.br, 24 horas. Por esses canais, a categoria pode avisar sobre o fechamento de serviços essenciais e bloqueios em rodovias, por exemplo.

*Com informações da Agência Brasil

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