Música “Ninguém mexe comigo!” ensina as crianças a se defender de abusos

 

Em sintonia com a campanha nacional “Faça Bonito”,  de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, um grupo de artistas, ativistas e profissionais engajados na luta pelos direitos humanos lança a campanha musical “Ninguém Mexe Comigo!”.

A música, composta pela cantora e atriz Bruna Caram, foi criada por meio de intensa troca de ideias entre os envolvidos. “Tive de ouvir muito. Reescrever e cantar de novo várias vezes. Foi desafiador colocar na canção a voz silenciada de muitas crianças que sofrem com abusos. Agora, a música vai para o mundo, tenho esperanças”, afirma Bruna, que é mãe de um menino de 5 meses. No clipe da canção, Bruna é acompanhada por Marcelo Jeneci na voz e sanfona, além do violino de Alice Bevilaqua de Castro e a interpretação de libras de Roberta Almeida.

Clique aqui para assistir ao clipe e ensinar as crianças a cantar. Um jeito lúdico e divertido de ensiná-las a se defender.

O grupo é liderado pela designer e ativista Paola Bellucci Ortolan, atualmente cursando mestrado em Estudos da Paz na Universidade Soka, em Tóquio. Mesmo morando no Japão ela decidiu agir para combater o abuso sexual no Brasil. “Acredito que a arte é uma poderosa ferramenta de transformação. As ideias foram se encaixando conforme eu ia me conectando com pessoas talentosas e com o mesmo engajamento que eu. A campanha criou forma em tempo recorde durante a pandemia”, conclui Paola, que acredita no poder da inteligência coletiva para solucionar problemas complexos como este.

Quem tiver interesse em se aprofundar no tema de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes pode assistir às falas do simpósio recente que tratou do tema.
Clique aqui para acessar. A participação de Paola Bellucci Ortolan está após os 32 minutos da videoconferência.