Pessoas acima de 55 anos e professores: vejam onde tomar a vacina contra a gripe

 


Os adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas já podem tomar a vacina contra a gripe gratuitamente pelo SUS. Eles integram a terceira fase da Campanha de Vacinação contra a influenza (gripe), que teve início no último dia 11, mas, com o desmembramento desta etapa por determinação do Ministério da Saúde, eles passaram a ser contemplados a partir desta segunda-feira (18). Até o próximo dia 5 as doses seguem disponíveis das 8h às 16h em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade para este público e também para os anteriormente beneficiados.

Para evitar aglomerações neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), algumas UBS estão vacinando em postos volantes (locais próximos às unidades) e outras em sistema drive-thru, conforme listagem abaixo. A meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários.

A vacina da gripe protege contra os vírus A (H1N1), A (H3N2) e influenza B, não tendo eficácia contra o coronavírus. Porém, como os sintomas das duas doenças são muito parecidos, a imunização ajuda os profissionais de saúde na exclusão de diagnósticos. Vale destacar que o público-alvo da campanha integra os grupos considerados de risco para desenvolver complicações pela gripe. Por isso, a vacinação também contribui para reduzir o impacto sobre os serviços de saúde e o número de óbitos nesta época de pandemia.

Confira abaixo as UBS que vacinarão em sistema drive-thru e com postos volantes. Nas demais, a vacinação será realizada na própria unidade, das 8h às 16h.

Postos volantes

UBS Vila Barros

EE Professor Roberto Alves dos Santos. Rua Carlos Korkischko, 444 – Vila Barros 

UBS Munhoz

Colégio Bauer. Avenida Professor José Munhoz, 437 – Jardim Munhoz

UBS Cavadas

Escola Municipal da Emília. Rua João Loprete, 234 – Vila São João

UBS Soimco

Igreja da rua Alice de Brito Paiva, 641 (ao lado da UBS)

UBS Santa Paula

Igreja São João Evangelista. Rua Maria Roza de Campos, 116 – Bonsucesso

Sistema drive-thru

UBS Itapegica

Ambulatório da Criança

Bosque Maia

UBS Cidade Martins

UBS Vila Galvão

UBS Acácio

UBS Carmela

UBS Inocoop

UBS Marinópolis

UBS Nova Bonsucesso

UBS Ponte Alta

UBS Soberana

UBS Dinamarca

UBS Cumbica “Mário Macca”

UBS Normandia

UBS Nova Cumbica

UBS Piratininga


Texto: Sandra Lopes – Imagens: Sidnei Barros e Márcio Lino/PMG